
“Planejamos a ação durante todo o ano, para podermos levar alegria e conforto nessa data tão especial. Além disso, esse projeto chama a atenção da sociedade, para crianças e jovens que, muitas vezes são invisibilizados e destaca a importância que um livro pode fazer na vida deles”, conta o presidente do Instituto, Volnei Canônica.
Neste ano, desde outubro, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, pedagogos e escritores tem feito um processo de escuta nas entidades parceiras que atendem essas crianças e jovens, a fim de compreender os sonhos e medos desses indivíduos, cujas idades variam de 0 a 17 anos, das casas lares, enquanto que os beneficiários da Apae têm faixa etária que chega até a idade adulta. A partir dessas conversas, a equipe do Instituto realiza um processo de pesquisa livro por livro, procurando a obra que melhor “converse” com o que foi descrito por cada um.
Na primeira edição do projeto (2019), 200 crianças e adolescentes de casas lares e abrigos de Caxias do Sul foram apadrinhados. No ano seguinte (2000), com apoio de padrinhos e madrinhas, e empresas parceiras, foram arrecadados mais de R$ 26 mil, possibilitando que 530 beneficiários atendidos.
Os presentes serão entregues na semana do Natal, seguindo todas as medidas sanitárias de combate à covid-19, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).