Prêmio José Saramago anuncia novidades da sua próxima edição
PublishNews, Redação, 25/11/2021
A partir da 12ª edição, a premiação para obras de Língua Portuguesa terá novo júri e passará a valer 40 mil euros. Obra vencedora será publicada por aqui pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros.

Depois de adiarem para 2022 a edição do Prêmio José Saramago por conta da pandemia, as fundações Círculo de Leitores e José Saramago anunciaram nesta quarta-feira (24) algumas mudanças no prêmio. A partir dessa 12ª edição, o prêmio passará a condecorar obras inéditas de ficção, de autores da lusofonia até aos 40 anos de idade – e não mais 35. O galardão também passará a ter como jurados escritores anteriormente contemplados com o prêmio: José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo e Bruno Vieira Amaral, nesta 12ª edição.

Além disso, ao vencedor será oferecido um prêmio no valor de 40 mil euros, e a publicação simultânea da obra em Portugal, pelo Grupo Porto Editora, e no Brasil, pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, bem como a distribuição da mesma em todos os países da lusofonia

O regulamento e o processo de inscrição das candidaturas serão divulgados em janeiro de 2022. O vencedor da 12.ª edição do Prêmio Literário José Saramago será anunciado em cerimônia pública que acontecerá no último trimestre do ano que vem.

Ao longo de 11 edições, o Prêmio Literário celebrou José Saramago e lutou pela afirmação da cultura em língua portuguesa, estimulando a criação literária, valorizando o nosso patrimônio linguístico e encorajando a publicação de novos autores no espaço da lusofonia.

[25/11/2021 09:20:00]