Romance de Entretenimento conta com as obras Corpos secos (Alfaguara), de Luisa Geisler, Marcelo Ferroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado; DVD: devoção verdadeira a D. (DarkSide), de Cesar Bravo; Senciente nível 5 (Avec), de Carol Chiovatto; Tortura branca (Coerência), de Victor Bonini, e Velhos demais para morrer (Malê), de Vinícius Neves Mariano.
Em Conto, destaque para a editora Faria e Silva que aparece com duas obras: Mapas para desaparecer, de Nara Vidal, e Utensílios-para-a-dor: histórias-com-hífens, de João Anzanello Carrascoza. Completam a lista Cada um a seu modo (Jabuticaba), de Marcelo Freddi Lotufo; Flor de gume (Polén Livros), de Monique Malcher, e O senhor índice de Rouen (Giostri), de Marlise Corradi e Rodrigo Hees.
Já no Eixo Produção Editorial, na categoria Tradução, são finalistas as obras Divã ocidento-oriental (Estação Liberdade), traduzida por Daniel Martineschen; Os Adelfos (Autêntica), com tradução de Rodrigo Tadeu Gonçalves; Os evangelhos (Ateliê Editorial), que teve como tradutor Marcelo Musa Cavallari e Ilíada = Ἰλιάς, com tradução de Trajano Vieira e O romance de Tristão = Le roman de Tristan, traduzida por Jacyntho Lins Brandão, ambas publicadas pela Editora 34.
Clique aqui para conferir a lista completa dos finalistas e aqui para saber quem são os jurados dessa edição.
Esse ano, o Jabuti recebeu 3.422 inscrições, um aumento de 31% com relação a última edição. Os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão revelados durante a cerimônia de premiação online que será conduzida pelo ator Dan Stulbach e marcada para acontecer no dia 25 de novembro, às 19h, no canal da CBL no YouTube.