Publicidade
Publicidade
Dan Stulbach: uma conversa sobre livros e leitura
PublishNews, Talita Facchini, 25/11/2021
Mestre de cerimônias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, o ator participou de uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews

A cerimônia virtual da 63ª edição do Prêmio Jabuti acontece logo mais, às 19h, com transmissão pelo YouTube da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e quem estará no comando dessa festa será o ator Dan Stulbach.

Filho de poloneses, Dan teve os livros e a leitura presentes na sua vida desde criança e foi justamente essa bagagem literária que pautou boa parte que da conversa que ele teve com nossa equipe essa semana, para uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews.

Com simpatia e bom-humor, Dan compartilhou passagens da sua infância, falou sobre seus livros favoritos, suas inspirações, relação com as livrarias e ainda sobre as peculiaridades da sua biblioteca pessoal.

Com uma jornada literária que começou cedo, Dan contou que em sua casa eles sempre estavam lendo alguma coisa e que o ato da leitura nunca foi uma obrigação. “Eu achava que lendo eu ficaria mais inteligente, não sei se funcionou", brincou, "mas eu achava que tinha esse entendimento que de alguma maneira se você ler, você vai ficar mais inteligente”, confessou.

Hoje em dia, para muitas pessoas, ler se tornou algo mais difícil de se incluir na rotina, mas para Stulbach, o exemplo tem que vir desde cedo, dentro de casa. Ele acredita que a influência da leitura acontece naturalmente se as crianças se acostumarem com isso. “Ela acontece mais naturalmente, sem você fazer força. Se você está lendo, se as pessoas da sua casa estão lendo e seus filhos veem isso acontecer – como eu vi – isso os influencia naturalmente”, argumentou.

Definindo os livros como “o reduto da imaginação”, Dan confessou ser também um defensor do livro impresso. “Me acostumei. Trato os livros quase como amigos”.

Essa relação com os livros se estende também às livrarias físicas. “Se eu posso não comprar pela Amazon eu não compro”, garantiu, dizendo ainda visitar sempre suas livrarias favoritas. “As pessoas lá devem estar cansadas de mim, a gente se trata como amigos”, disse bem-humorado e acrescentou: “Eu compro livros para que elas continuem. É minha pequena parcela para que elas se mantenham como lugar de encontro, de troca de ideias”.

Ainda sobre a importância desses espaços que encontram diversas dificuldades pelo caminho, Dan acredita que as livrarias físicas deveriam ter um estímulo maior e alguma reação concreta frente à internet. “É importante que a gente mantenha esses espaços”, defendeu.

O legal de se ter uma biblioteca particular em casa, é que ela nunca será igual a de outra pessoa. A de Dan, por exemplo, carrega diversas peculiaridades. “Eu separo minha estante por lugares, amizades e por autores que eu ia achar legal caso se encontrassem. Se eu estou na dúvida, eu boto pelo mesmo país ou pelo mesmo tema ou impacto que tiveram em mim”, contou.

Dan confessou também que existe a possibilidade de ele próprio escrever uma obra, mas já deixou claro: “Eu não sei o que, nem quando”.

Na nossa conversa – permeada de indicações que valem a pena ser lidas e que estão reunidas no final dessa matéria – Dan contou histórias sobre seu avô, falou sobre suas influências, sobre os gêneros que não lê e os que está começando a ler e sobre a importância da leitura.

A conversa completa você confere tanto em áudio como em vídeo.

63º Prêmio Jabuti

Sucedendo a jornalista e apresentadora Maju Coutinho na apresentação do Jabuti, Dan adiantou que a cerimônia de mais tarde está redonda e pronta para acontecer.

Mais tarde, serão conhecidos os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano. Para saber quem são os finalistas, clique aqui.

Indicações:

O pequeno Nicolau
As aventuras de Tintim
Brás, Bexiga e Barra Funda
Um cadáver ouve rádio
Robinson Crusoé, adaptação e tradução de Monteiro Lobato
Um estudo em vermelho, Arthur Conan Doyle
Manual de sobrevivência na selva
Para gostar de ler – coleção
As grandes aventuras – coleção da editora Abril – edição de Moby Dick.
O apanhador no campo de centeio, J. D. Salinger
O baixo esplendor, Marçal Aquino
Trópico de Câncer, Henry Miller
Livraria Shakespeare and Co
Livraria McNally Jackson Books
Livraria da Vila
Livraria da Travessa
A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan
A insustentável leveza do ser, Milan Kundera
Filme - Era uma vez na América
Filme - O Carteiro e o poeta
O estrangeiro, Albert Camus
O encontro marcado, Fernando Sabino
O gênio do crime
Gay Talese
Truman Capote
O lobo da estepe, Hermann Hasse
Meu pai, Karl Ove Knausgaard
Desonra, J.M. Coetzee
Filme Hemingway, produzido por Ken Burns
Minha querida Sputnik, Haruki Murakami
Caçando carneiros, Haruki Murakami
Trapaça no Harlem, Colson Whitehead
Lula: Biografia, volume 1, Fernando Morais
Antonio Skármeta
Garota, Mulher, Outras, Bernardine Evaristo
Amores improváveis, Edney Silvestre
A trégua, Primo Levy

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O Podcast do PN dessa semana reproduz uma das mesas que integrou a programação do Papo de Mercado MVB na Bienal do Livro de SP e que contou com a participação de Vanessa Bonomo, André Palme, Julio Ibrahim e Daniel Pisky
Na 32ª Convenção Nacional de Livrarias, José Castilho, Fabiano Piúba, Jeferson Assumção e Fernanda Garcia discutiram a importância das políticas públicas e o papel das livrarias no assunto
Diretor da área de livros no Brasil comentou a relação da Amazon com outras livrarias e instituições brasileiras, os negócios com as editoras e livros digitais, entre outros assuntos
Os dois clubes completam 10 anos em 2024, e neste bate-papo eles falaram do estado atual dos negócios, do início das suas histórias e também das fusões
Head da MVB América Latina e representante da Feira do Livro de Frankfurt é o convidado da semana do Podcast do PN; na conversa, ele adiantou serviços inéditos que a empresa alemã oferecerá na Bienal do Livro de SP
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O Podcast do PN dessa semana reproduz uma das mesas que integrou a programação do Papo de Mercado MVB na Bienal do Livro de SP e que contou com a participação de Vanessa Bonomo, André Palme, Julio Ibrahim e Daniel Pisky
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Dr. Marcos Sudario dos Santos não apenas oferece orientações práticas, mas também aborda questões emocionais e psicológicas que acompanham a chegada de um novo membro na família
Na 32ª Convenção Nacional de Livrarias, José Castilho, Fabiano Piúba, Jeferson Assumção e Fernanda Garcia discutiram a importância das políticas públicas e o papel das livrarias no assunto
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para a nova Sofia Marujo
Quando começo um relato já sei se vai ser sério ou humorístico e, a partir deste momento, é como se estivesse fazendo uma paelha ou uma torta de maçã
Eduardo Mendoza
Escritor espanhol

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar