Publicidade
Publicidade
Dan Stulbach: uma conversa sobre livros e leitura
PublishNews, Talita Facchini, 25/11/2021
Mestre de cerimônias da 63ª edição do Prêmio Jabuti, o ator participou de uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews

A cerimônia virtual da 63ª edição do Prêmio Jabuti acontece logo mais, às 19h, com transmissão pelo YouTube da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e quem estará no comando dessa festa será o ator Dan Stulbach.

Filho de poloneses, Dan teve os livros e a leitura presentes na sua vida desde criança e foi justamente essa bagagem literária que pautou boa parte que da conversa que ele teve com nossa equipe essa semana, para uma edição extra e especial do Podcast do PublishNews.

Com simpatia e bom-humor, Dan compartilhou passagens da sua infância, falou sobre seus livros favoritos, suas inspirações, relação com as livrarias e ainda sobre as peculiaridades da sua biblioteca pessoal.

Com uma jornada literária que começou cedo, Dan contou que em sua casa eles sempre estavam lendo alguma coisa e que o ato da leitura nunca foi uma obrigação. “Eu achava que lendo eu ficaria mais inteligente, não sei se funcionou", brincou, "mas eu achava que tinha esse entendimento que de alguma maneira se você ler, você vai ficar mais inteligente”, confessou.

Hoje em dia, para muitas pessoas, ler se tornou algo mais difícil de se incluir na rotina, mas para Stulbach, o exemplo tem que vir desde cedo, dentro de casa. Ele acredita que a influência da leitura acontece naturalmente se as crianças se acostumarem com isso. “Ela acontece mais naturalmente, sem você fazer força. Se você está lendo, se as pessoas da sua casa estão lendo e seus filhos veem isso acontecer – como eu vi – isso os influencia naturalmente”, argumentou.

Definindo os livros como “o reduto da imaginação”, Dan confessou ser também um defensor do livro impresso. “Me acostumei. Trato os livros quase como amigos”.

Essa relação com os livros se estende também às livrarias físicas. “Se eu posso não comprar pela Amazon eu não compro”, garantiu, dizendo ainda visitar sempre suas livrarias favoritas. “As pessoas lá devem estar cansadas de mim, a gente se trata como amigos”, disse bem-humorado e acrescentou: “Eu compro livros para que elas continuem. É minha pequena parcela para que elas se mantenham como lugar de encontro, de troca de ideias”.

Ainda sobre a importância desses espaços que encontram diversas dificuldades pelo caminho, Dan acredita que as livrarias físicas deveriam ter um estímulo maior e alguma reação concreta frente à internet. “É importante que a gente mantenha esses espaços”, defendeu.

O legal de se ter uma biblioteca particular em casa, é que ela nunca será igual a de outra pessoa. A de Dan, por exemplo, carrega diversas peculiaridades. “Eu separo minha estante por lugares, amizades e por autores que eu ia achar legal caso se encontrassem. Se eu estou na dúvida, eu boto pelo mesmo país ou pelo mesmo tema ou impacto que tiveram em mim”, contou.

Dan confessou também que existe a possibilidade de ele próprio escrever uma obra, mas já deixou claro: “Eu não sei o que, nem quando”.

Na nossa conversa – permeada de indicações que valem a pena ser lidas e que estão reunidas no final dessa matéria – Dan contou histórias sobre seu avô, falou sobre suas influências, sobre os gêneros que não lê e os que está começando a ler e sobre a importância da leitura.

A conversa completa você confere tanto em áudio como em vídeo.

63º Prêmio Jabuti

Sucedendo a jornalista e apresentadora Maju Coutinho na apresentação do Jabuti, Dan adiantou que a cerimônia de mais tarde está redonda e pronta para acontecer.

Mais tarde, serão conhecidos os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano. Para saber quem são os finalistas, clique aqui.

Indicações:

O pequeno Nicolau
As aventuras de Tintim
Brás, Bexiga e Barra Funda
Um cadáver ouve rádio
Robinson Crusoé, adaptação e tradução de Monteiro Lobato
Um estudo em vermelho, Arthur Conan Doyle
Manual de sobrevivência na selva
Para gostar de ler – coleção
As grandes aventuras – coleção da editora Abril – edição de Moby Dick.
O apanhador no campo de centeio, J. D. Salinger
O baixo esplendor, Marçal Aquino
Trópico de Câncer, Henry Miller
Livraria Shakespeare and Co
Livraria McNally Jackson Books
Livraria da Vila
Livraria da Travessa
A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan
A insustentável leveza do ser, Milan Kundera
Filme - Era uma vez na América
Filme - O Carteiro e o poeta
O estrangeiro, Albert Camus
O encontro marcado, Fernando Sabino
O gênio do crime
Gay Talese
Truman Capote
O lobo da estepe, Hermann Hasse
Meu pai, Karl Ove Knausgaard
Desonra, J.M. Coetzee
Filme Hemingway, produzido por Ken Burns
Minha querida Sputnik, Haruki Murakami
Caçando carneiros, Haruki Murakami
Trapaça no Harlem, Colson Whitehead
Lula: Biografia, volume 1, Fernando Morais
Antonio Skármeta
Garota, Mulher, Outras, Bernardine Evaristo
Amores improváveis, Edney Silvestre
A trégua, Primo Levy

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
O livro é parte fundante da construção do conhecimento, tanto do imaginário quanto das vontades de futuro
Edith Derdyk
Artista paulistana
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar