Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #414 — Bazar (além) do Tempo 10 anos, com Ana Cecilia Martins
PublishNews, Redação, 24/03/2026
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos

No episódio do Podcast do PublishNews desta semana, recebemos a jornalista e editora Ana Cecilia Impellizieri Martins. Ela está celebrando este ano os 10 anos da Bazar do Tempo, e no podcast falou sobre a trajetória da casa carioca, do impacto do jornalismo no mercado editorial, e sobre as mudanças na comunicação e nos aspectos relacionados à sustentabilidade no setor.

Feminismo, inovação e desafios atuais também fizeram parte da conversa. "A editora não é só editora mais, a gente faz negócio, faz clube do livro, lida com assinaturas. O mercado tem uma deformidade, porque a gente tem que entrar em áreas que não são necessariamente as nossas, e isso pode incomodar livreiros, por exemplo", disse a empreendedora, em entrevista muito agradável ao Fabio Uehara e à Monica Ramalho.

Ela lembrou que o livro perdeu muito espaço na mídia brasileira, mas também que o livro não é apenas um veículo de literatura, mas também de debate sobre o mundo. "Quando a gente perde espaço do mercado editorial, perdemos espaços para debater ideias. Sentimos isso mais diretamente no dia a dia do trabalho", concluiu.

Este podcast é um oferecimento de Câmara Brasileira do Livro (CBL), MVB América Latina e UmLivro. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

  • Graphic Novels: BerlimJason Lutes (Veneta)
  • Filme: Manas (Globoplay)
  • Livros: Você lembrará seus nomes: Antologia de poetas negras dos Estados Unidos do século XX — Lubi Prates (Org.) (Bazar do Tempo)
  • Livros: Inesquecíveis: Quatro séculos de poetas brasileira — Ana Rüsche e Lubi Prates (orgs.) (Bazar do Tempo).

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Gabriel Mattos discute como o Booktok, a comunidade digital de leitura formada na plataforma, está transformando hábitos e influenciando vendas
Programa recebe Malu Poletti, do Tatu Bola (Editora Planeta); Lara Berruezo, do HarperKids (HarperCollins Brasil); e Elisa Zanetti, dos selos Escarlate e Brinque-Book (Companhia das Letras)
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Conversamos com editoras da HarperCollins Brasil, Arqueiro e Alt sobre o 'boom' das vendas dos 'sports romance', um subgênero cheio de particularidades
Convidados falam sobre humanos e IA na curadoria de conteúdo, as mudanças nos comportamentos de busca dos consumidores e estratégias práticas para editoras e autores se adaptarem à nova realidade
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Na peça 'O motociclista no globo da morte', ator vive um professor de matemática aparentemente racional, pacífico, que costuma ter empatia pelas pessoas e se afasta de qualquer ato violento
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Toda sexta-feira, uma nova tirinha
"Se a gente quer que o livro esteja em todos os lugares, ele precisa sair da lógica de vitrine estática e virar experiência em qualquer lugar", pondera o colunista
No SXSW, ansiedade e pessimismo acerca de um futuro mediado pela tecnologia transparecem em cada debate sobre a inteligência artificial
Quando escrevo biografias trabalho com fatos. Quando escrevo ficção trabalho com a imaginação.
Ruy Castro
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar