Prêmio Jabuti 2021 divulga sua primeira lista de finalistas
PublishNews, Talita Facchini, 09/11/2021
Foram selecionados 10 finalistas em cada uma das 20 categorias. Em Romance Literário figuram nomes como Jeferson Tenório, Santiago Nazarian, Noemi Jaffe, José Falero, Maria José Silveira e Michel Laub.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na manhã desta terça (09) a primeira lista com os dez finalistas de cada uma das 20 categorias da 63ª edição do Prêmio Jabuti.

Com curadoria do editor e tradutor Marcos Marcionilo, esse ano o prêmio apresentou um crescimento de 31% das obras inscritas na premiação, quando comparado à edição passada: foram 3.422 inscrições. E no total, essa primeira lista conta com 127 selos editoriais diferentes e oito autores independentes.

No Eixo Literatura, na categoria Romance Literário, estão entre os finalistas O avesso da pele, de Jeferson Tenório; Solução de dois Estados, de Michel Laub; Fé no inferno, de Santiago Nazarian; As sobras de ontem, de Marcelo Vicintin; O que ela sussurra, de Noemi Jaffe – todos publicados pela Companhia das Letras – e ainda: Suíte Tóquio, de Giovana Madalosso e Os supridores, de José Falero, ambos publicados pela Todavia; Maboque (Quelônio), de Tina Vieira; Maria altamira (Instante), de Maria José Silveira; e Nem sinal de asas (Patuá), de Marcela Dantés.

Em Romance de Entretenimento figuram editoras como Patuá, Coerência, Alfaguara, Penalux, Jandaíra, Avec, Malê e DarkSide.

Já no Eixo Não Ficção, na categoria Biografia, Documentário e Reportagem se destacam as obras [...] metade é verdade – Ruth Escobar (Sesc-SP), de Alvaro Machado; A máquina do ódio (Companhia das Letras), de Patrícia Campos Mello; A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro (Todavia), de Bruno Paes Manso; Mataram Marielle (Intrínseca), de Chico Otavio e Vera Araújo e O Império dos gibis (Heroica), de Manoel de Souza e Maurício Muniz.

E no Eixo Inovação, na categoria Fomento à Leitura, foram selecionados projetos como o Desengaveta meu texto, Literatura que Cura, Lugar de Livros, Primeira Prateleira - Clube de Literatura Brasileira Contemporânea e Projeto Casinha de Livros Clara Beatriz.

A lista com os cinco finalistas de cada categoria será divulgada no dia 16 de novembro. Já os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão revelados durante a cerimônia de premiação online, marcada para acontecer no dia 25 de novembro, às 19h, no canal da CBL no YouTube.

Mais sobre o 63º Jabuti

Este ano, além de homenagear o autor Ignácio de Loyola Brandão, o Prêmio Jabuti trouxe uma nova organização para suas categorias. Agora, o eixo Ensaios chama-se Não Ficção. Já o eixo Livro foi atualizado como Produção Editorial. E as categorias seguem separadas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

A lista completa com os primeiros finalistas do prêmio você confere clicando aqui.

[09/11/2021 10:00:00]