Damon Galgut vence o Booker Prize 2021
PublishNews, Talita Facchini, 04/11/2021
Sul-africano foi escolhido com a obra 'The promise'. Ele leva para casa £ 50 mil

O Booker Prize, um dos prêmios literários mais tradicionais do mundo, escolheu o sul-africano Damon Galgut, autor da obra The promise, como o vencedor de 2021. Ele leva para casa £ 50 mil.

Segundo os jurados, a obra escolhida é “uma demonstração espetacular de como o romance pode nos fazer ver e pensar de maneira nova”. The promise conta a história da família Swart, que perde o contato após a morte de sua matriarca. Pelas paisagens da África do Sul durante sua transição para fora do Apartheid, o leitor acompanha três irmãos: Anton, o menino de ouro que se ressente do potencial não realizado de sua vida; Astrid, que tem na beleza o seu poder; e o mais jovem, Amor, cuja vida é moldada por um nebuloso sentimento de culpa. Assim, reunida por quatro funerais ao longo de três décadas, a família cada vez menor reflete a atmosfera de seu país.

Damon Galgut | © Reprodução YouTube
Damon Galgut | © Reprodução YouTube
Ainda segundo o júri, o livro surpreendeu os avaliadores desde o início "com um relato penetrante e incrivelmente bem construído de uma família sul-africana branca”. “Com uma economia narrativa quase enganosa, ele oferece ideias comoventes sobre as divisões geracionais, medita sobre o que torna uma vida plena e como processar a morte e ainda explora as amplas implicações metafóricas da 'promessa' em relação à África do Sul moderna”, resumiu Maya Jasanoff, presidente do júri.

Galgut é o terceiro sul-africano a ganhar o prêmio e já havia sido selecionado outras duas vezes com as obras O bom médico (2003) e Em um quarto estranho (2010), ambos publicados por aqui pela Companhia das Letras.

Tags: Booker Prize
[04/11/2021 06:20:00]