Novo de Chico Buarque estreia na Lista dos Livros Mais Vendidos do PN
PublishNews, Talita Facchini, 29/10/2021
'Anos de chumbo e outros contos' estreou no segundo lugar em Ficção. Além dele, a lista dessa semana traz outras 12 novidades.

Músico, dramaturgo e escritor, Chico Buarque tem uma lista de sucessos. Autor de obras como Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite derramado (2009), Chico foi destaque da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews em novembro de 2019, quando a obra Essa gente (Companhia das Letras), fez sua estreia. Um mês depois, o livro fechou o ano com 27.303 cópias vendidas. No ano seguinte, já em janeiro de 2020, Essa gente também alcançou o primeiro lugar na categoria Ficção da Lista Nielsen PublishNews – que traz os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil – e durante o ano, vendeu mais 20.857 cópias.

Agora, o vencedor do Prêmio Camões 2019 retorna à lista com Anos de chumbo e outros contos (Companhia das Letras), que vendeu na semana 1.538 exemplares e garantiu o 7º lugar da Lista Geral e o 2º da de Ficção. Estreia do autor na forma breve, o livro traz oito contos conduzem o leitor pela sordidez e o patético da condição humana. Com alusões ocasionais à barbárie do presente, o Chico apresenta um labirinto de surpresas, em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio são elementos constitutivos da trama. Agora é acompanhar para ver se o lançamento segue o mesmo caminho de Essa gente.

Além da obra de Chico Buarque, a lista dessa semana trouxe outras 12 novidades e apresentou queda de 21% com relação a lista da semana passada, sendo que as categorias Infantojuvenil (-49%) e Negócios (-27%) foram as que mais sentiram.

Ficção foi a categoria com mais novidades essa semana: foram seis. Além de Anos de chumbo e outros contos, a obra Deu match (Literare Books), de Carolina Vila Nova, estreou na 8ª posição com 644 exemplares vendidos. As outras quatro obras fazem parte da série Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, de Koyoharu Gotouge e publicada pela Panini. Os volumes 6, 8, 9 e 10 deram as boas-vindas à lista, que conta também com os volumes 1 e 4 entre os mais vendidos da categoria. No total, a série contabilizou 3.586 exemplares vendidos na semana.

Em Autoajuda, as novidades são Reinventando o corpo, reanimando a alma (Alta Life), na 6ª posição e Centelha Divina (Luz da Serra), na 20ª. Em Não Ficção entraram O diário de Renia (Alta Life), na 3ª posição com 584 exemplares vendidos; O ano 1000 (Alta Cult), na 4ª e Retiro de Advento e Natal (Loyola), na 19ª posição.

Já a categoria Negócios deu as boas-vindas para Agente de influência (Alta Books), de Jason Hanson, no 16º lugar e A arte da guerra, de Sun Tzu, no 14º lugar e que marcou também a estreia do selo Avis Rara, da Faro Editorial, na lista.

Essa semana, a Lista Geral é liderada por Batman/Fortnite - volume 3 (Panini), que vendeu 8.436 exemplares na semana. Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques, ficou em segundo, com 4.260 e Rebeldes têm asas (Gente), em terceiro com 2.399 exemplares vendidos.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras aparece em primeiro lugar com 13 obras emplacadas na lista. O segundo lugar é dividido entre Alta Books e Panini, com dez obras cada, e em terceiro ficou o Grupo Editorial Record, com nove.

[29/10/2021 09:10:00]