Chico Buarque no topo das paradas do sucesso
PublishNews, Redação, 07/01/2020
‘Essa gente’ alcança o primeiro lugar da Lista Nielsen PublishNews na categoria Ficção. Ranking traz os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil.

Dois livros de Chico Buarque aparecem na lista Nielsen PublishNews. 'Essa gente', que estreou agora no ranking, ocupa o primeiro lugar de Ficção | © Divulgação
Dois livros de Chico Buarque aparecem na lista Nielsen PublishNews. 'Essa gente', que estreou agora no ranking, ocupa o primeiro lugar de Ficção | © Divulgação
Nos últimos meses, o livro Essa gente (Companhia das Letras), de Chico Buarque, se tornou uma figurinha fácil de se ver na lista dos mais vendidos. Encerrou o ano passado com 27.303 cópias vendidas pela apuração tradicional do PublishNews. Mas ele não tinha aparecido ainda na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura dos livros de autores nacionais mais vendidos nos estabelecimentos monitorados pela Nielsen no Brasil. Na lista referente a novembro, o livro estreou ocupando o primeiríssimo lugar da categoria de Ficção. E ele não é o único livro de Chico a figurar na lista. O infantil Chapeuzinho Amarelo (Autêntica) ocupa a 16ª posição da mesma categoria.

No pódio da Ficção, logo abaixo de Essa gente, ficou As aventuras de Mike (Outro Planeta / Planeta), do casal Gabriel Dearo e Manu Digilio e, em terceiro lugar, ficou O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury.

Ainda falando de Ficção, a lista trouxe outro estreante: Fazendo meu filme – Lado B (Autêntica), de Paula Pimenta que terminou novembro ocupando a posição de número cinco da categoria.

Não Ficção é liderada por Do mil ao milhão (HaperCollins), de Thiago Nigro. Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes, aparece em segundo e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, em terceiro.

A categoria deu as boas-vindas a um único novo livro: Pequeno manual antirracista (Companhia das Letras), de Djamila Ribeiro, que terminou o período ocupando a posição de número 18.

A Ediouro e a Sextante dividem o ouro no Ranking das Editoras, com cinco títulos cada. O Grupo Companhia das Letras ficou com a prata, com quatro títulos. O bronze ficou com a Buzz e a Culturama, que emplacaram três títulos cada. Autêntica (2 títulos), Gente (2), Grupo Editorial Record (2), HarperCollins Brasil (2), Melhoramentos (2), Planeta (2), Alto Astral (1), Casa Lygia Bojunga (1), Girassol Brasil (1), Globo (1), Pandorga (1), Rocco (1), Somos Educação (1) e Vozes (1) também pontuaram em novembro.

[07/01/2020 09:00:00]