HQ a ser publicada pela Todavia bate recorde de apoiadores no Catarse
PublishNews, Redação, 26/10/2021
'Confinada', escrita por Leandro Assis e Triscila Oliveira, fez sucesso nas redes sociais ao combina crítica social, humor e drama e apresentar um retrato mordaz da sociedade brasileira durante a pandemia. Projeto já vendeu mais de 6,5 mil exemplares.

Ao longo de 2020, durante a pandemia do coronavírus, uma tira fez sucesso nas redes sociais ao combinar crítica social, humor e drama, trazendo para o centro da história, a vida real de milhões de pessoas. Criada por Leandro Assis e Triscila Oliveira, Confinada conquistou centenas de milhares de leitores e vai virar livro pela Todavia, que apostou no seu primeiro financiamento coletivo para publicar a obra.

O sucesso na plataforma de crowdfunding foi tanto que, faltando dois dias para o fim da campanha, o projeto bateu recorde. É a HQ com maior número de apoiadores na história do Catarse. O recorde foi batido nesta segunda-feira (25), quando a campanha da Todavia completou quatro semanas no ar com a venda de 6.801 exemplares (até as 16h desta segunda-feira). Até o momento, o projeto já arrecadou R$ 534.724 com 6.842 apoiadores. Os números não refletem o recorde de faturamento de uma campanha de livros na plataforma e sim de número de apoiadores para uma HQ.

O sucesso de Confinada pode ser explicado por se identificar com a história de milhões de brasileiros, ao mostrar as engrenagens racistas e classistas da nossa sociedade e ainda uma geração que luta para retomar o protagonismo de sua história. A tira conta a história de Fran, uma influenciadora digital, e Ju, uma trabalhadora doméstica que se vê coagida a passar a quarentena com ela. Enquanto Fran dá dicas de saúde e assina contratos de publicidade, Ju trabalha em dobro e vive seu próprio confinamento, que tem vista para o mar e para a hipocrisia que ela, com espírito crítico e senso de justiça, aos poucos passa a enfrentar.

As recompensas da campanha incluem imãs, pôsteres e marca páginas. E de acordo com as metas atingidas, centenas de exemplares da HQ serão destinadas para bibliotecas de todas as regiões do país (em parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias), para a Casa Laudelina Campos de Mello (Campinas / SP), instituição de fortalecimento de mulheres e jovens negras, para a Ação Educativa e para a Bienal da Quebrada.

A próxima meta é chegar, até quinta-feira (28), aos oito mil exemplares para, assim, doar exemplares de todo o catálogo da editora para a Biblioteca de São Paulo (BSP).

Hoje, no Catarse, o segundo projeto com o maior número de apoiadores na categoria Quadrinhos é o livro De onde viemos?, de Carlos Ruas, e o terceiro, Arlindo (Seguinte), de Ilustralu.

[26/10/2021 08:00:00]