Casa das Rosas inicia obras de restauro
PublishNews, Redação, 14/10/2021
Com investimento de R$ 4,2 milhões, obras devem durar dois anos. Programação do Museu-Casa não será interrompida.

Casa das Rosas | © André Hoff
Casa das Rosas | © André Hoff

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, ponto turístico e de preservação da memória da capital paulista, será restaurada. As obras no casarão terão início no dia 18 de outubro e terão como objetivo a recuperação das características originais do imóvel concluído em 1935, a atualização do sistema elétrico e hidráulico, ampliação da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e aprimoramento da funcionalidade do espaço para o acolhimento de visitantes e participantes de suas atividades culturais e educativas.

Aprovado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), o projeto de restauro tem duração prevista de dois anos e será executado pela empresa Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, vencedora de licitação pública.

O investimento total da obra é de R$ 4,2 milhões, sendo 80% do valor custeados por recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça – que devolve à população valores arrecadados de condenações judiciais e multas, direcionados a projetos que recomponham o patrimônio histórico e artístico, danos ao meio ambiente, ao consumidor e a outros interesses coletivos – e 20% custeados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Durante as obras, os objetos abrigados no museu, inclusive seu acervo museológico, serão acondicionados na sede da Poiesis, Organização Social responsável pela gestão do museu.

Programação

Durante o restauro, as atividades educativas e culturais da Casa das Rosas não serão interrompidas. Além da programação on-line, serão realizadas atividades presenciais no jardim do museu, como exposições, recitais, feiras e lançamentos de livros, entre outras.

[14/10/2021 09:00:00]