Frankfurt anuncia últimos detalhes da sua edição de 2021
PublishNews, Talita Facchini, 29/09/2021
Com 1.500 expositores de 74 países, maior feira do mercado editorial prepara a sua 'retomada'. Programação contará com 200 autores e ofertas digitais para quem ainda não poderá comparecer presencialmente.

Nesta terça-feira (28), em uma coletiva para a imprensa, a Feira do Livro de Frankfurt anunciou as últimas novidades e atualizações sobre o evento deste ano, marcado para acontecer de 20 a 24 de outubro.

A 73ª edição da feira contará com mais de 1.500 expositores de 74 países e a participação de cerca de 200 autores que apresentarão suas obras.

“O foco da Feira deste ano será na reunião com os colegas e autores de todo o mundo”, disse Juergen Boos, presidente do evento. Boos acrescentou que "naturalmente, pessoas de todo o mundo poderão acompanhar toda a ação ao vivo”.

Com um evento presencial, a principal preocupação dos organizadores é garantir a segurança dos visitantes. Assim, as autoridades de saúde de Frankfurt permitiram a entrada de 25 mil pessoas por dia no recinto do evento, sendo obrigatório o uso de máscaras, a apresentação de comprovante de vacinação e/ou exame negativos para covid-19 e o distanciamento de no mínimo 1,5m.

Na coletiva, o Canadá, convidado de honra da feira este ano, anunciou a participação presencial de quase 60 autores e ilustradores canadenses. Outros 50 participarão dos eventos digitais, entre eles, Margaret Atwood e Joséphine Bacon que farão uma apresentação virtual na cerimônia de abertura.

Além disso, o país aproveitou para apresentar as novidades do seu pavilhão, que buscou refletir o tamanho do país e a diversidade da sua cultura, idiomas e tradições. Com o tema "Pluralidade singular", o país abordará temas como línguas e cultura, questões indígenas, políticas sociais, mulheres na literatura, literatura infantil e juvenil e meio ambiente. O país também terá, pela primeira vez na história da Feira, um pavilhão virtual que mostrará a literatura canadense e o know-how digital de suas indústrias criativas e de tecnologia.

Programação

O programa profissional da feira acontece de 11 a 15 de outubro e contempla a Frankfurt Conference, o Frankfurt Studio, as Masterclasses – novidade desta edição – e a programação do The Hof, com encontros mais informais.

As inscrições para as Masterclasses são gratuitas, sendo que no dia 12 haverá participação brasileira na mesa Audiolivros além do áudio, com Bruno Lerner, Rodrigo Meimberg e Rafael Lunes, do Skeelo.

O próximo episódio do Podcast do PublishNews será dedicado à feira e terá a participação da agente literária Meire Dias e Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL.

[29/09/2021 10:40:00]