A indústria teve que encarar o pedido de recuperação judicial de Saraiva e Cultura; os reflexos da pandemia do novo coronavírus; a escalada dos e-commerces; uma proposta de reforma tributária que pode impactar diretamente a economia do livro; a volta dos debates sobre uma possível Lei do Preço Fixo; a criação e sanção da Política Nacional de Leitura e Escrita, e a promulgação do Tratado de Marrakesh.
Marcos se tornou figurinha fácil na mídia repercutindo todos esses temas e foi além. Foi na sua gestão que o SNEL lançou o Painel do Varejo de Livros, realizado em parceria com a Nielsen, que dá um panorama mensal da venda de livros feita por livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento. Além disso, a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), ganhou desdobramentos para passar a medir também o peso dos conteúdos digitais produzidos pela indústria.
Esse protagonismo levará Marcos ao centro do Sabatina PublishNews na próxima quarta-feira (29), às 17h. O programa mensal do PN é conduzido por Talita Facchini e receberá o editor Haroldo Ceravolo Sereza (Alameda Editorial), o livreiro Bernardo Gurbanov (ANL) e a economista Mariana Bueno (Nielsen).
Em edições anteriores, o Sabatina recebeu Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Marcus Teles, diretor da Livraria Leitura, e a deputada Fernanda Melchionna (PSOL/RS), presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Livro.
O programa, apoiado pela CBL e pela MVB/Metabooks, é transmitido ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube do PublishNews.