O senso de comunidade: a chave do sucesso para o varejo de livros
PublishNews, Talita Facchini, 15/09/2021
Quarta edição do ano do ReBoot discutiu as novas práticas de vendas, ideias inovadoras e tendências que surgiram durante a pandemia e que ajudaram diversas empresas a driblar a crise

Livraria Megafauna | © Felipe Campos Mello e Luiz Maudonnet
Livraria Megafauna | © Felipe Campos Mello e Luiz Maudonnet
Na manhã desta terça-feira (14), aconteceu a quarta edição do ano do ReBoot, projeto internacional idealizado por Rüdiger Wischenbart, Carlo Carrenho e Klaus-Peter Stegen. Com o tema Repensando o varejo de livros, o evento contou com quatro mesas que focaram em analisar as novas práticas de vendas, ideias inovadoras e tendências que surgiram durante a pandemia. O que todas elas tiveram em comum? A certeza de que engajar o leitor é a chave para o sucesso.

A primeira conversa do dia contou com a participação de Andy Hunter fundador e CEO da Bookshop.org, plataforma criada no início de 2020 e que se tornou uma referência para livrarias independentes. Hunter disse que quando criou a plataforma, não sabia se o negócio ia dar certo, mas tinha certeza de que valia o risco. E valeu. Depois de um ano em atividade, a Bookshop – que hospeda mais de mil livrarias independentes e conta com mais de 30 mil leitores que contribuem indicando livros – continua apresentando bons números. Segundo Hunter, a empresa caminha para alcançar as marcas de 2020. "Os números mostram que viemos mesmo para ficar", afirmou.

Mas qual o diferencial da Bookshop? Hunter explicou que como a maioria das livrarias, ele esbarrou com o problema do preço e competitividade e que para driblar o desafio, pensou em fazer da Bookshop um lugar agradável para o cliente, que oferecesse uma boa experiência e o fizesse voltar para o site. "Criamos esse 'senso de comunidade', acredito que isso faz a diferença para as pessoas e ajuda nas decisões que elas tomam. Quando alguém compra em um lugar que se sente bem e tem uma boa experiência, ela vai voltar".

A matéria completa com todos os detalhes das outras mesas do evento pode ser lida no PublishNews+, a área exclusiva para assinantes do PN. Os artigos estão disponíveis gratuitamente na plataforma e para acessá-los é preciso fazer um cadastro prévio clicando aqui. Com o cadastro feito e logado na plataforma, você poderá ler a matéria clicando aqui.

[15/09/2021 08:00:00]