Livro de estreia de Pedro Rhuas é destaque na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Leonardo Neto, 1º/09/2021
O ranking apura os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil

'Enquanto eu não te encontro', de Pedro Rhuas, ocupa a posição de número 10 da lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil | © Redes sociais do autor
'Enquanto eu não te encontro', de Pedro Rhuas, ocupa a posição de número 10 da lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento do Brasil | © Redes sociais do autor
Na Lista Nielsen PublishNews do mês passado, o destaque foi para romances com personagens LGBTQIA+. Na ocasião, Conectadas (Seguinte), de Clara Alves, e Quinze dias (Globo Alt), de Vitor Martins, estreavam no ranking que apura dos livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento de todo o Brasil.

Neste mês, o destaque vai novamente para um livro com personagens LGBTQIA+: Enquanto eu não te encontro (Seguinte), livro de estreia do cantor e jornalista cearense Pedro Rhuas. O título foi o ganhador do Clipop, o concurso literário do selo Seguinte. Repleto de referências da cena LGBTQIA+ do Nordeste, o livro conquistou inclusive Clara e Vitor. Sobre o livro, ela disse: “O clássico clichê de encontros e desencontros ganha nova força neste delicioso romance”. Já Vitor contou que Enquanto eu não te encontro o “deixou com um sorrio no rosto e uma vontade incontrolável de dançar”.

O primeiro livro de Rhuas alcançou a posição de número 10 da Lista de Ficção. Conectadas, de Clara Alves, ficou na sexta e Um milhão de finais felizes (Globo Alt), o outro livro de Vitor Martins, na 13ª.

Ainda falando de ficção, a lista é liderada por Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr. O livro interativo da franquia As aventuras de Mike (Outro Planeta), de Gabriel Dearo e Manu Digilo, ficou em segundo. Tudo é rio (Record), de Carla Madeira completa o pódio.

Além do livro de Rhuas, a lista trouxe outra novidade, que não é tão nova assim. É que na 20ª posição da lista, apareceu a edição comemorativa de A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector. O título é quase onipresente no ranking, mas essa edição, que tem projeto gráfico de Victor Burton e posfácio de Paulo Gurgel Valente, é a primeira vez que aparece.

Novidade também em Não Ficção, onde apareceu pela primeira vez Desobedeça (Gente), de Maurício Benvenutti. O livro chegou a ocupar a primeira posição da Lista Semanal do PublishNews em junho, mas não tinha aparecido na Lista Nielsen PublishNews. Agora, ele ocupa a posição de número 13.

Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, lidera a categoria. O segundo volume da trilogia Escravidão (Globo), de Laurentino Gomes, ficou em segundo. O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, completa o pódio de Não Ficção.

O Ranking das Editoras é liderado pela Globo Livros e pelo Grupo Companhia das Letras que emplacaram seis títulos cada. A Planeta, com cinco, conquistou a prata e a Gente, com quatro, o bronze.

A HarperCollins (com 3 títulos), Ediouro (2), Grupo Editorial Record (2), Sextante (2), Somos (2), Todavia (2), Buzz (1), Ciranda Cultural (1), DVS (1), LeYa (1), Rocco (1) e Vozes (1) também pontuaram nesse mês.


* Matéria atualizada em 05/09 para corrigir o nome da autora Clara Alves

[01/09/2021 10:30:00]