Os escritores que desejam participar desta sexta edição devem enviar seus romances originais em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, de 15 de julho a 15 de setembro. Os autores também devem incluir #PrêmioKindle no campo de metadados de palavras-chave durante o processo de autopublicação e cadastrá-lo na categoria Ficção. Os títulos devem ser romances originais em português do Brasil, que não tenham sido publicados anteriormente, e submetidos exclusivamente ao Kindle durante o período do Prêmio. O regulamento completo você encontra clicando aqui.
Com cinco anos de história, o Prêmio Kindle de Literatura já teve mais de oito mil títulos participantes publicados por mais de sete mil autores. Segundo Alexandre Munhoz, gerente-geral da Amazon para livros no Brasil, esses números são um reflexo do interesse dos autores. “A missão do KDP é fazer com que nenhum livro deixe de existir por falta de oportunidade. Somos muito otimistas com o mercado literário e vemos muito espaço para todos, então abrir essa oportunidade para os autores faz parte do nosso papel social dentro do mercado do livro”, disse em conversa com o PublishNews.
Como nas edições anteriores, as obras participantes serão avaliadas por um painel de especialistas editoriais, selecionados pela Amazon e pelo Grupo Editorial Record e os cinco finalistas serão anunciados e avaliados por um júri especial. Todos os finalistas também receberão um selo de livro “Finalista” para inserir na capa da versão original não editada do e-book. Além disso, eles terão uma versão em audiolivro de sua obra, que estará disponível na Audible para milhões de membros em mais de 180 países em todo o mundo.
Este ano, os autores também podem criar sua própria página de autor com o lançamento da Author Central no Brasil, plataforma que reúne todas as informações do autor e está atrelada ao site da Amazon. Além de compartilhar as informações mais atualizadas sobre os autores e seus livros, eles podem engajar seus leitores com conteúdo de marketing adicional e suas biografias. “É um grande receptor de informações dos autores que foi implantado por aqui há uns dois meses. Esperamos que a adesão seja natural e cresça com o passar dos meses”, explicou Munhoz. “É um trabalho a seis mãos, nosso, do autor e da editora, que pode incentivar seus autores a utilizarem o novo serviço”, completou.