Prêmio Kindle chega a sua sexta edição com novo aumento no valor do prêmio
PublishNews, Talita Facchini, 12/07/2021
Realizado pela Amazon em parceria com o Grupo Editorial Record, este ano, vencedor receberá R$ 50 mil. Inscrições abrem no dia 15/07.

Mais uma vez em parceria com o Grupo Editorial Record, a Amazon abre nesta quinta (15), as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que tem como objetivo reconhecer autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Dentre as novidades deste ano, está o aumento no valor a ser entregue ao vencedor, que será de R$ 50 mil – sendo R$ 40 mil em dinheiro e um adiantamento de direitos autorais no valor de R$ 10 mil pelo contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

Os escritores que desejam participar desta sexta edição devem enviar seus romances originais em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, de 15 de julho a 15 de setembro. Os autores também devem incluir #PrêmioKindle no campo de metadados de palavras-chave durante o processo de autopublicação e cadastrá-lo na categoria Ficção. Os títulos devem ser romances originais em português do Brasil, que não tenham sido publicados anteriormente, e submetidos exclusivamente ao Kindle durante o período do Prêmio. O regulamento completo você encontra clicando aqui.

Com cinco anos de história, o Prêmio Kindle de Literatura já teve mais de oito mil títulos participantes publicados por mais de sete mil autores. Segundo Alexandre Munhoz, gerente-geral da Amazon para livros no Brasil, esses números são um reflexo do interesse dos autores. “A missão do KDP é fazer com que nenhum livro deixe de existir por falta de oportunidade. Somos muito otimistas com o mercado literário e vemos muito espaço para todos, então abrir essa oportunidade para os autores faz parte do nosso papel social dentro do mercado do livro”, disse em conversa com o PublishNews.

Como nas edições anteriores, as obras participantes serão avaliadas por um painel de especialistas editoriais, selecionados pela Amazon e pelo Grupo Editorial Record e os cinco finalistas serão anunciados e avaliados por um júri especial. Todos os finalistas também receberão um selo de livro “Finalista” para inserir na capa da versão original não editada do e-book. Além disso, eles terão uma versão em audiolivro de sua obra, que estará disponível na Audible para milhões de membros em mais de 180 países em todo o mundo.

Este ano, os autores também podem criar sua própria página de autor com o lançamento da Author Central no Brasil, plataforma que reúne todas as informações do autor e está atrelada ao site da Amazon. Além de compartilhar as informações mais atualizadas sobre os autores e seus livros, eles podem engajar seus leitores com conteúdo de marketing adicional e suas biografias. “É um grande receptor de informações dos autores que foi implantado por aqui há uns dois meses. Esperamos que a adesão seja natural e cresça com o passar dos meses”, explicou Munhoz. “É um trabalho a seis mãos, nosso, do autor e da editora, que pode incentivar seus autores a utilizarem o novo serviço”, completou.

[12/07/2021 08:00:00]