Segundo EdTech debateu a gamificação e a sua aplicação na educação e no mercado editorial
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 08/07/2021
Evento realizado pelo PN em parceria com a Posigraf reuniu especialistas: David Oliveira Lemes, Pasi Loman, João Pires que foram entrevistados por Gabriela Dias

O papel dos games na indústria do entretenimento já é bastante claro, consolidado e crescente. Dados da Newzoo, empresa global que analisa o setor, apontam que em 2020 o faturamento dessa indústria foi de US$ 159 bilhões, 9,3% superior ao registrado em 2019. Mas e o seu papel na educação? E a relação dessa indústria com a editorial?

Esse foi o tema do segundo EdTech Meeting, série de encontros que quer debater a inovação no setor editorial ligado à educação. A segunda edição do EdTech aconteceu nesta quarta-feira (07) e contou com a participação de David Oliveira Lemes (Puc/SP), Pasi Loman (Seppo) e João Pires (Escola da Vila) e foi coordenada por Gabriela Dias, especialista em inovação ecolunista do PN.

Já no começo, os participantes deixaram claro a diferença entre games e a gamificação. Pasi resumiu: “O objetivo do game é o entretenimento. Já a gamificação usa os mesmos elementos para outro motivo, um objetivo que pode ser a aprendizagem ou a mudança de comportamento”.

O debate seguiu para a aplicação em sala de aula. João Pires, assistente de tecnologia da educação na Escola da Vila, de São Paulo, apresentou um caso importante. Como professor de língua portuguesa, ele aplicou os games em sala de aula e transformou a motivação dos alunos. Ele defendeu a importância de envolver os alunos não só no game, mas nos seus bastidores para que eles também entendam a codificação. “Eles ficam mais críticos sobre aquilo que compõem o game”, atestou o professor. Esse caso acabou se desdobrando na sua pesquisa de mestrado. João falou ainda sobre a aplicação de games à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

David, além de falar especificamente sobre o aprendizado e o uso de games na Educação Superior, apresentou aos participantes um quadro em que apresenta uma série de ferramentas educacionais que tem por base a gamificação. “Fica o convite para que as pessoas testem as ferramentas e tentem incorporá-las nas suas práticas didáticas”, disse já no encerramento.

Pasi aproveitou a sua participação no EdTech Meeting para anunciar uma parceria entre a Seppo e a Pearson em um curso de língua inglesa para alunos do ensino fundamental. A parceria global nasceu da experiência da Seppo com a Yázigi/Person no Brasil e os games que farão parte desse projeto global estão sendo montados aqui no Brasil sob coordenação de Lilia Loman, com quem Pasi é casada e sócia dele na agência literária Vikings of Brazil.

Para assistir ao EdTech Meeting, é necessário fazer um breve cadastro aqui. Logo depois do cadastro, você será levado para a página do vídeo.

O EdTech Meeting é realizado pelo PublishNews em parceria com a Posigraf.

[08/07/2021 10:40:00]