Publicidade
Publicidade
POD: a tecnologia que pode ajudar o editor a ser mais certeiro
PublishNews, Redação, 12/04/2021
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto

O mercado do livro tem mudado em diversos aspectos nos últimos anos. Uma dessas mudanças, pode se dizer, foi vista também na forma de imprimir os livros. Antes, a maneira tradicional de impressão era mandar para a gráfica seus fotolitos ou arquivos e pedir uma tiragem de mil, três mil exemplares, ou ainda mais. Depois disso, nem todos esses livros poderiam ser vendidos e a editora teria que contar com espaços para estocar esses volumes.

Mas, as coisas mudaram e a tecnologia também trouxe avanços no nosso parque gráfico. A impressão sob demanda, ou Print on Demand (POD), vem ganhando espaço e confiança das editoras já que, além de tiragens mais certeiras, sem necessidade de estoques, há também a possibilidade da impressão de acordo com os pedidos dos leitores. Ou seja, se há um pedido único, o livro consegue ser entregue com eficiência para o cliente. Além disso, não há mais desculpas para livros esgotados.

No fim das contas, a impressão sob demanda se tornou um serviço que ganha cada vez mais importância no mercado e que envolve – dentre outros aspectos – tecnologia, produção e logística.

Para falar mais sobre o assunto, esta semana recebemos dois especialistas na área: Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro, e Simei Junior, recém-contratado da Bookwire para cuidar do serviço de impressão sob demanda que será implantado pela empresa alemã no Brasil.

Na conversa, Anselmo apresentou um panorama de como anda o mercado da impressão sob demanda no Brasil. Segundo ele, o modelo vem ganhando espaço nos últimos anos. “Dois mil e vinte acelerou uma nova fase do POD, que é a fase para os livros – não só os que estavam em ruptura – mas também os lançamentos e reedições. [...] Então o POD cresceu no mercado, cresceu sua importância e as editoras estão valorizando e reconhecendo isso”, explicou. E Simei complementou: “Tem demanda e o mercado internacional já mostra isso. O modelo de impressão sob demanda pode entrar dentro do processo de produção editorial numa editora, em várias etapas, em vários momentos diferentes”.

Sobre o novo serviço da Bookwire, a ideia é ter dentro de uma única plataforma, uma unificação de serviços e ser um conceito de one stop shop para o mercado, pelo qual as editoras consigam – através dessa única plataforma – ter uma gama de serviços que atendam suas necessidades. “A gente acredita que isso vai facilitar muito o dia a dia e fazer com que as editoras se concentrem cada vez mais no seu “negócio fim”, que é desenvolver melhores conteúdos, de melhor qualidade, e deixar o resto com a gente”, resumiu Simei.

Outro ponto importante debatido na conversa foi o que Anselmo acredita ser a verdadeira revolução nessa área, o Print to order (PTO), que é produzir o livro após a sua venda. “Qual a grande sacada desse modelo de negócio? É você não perder a venda e sem se onerar - como editora - de ter custos de impressão, logística, armazenagem, que são curtos relevantes hoje para a editora”, contou.

De maneira didática, Anselmo e Simei falaram sobre as especificações da impressão sob demanda, explicaram processos, a tecnologia envolvida e ainda falaram sobre como acreditam que esse mercado vai se comportar em 2021.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Como a impressão sob demanda pode ajudar a enfrentar a crise - Colab PublishNews
Enciclopédia Negra (Companhia das Letras), de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz
Playlists da Editora Âyiné - Aqueles que queimam livros e Inverno em Sokcho
Moxie - Quando as garotas vão à luta - Netflix
Lupa da alma (Todavia), de Maria Homem
Biografias escritas por Walter Isaacson: Leonardo da Vinci (Intrínseca); Einstein (Companhia das Letras); e Steve Jobs (Companhia das Letras)
Maus(Companhia das Letras), de Art Spiegelman


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Nossa equipe conversou com Luciana Gil e Alessandra Effori, da livraria Bibla, aberta em maio, e com Jessica Nolte, da Casa Cosmos, que abrirá no segundo semestre
Seiva está lançando o catálogo 'Capistas 24-25'​, reunindo trabalhos e informações de 100 capistas, como algumas de suas obras, seus contatos e suas percepções do próprio trabalho
Episódio recebe duas pessoas que também estiveram na Feira: Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), e Leopoldo Cavalcante, editor da Aboio, selecionada pelo programa de apoio do evento
Episódio da semana recebeu o editor e autor Julius Wiedemann para falar sobre seu novo livro que decifra de maneira perspicaz as peculiaridades do nosso tempo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Entrevista tentou evitar alguns lugares-comuns que se criaram nos últimos tempos e procurou focar em usos específicos e indicações para profissionais do mercado do livro e interessados nesses processos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews apresenta livros publicados pela Aboio e Outono Edições e escritos por Milena Martins Moura e Francirene Gripp de Oliveira
'O Cordeiro e os Pecados dividindo o pão', obra de Milena Martins Moura, aborda a ligação entre o sagrado e o desejo feminino, numa releitura subversiva das figuras femininas míticas arquetípicas
Obra infantojuvenil de Francirene Gripp de Oliveira conta a história de um dinossauro que aparece num parque de conservação ambiental em pleno Cerrado de Minas Gerais
Acredito que fecharemos 2021 com um crescimento de 25% em relação ao ano anterior
Marcos da Veiga Pereira
Presidente do SNEL
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar