Publicidade
Publicidade
POD: a tecnologia que pode ajudar o editor a ser mais certeiro
PublishNews, Redação, 12/04/2021
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto

O mercado do livro tem mudado em diversos aspectos nos últimos anos. Uma dessas mudanças, pode se dizer, foi vista também na forma de imprimir os livros. Antes, a maneira tradicional de impressão era mandar para a gráfica seus fotolitos ou arquivos e pedir uma tiragem de mil, três mil exemplares, ou ainda mais. Depois disso, nem todos esses livros poderiam ser vendidos e a editora teria que contar com espaços para estocar esses volumes.

Mas, as coisas mudaram e a tecnologia também trouxe avanços no nosso parque gráfico. A impressão sob demanda, ou Print on Demand (POD), vem ganhando espaço e confiança das editoras já que, além de tiragens mais certeiras, sem necessidade de estoques, há também a possibilidade da impressão de acordo com os pedidos dos leitores. Ou seja, se há um pedido único, o livro consegue ser entregue com eficiência para o cliente. Além disso, não há mais desculpas para livros esgotados.

No fim das contas, a impressão sob demanda se tornou um serviço que ganha cada vez mais importância no mercado e que envolve – dentre outros aspectos – tecnologia, produção e logística.

Para falar mais sobre o assunto, esta semana recebemos dois especialistas na área: Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro, e Simei Junior, recém-contratado da Bookwire para cuidar do serviço de impressão sob demanda que será implantado pela empresa alemã no Brasil.

Na conversa, Anselmo apresentou um panorama de como anda o mercado da impressão sob demanda no Brasil. Segundo ele, o modelo vem ganhando espaço nos últimos anos. “Dois mil e vinte acelerou uma nova fase do POD, que é a fase para os livros – não só os que estavam em ruptura – mas também os lançamentos e reedições. [...] Então o POD cresceu no mercado, cresceu sua importância e as editoras estão valorizando e reconhecendo isso”, explicou. E Simei complementou: “Tem demanda e o mercado internacional já mostra isso. O modelo de impressão sob demanda pode entrar dentro do processo de produção editorial numa editora, em várias etapas, em vários momentos diferentes”.

Sobre o novo serviço da Bookwire, a ideia é ter dentro de uma única plataforma, uma unificação de serviços e ser um conceito de one stop shop para o mercado, pelo qual as editoras consigam – através dessa única plataforma – ter uma gama de serviços que atendam suas necessidades. “A gente acredita que isso vai facilitar muito o dia a dia e fazer com que as editoras se concentrem cada vez mais no seu “negócio fim”, que é desenvolver melhores conteúdos, de melhor qualidade, e deixar o resto com a gente”, resumiu Simei.

Outro ponto importante debatido na conversa foi o que Anselmo acredita ser a verdadeira revolução nessa área, o Print to order (PTO), que é produzir o livro após a sua venda. “Qual a grande sacada desse modelo de negócio? É você não perder a venda e sem se onerar - como editora - de ter custos de impressão, logística, armazenagem, que são curtos relevantes hoje para a editora”, contou.

De maneira didática, Anselmo e Simei falaram sobre as especificações da impressão sob demanda, explicaram processos, a tecnologia envolvida e ainda falaram sobre como acreditam que esse mercado vai se comportar em 2021.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Como a impressão sob demanda pode ajudar a enfrentar a crise - Colab PublishNews
Enciclopédia Negra (Companhia das Letras), de Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz
Playlists da Editora Âyiné - Aqueles que queimam livros e Inverno em Sokcho
Moxie - Quando as garotas vão à luta - Netflix
Lupa da alma (Todavia), de Maria Homem
Biografias escritas por Walter Isaacson: Leonardo da Vinci (Intrínseca); Einstein (Companhia das Letras); e Steve Jobs (Companhia das Letras)
Maus(Companhia das Letras), de Art Spiegelman


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
A crônica é uma espécie de recreio. Vale tudo. A gente pega um nadinha — um sujeito que passa —e escreve duas páginas sobre o nadinha.
Roberto Gomes
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar