Apanhadão: Intrínseca prepara obra da poeta Amanda Gorman
PublishNews, Redação, 29/03/2021
E mais: Secretaria Especial de Cultura prorroga prazos de prestação de contas dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc; Arqueiro prepara thriller político de Hillary Clinton e mais prelo das editoras

Destaque na posse de Joe Biden na Presidência dos EUA, a jovem poeta Amanda Gorman terá sua coletânea The hill we climb and other poems publicada em diversos países em setembro. Segundo adiantou a coluna Painel das Letras, por aqui, a obra sairá pela Intrínseca e será traduzida por Stephanie Borges, que tem no seu currículo a tradução de obras como Olhares negros (Elefante), de bell hooks; Irmã outsider (Autêntica), de Audre Lorde; Um outro Brooklyn (Todavia), de Jacqueline Woodson, e Belles (Plataforma 21), de Dhonielle Clayton. No começo do mês, Marieke Lucas Rijneveld desistiu de traduzir a obra na Holanda depois de sofrer ataques por ser branca.

A coluna deu destaque também para o thriller político escrito por Hillary Clinton, State of terror (Estado de terror), que será lançado por aqui pela Arqueiro, em outubro. A advogada e política americana coescreve o romance com a canadense Louise Penny, autora de suspenses envolvendo assassinatos em pequenas cidades do Canadá. Na trama, uma secretária de estado novata tem de enfrentar uma série de ataques terroristas.

Na última quinta, a Secretaria Especial de Cultura anunciou a prorrogação dos prazos de prestação de contas dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc. Segundo O Globo, audiência pública na manhã de sexta, o secretário Mario Frias esclareceu que o prazo de entrega dos relatórios de gestão dos projetos passa para junho de 2022, um ano após a data prevista anteriormente. Dois dias antes, a ministra Carmém Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia aprovado o pedido de aumento dos prazos feito pelo estado do Ceará. A expectativa era que a decisão pudesse se expandir pelo país. Com o novo decreto, passa a valer para todos os municípios, estados e Distrito Federal.

O Globo publicou que o escritor franco-americano Guy Sormon afirma que o filósofo Michel Foucault abusou de meninos na Tunísia. Sormon contou ter visitado intelectual francês nos arredores de Túnis, onde ele “fazia sexo com crianças árabes”. A referência de Sormon aos crimes sexuais do filósofo francês, que morreu em 1984 aos 57 anos, foram publicadas este mês em seu livro My dictionary of bullshit e depois reiteradas pelo autor em um programa de TV.

Nos 80 anos da morte de Virginia Woolf, o Estadão repercutiu a opinião de especialistas que comentam atualidade de sua obra. Tradutores, pesquisadores, escritores e editores explicam por que a obra de Woolf ainda se faz necessária.

Há pouco mais de um ano confinados, os imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) sentem saudade do chá das quintas-feiras e fazem lives com a ajuda dos netos. A “nova alfabetização” do grupo foi notícia no Globo. A falta de reuniões e palestras presenciais também resultou no corte da remuneração dos acadêmicos, que recebem pelas sessões. Mesmo sem cachê, eles têm mantido a Casa de Machado de Assis ativa, participando de uma série de conteúdos virtuais produzidos pela ABL e disponíveis no canal da Academia.

No prelo das editoras, a Relicário lança em 2022 a poesia completa de Samuel Beckett em edição bilíngue. E O álbum branco, que reúne ensaios de Joan Didion e foi publicado em 1987 pela Nova Fronteira, voltará às prateleiras em maio pela HarperCollins.

Na coluna da Babel, destaque para a Zazie Edições, dirigida por Laura Erber, que lança este ano a coleção Pequena Biblioteca de Cinema. Estão previstos ainda um livro de ensaios sobre Dziga Vertov e um estudo sobre roteiros de Hollywood não filmados. Os livros da Zazie ficam disponíveis em sistema de Open Access. E a Nós é a nova editora da The school of life no Brasil e os primeiros dois títulos da parceria são Autoconhecimento e Pequenos prazeres. No prelo, também: Ansiedade, Confiança, Quem sou eu?, Grandes ideias para mentes curiosas, O sentido da vida, Como encontrar o amor e Como viajar.

N’O Globo, Lauro Jardim informou que a Divina comédia, de Dante Alighieri, vai ganhar uma nova edição da Companhia das Letras. Inferno o primeiro volume dos três que compõem a obra, chega às livrarias no segundo semestre deste ano.

Tags: Apanhadão
[29/03/2021 10:40:00]