Publicidade
Publicidade
A escalada na lista dos mais vendidos
PublishNews, Redação, 22/03/2021
Podcast do PublishNews conversou com André Fonseca, editor sênior da Citadel, e J.A. Ruggeri, gerente de aquisições da Alta Books, para entender o crescimento das obras das respectivas editoras nas listas dos mais vendidos

Conseguir um lugar na lista dos mais vendidos não é tarefa fácil. É preciso muito trabalho e diferentes abordagens e estratégias antes que o livro consiga entrar no ranking e se manter nele semana após semana. Mas duas editoras parecem ter descoberto a “fórmula” e estão despontando cada vez mais livros na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews.

Criada em 2014, a Citadel passou de cinco títulos em 2018 para 15 emplacados na lista em 2019. Já em 2020, foram 17 obras, incluindo o livro mais vendido do ano, o clássico da autoajuda Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill.

Já a outra bem-sucedida casa editorial, a Alta Book – que está prestes a completar 20 anos no mercado – passou de dois títulos em 2018 e cinco em 2019 para chegar aos 41 títulos emplacados na lista dos mais vendidos em 2020. Com o feito, a editora chegou conquistou o bronze no Ranking Anual das Editoras, atrás apenas da Sextante, em primeiro lugar, e Gente, Grupo Companhia das Letras e Intrínseca, que ficaram com a prata.

E para contar um pouco da ascensão das duas empresas, nossa equipe convidou para o Podcast do PN dessa semana os editores André Fonseca, da Citadel, e J.A. Ruggeri, da Alta Books.

Para entender o sucesso da Citadel nos últimos anos, André se baseou em três fatores: o sucesso de Napoleon Hill e da obra Mais esperto que o diabo – “quando você tem um autor que é o carro-chefe da editora, ele te ajuda a posicionar a marca”, explicou –, o modelo de negócio da editora que conta com uma equipe pequena, com um processo enxuto e com foco na venda desde o princípio, e ainda a estratégia de não lançar tantos livros ao mesmo tempo. Hoje, a Citadel conta com 76 livros no catálogo e André explica que sempre trabalham cada obra exclusivamente. “Cada livro é atendido como se fosse uma empresa própria, e isso faz com que todos eles tenham uma ação de marketing diferenciada”, contou.

Já a Alta Books tem uma história diferente. Com quase duas décadas de história e dois mil títulos no catálogo, Ruggeri explica que a empresa entendeu que para crescer nesse mercado você tem dois caminhos. “Ou você tem um crescimento orgânico – e aí passa por acertar muito título, o que é uma coisa bem difícil – ou você faz fusões e aquisições e mira outros caminhos”, explicou, e decidiram então, seguir com as duas alternativas. Ele explica ainda que a Alta conseguiu segmentar o seu catálogo com selos específicos (Alta Books, com livros profissionais, Alta Cult, com obras de educação, sociologia e antropologia e o Alta Life, com livros de desenvolvimento pessoal).

Sobre o surgimento das obras na lista dos mais vendidos, Ruggeri disse ainda que a editora não tinha essa pretensão, mas justifica o fenômeno também se baseando em três fatores: a seleção e assertividade na escolha dos títulos, o feeling e a métrica de trabalho. “Acho que isso foi um dos motivos que fez com que a gente fechasse o ano passado com crescimento de 10%, mesmo em época de pandemia, por causa da bibliodiversidade, acho que isso foi um fator fundamental, a gente tinha livro pra todo mundo, pra todas as dores, pra todos os momentos”, finalizou.

No bate-papo com a nossa equipe eles falaram ainda sobre suas estratégias, os caminhos seguidos pelas editoras, os planos de crescimento – a Citadel, por exemplo, pretende criar mais dois selos para aumentar o volume de lançamentos e mesmo assim manter a atenção em cada título – e ainda contaram o que faz um editor ser bem-sucedido no mercado editorial atual.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Os garotos corvos - Vol 1. A saga dos corvos (Record), de Maggie Stiefvater
Bridgenton - Netflix
Brioche Brasil - Padaria
Meditações (Edipro), de Marco Aurélio
Mapa colaborativo das Livrarias - Cadê o livro?
F1 - Dirigir para viver - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Mais uma vez, o telefone tocou na agência fictícia criada por Marisa Moura. Dessa vez, uma agente concorrente liga para fazer uma proposta para a misteriosa (e engraçada) funcionária
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
A literatura é minha forma de compreender e espiar o mundo.
Raimundo Carrero
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar