Na última quinta (4), o PublishNews noticiou as medidas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal para tentar conter os efeitos da segunda onda do novo coronavírus. Além deles, a cidade de Fortaleza, no Ceará, e os estados do Paraná e Santa Catarina também anunciaram que fecharão o comércio nas próximas semanas.
Em Fortaleza, o decreto determinou o fechamento de atividades não essenciais como academias, restaurantes e bares, podendo funcionar apenas por serviço de entrega. Por lá, templos e igrejas também permanecerão fechados. As medidas valerão de hoje (5) até 18 de março para os municípios do interior e para a região metropolitana de Fortaleza.
No Paraná, desde o último sábado só os serviços essenciais podem funcionar. Nesta sexta, o governo do estado deverá avaliar se renovará o lockdown que vale ainda, até segunda-feira (8).
Em Santa Catarina, a partir das 23h desta sexta, começa o segundo período determinado em decreto de restrições das medidas de combate à pandemia. Por lá, também apenas serviços essenciais estão permitidos.