Segunda onda da pandemia fecha o comércio em SP, MG, DF e GO
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 04/03/2021
Medidas estaduais visam conter a disseminação do vírus. Nesta quarta-feira, o Brasil registrou número recorde de mortes por conta da covid-19.

Livraria Palavrear, de Goiânia, é uma das livrarias que deverá permanecer fechada nos próximos dias por conta da Fase Vermelha adotada pelo estado de Goiás | © Divulgação
Livraria Palavrear, de Goiânia, é uma das livrarias que deverá permanecer fechada nos próximos dias por conta da Fase Vermelha adotada pelo estado de Goiás | © Divulgação

Nesta quarta-feira (03), o Brasil registrou número recorde de mortes por conta da covid-19. Foram 1.840 vidas perdidas. Com esse número, o país superou os EUA, quando considerada a proporcionalidade em relação ao número de habitantes. A segunda onda da pandemia no país está se mostrando ainda mais devastadora do que a primeira e governos estaduais e municipais começaram a tomar providências para conter a disseminação do vírus. Uma dessas medidas é o fechamento do comércio.

Em coletiva de imprensa nesta quarta (3), o governo de São Paulo anunciou que todo o estado entrará para a fase vermelha do Plano SP de combate ao novo coronavírus. As regras começam a valer a partir da meia-noite de sexta-feira (5) para sábado e seguirão até o dia 19 de março.

Neste período, somente os serviços considerados essenciais poderão funcionar: indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria, transporte público ou por aplicativo e igrejas e templos religiosos – esses últimos incluídos esta semana como essenciais pelo governo do estado.

As livrarias, portanto, deverão permanecer fechadas nos dias indicados, podendo funcionar para entregas ou retiradas.

No estado, de acordo com números do próprio governo, a média estadual de ocupação de leitos de UTI para tratamento da covid-19 chegou a 75,3% na última terça-feira, sendo 76,7% na Grande São Paulo.

Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) determinou o fechamento do comércio não essencial em cinco regiões: Noroeste, Triângulo do Norte, Norte, Triângulo do Sul e Leste do Sul. As cidades dessas regiões entram na fase roxa, na qual somente as atividades essenciais podem abrir. Belo Horizonte não foi afetada pela medida, portanto, na capital, as livrarias podem seguir funcionando desde que respeitando as medidas de proteção e segurança sanitárias.

No último sábado (27), o Distrito Federal decretou lockdown. Lá, está proibido o funcionamento de atividades não essenciais, incluindo as livrarias, mas papelarias e bancas de jornais podem funcionar. Os estabelecimentos não autorizados a funcionar poderão adotar serviços de delivery ou de retirada. O decreto prevê a duração do lockdown até o dia 15 de março.

O governo de Goiás também determinou que o comércio não essencial deverá ficar fechado em algumas regiões do estado, incluindo a capital, Goiânia. Nesta quarta-feira (03), o estado bateu recorde no número de mortos: foram registrados 169 óbitos. Além disso, a secretaria de Saúde identificou três variantes em circulação no estado. Além da Região Metropolitana de Goiânia, as cidades do Entorno de Brasília também deverão manter seus estabelecimentos fechados. A medida deve durar pelo menos sete dias.

Outros estados adotaram medidas menos rígidas de contenção. No Maranhão, por exemplo, o comércio não essencial deve fechar às 18h; no Mato Grosso, essas atividades podem funcionar até às 19h e até o meio dia nos sábados e domingos; no Acre não pode funcionar nos finais de semana ou feriados.

Tags: Coronavírus
[04/03/2021 08:40:00]