Argumento fechará unidade da Barra da Tijuca
PublishNews, Redação, 07/01/2021
Livraria manterá a sua operação na unidade do Leblon e focará numa plataforma de venda digital que leve o livreiro até o consumidor

Em 5 de junho de 2000, ia ao ar pela TV Globo o primeiro episódio da novela Laços de Família, de Manoel Carlos. Um dos principais núcleos da novela – reprisada agora no Vale a Pena Ver de Novo – tinha por cenário uma livraria. Na trama, Tony Ramos viveu o livreiro Miguel Soriano. As primeiras cenas foram gravadas dentro da Livraria Argumento – transformada na novela em Livraria Dom Casmurro. Depois, a TV Globo construiu uma réplica da loja lendária do Leblon erguida e mantida pela família Gasparian e ali, no Projac, as demais cenas foram gravadas.

O sucesso do folhetim respingou positivamente na Argumento que viu a oportunidade de abrir a sua primeira unidade em um shopping numa época em que livrarias eram raras nesses centros comerciais. O escolhido foi o Rio Design Barra, inaugurado naquele mesmo ano de 2000 na Zona Oeste da capital fluminense.

No fim desse mês, a Argumento deixará o Rio Design Barra. Encerrará as suas atividades depois de 20 anos. A informação foi confirmada por Marcus Gasparian, um dos sócios da empresa fundada por seu pai, Fernando Gasparian, em 1978, primeiramente em São Paulo e, em 1979, no Rio. “Não há nada mais triste e doloroso do que fechar uma livraria onde passamos tantos momentos de muita alegria. Perdem os clientes, perde o shopping, perde o bairro”, disse ao PN.

Gasparian informou que a decisão de fechar a unidade da Barra teve dois motivos: insatisfação com a administradora do shopping que, na sua opinião, cometeu erros estratégicos e mantinha um marketing “fraquíssimo” e também pela tentativa, por parte da administradora do shopping, de elevação dos custos de locação no centro comercial.

Do outro lado, o Rio Design Barra enviou nota ao PublishNews dizendo que "lamenta profundamente o encerramento das atividades da Argumento no shopping e reforça que fez o possível para tentar impedir a saída da livraria, tão importante para seus clientes, para o bairro e para a cultura carioca".

O livreiro disse ainda que há um entendimento que é melhor para a Argumento manter uma única loja física, no Leblon – aquela que foi cenário da novela –, e formatar uma plataforma de venda digital que leve o livreiro até o consumidor. “Fizemos isso durante a pandemia e eu mesmo fazia as entregas. Foi uma experiência riquíssima e conseguimos vender e entregar mais rápido que a Amazon. Pelo menos na nossa área”, completou.

** Nota atualizada às 15h17 do dia 07 de janeiro para incluir nota do Rio Design Barra.

[07/01/2021 09:00:00]