Com um olho no mercado e o outro no público final, Bienal Virtual de SP começa na próxima segunda
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 02/12/2020
Programação foi dividida em três espaços: a Arena Virtual, o Salão de Ideias e o Papo de Mercado e o PN destacou algumas das mesas que acontecerão nos próximos dias

Com a edição presencial da Bienal Internacional do Livro de São Paulo adiada para 2022, este ano a Câmara Brasileira do Livro (CBL) organizou a primeira edição da Bienal Virtual, marcada para acontecer na próxima semana - de 7 a 13 de dezembro. Com 120 expositores, o evento irá reunir em sua plataforma 330 autores em uma programação diversa e extensa dividida em três espaços: a Arena Virtual, o Salão de Ideias e o Papo de Mercado. O PublishNews selecionou alguns destaques dos três espaços que focam tanto no mercado quando no público final.

Arena Virtual

A Arena Virtual, que teve a programação organizada pela Jovem Talento de 2018, Diana Passy, contará com nomes como Itamar Vieira Junior, Jarid Arraes e Tobias Carvalho - que participam no dia 7, às 17h, de uma mesa sobre a literatura contemporânea.

Thalita Rebouças também terá um espaço na programação e comemora no dia 12, às 15h, seus 20 anos de carreira. Ela conversa com Iris Figueiredo sobre suas obras e fala ainda sobre o trabalho como roteirista do filme Pai em dobro e cujo livro acaba de ser lançado pela Rocco.

Outros nomes importantes como Xuxa, Claudia Raia, Nélida Piñon, Monja Coen, Leandro Karnal, Raphael Montes, Clóvis de Barros Filho e Cristino Wapichana participam da programação.

Salão de Ideias

No Salão de Ideias, destaque para a diversidade de temas que serão abordados pelas editoras participantes. A publicação independente, literatura de cordel, meio ambiente, saúde e longevidade, democratização do acesso ao livro, criação literária e filosofia estão na pauta do evento, além de conversas com autores e lançamentos de livros. Editoras como Planeta, Panini, Loyola, Melhoramentos, Aletria, Alaúde, Madras, Ciranda Cultural, Trilha Educacional, Companhia das Letras, Perspectiva, Novo Século, Autêntica, The Gift Box, Girassol, Imprensa Oficial e Pensamento terão mesas no evento.

Papo de mercado

A Bienal terá ainda um espaço dedicado aos debates relacionados ao mercado do livro. É dentro do Papo de Mercado que está a programação do InterLivro, realizado pelo PublishNews e cuja programação foi divulgada nesta terça-feira (1º). Além do InterLivro, o Papo de Mercado receberá mesas sobre autopublicação, games, financiamento coletivo, tradução, acessibilidade e audiolivros.

Um dos destaques da programação será a participação de Roger Chartier. No dia 9, ao meio dia, o historiador francês participará ao lado de Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de Livrarias; Vitor Tavares, presidente da CBL, e da editora e escritora Guiomar de Gramont da mesa Um mundo sem livros e sem livrarias? Na mesa, Chartier buscará responder à pergunta: o que acontecerá com o livro, a leitura e as livrarias a partir das mutações do presente?

Por falar em França, Didier Lamaison – um dos tradutores de Paixão segundo GH, de Clarice Lispector, para o francês – também participa do Papo de Mercado. Ele estará ao lado de Izabella Borges – tradutora de Conceição Evaristo para o francês – na mesa A tradução do indizível: Clarice Lispector em francês. A mesa, mediada por W. B, Lemos (Uerj), também acontece no dia 9, às 18h.

A programação do Papo de Mercado terá ainda a poeta Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti 2020. No dia 7, às 19h30, ela estará ao lado do seu editor – Diogo Guedes , da Cepe – e de Marcos Marcionilo, do conselho de curadores do Prêmio, para falar sobre Solo para vialejo, obra eleita como Livro do Ano no conclave.

O diretor da Webcore Games, Winston Petty, e o diretor do Big Festival, Gustavo Steinberg, conduzirão o painel Games e mercado editoria, uma parceria que dá certo. O encontro acontece no dia 8, às 11h.

O Papo de Mercado abrigará também o lançamento do livro 100 nomes da edição no Brasil, do editor-chefe do PublishNews, Leonardo Neto. Nele, estão perfilados 100 editores que construíram a história do livro no Brasil. A conversa será com a sua editora, Raquel Menezes, no dia 10, às 19h.

15 anos de dois festivais mineiros

A Bienal Virtual de São Paulo também abriu espaço para dois festivais mineiros que completam 15 anos de existência em 2020. O primeiro deles é o Fórum das Letras, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto. Nessa edição conjunta com a Bienal e em parceria com a Embaixada da França, o Fórum irá homenagear Clarice Lispector e sua relação com o primeiro país a publicá-la, em 1956, com a obra Perto do coração selvagem. No dia 7, às 12h, serão discutidos os pontos de contato entre as obras de Clarice e as escritoras francesas Marguerite Duras e Nathalie Sarraute. Participam da mesa Teresa Monteiro, Germana Henriques Pereira e Ana Lúcia Lutterbach Holk, com mediação de Mônica Gama. As traduções das obras da autora para o francês, os desafios na edição e ainda aspectos da vida de Clarice serão abordados durante a semana. A programação completa - que conta ainda com nomes como o pensador Roger Chartier (citado acima), Nélida Piñon, Mario Magalhães, Betty Milan, Ricardo Lísias, Tiago Ferro - você encontra aqui.

Já o Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, realiza dentro da programação da Bienal, um encontro lusófono. A mesa A importância dos intercâmbios entre festivais luso-brasileiros no fomento à valorização da Língua, Literaturas Lusófonas e negócios acontece no dia 7, às 12h e irá falar sobre o intercâmbio cultural entre os países falantes da língua portuguesa. Participam do encontro Amosse Mucavele, curador da Feira do Livro de Maputo e idealizador e curador do Templo d’Escritas; Filinto Elísio, poeta e organizador do Festival de Literatura Mundo do Sal, em Praia (capital), Cabo Verde, África; João Morales, jornalista e curador do Festival Livros a Oeste; Ana Ventura Miranda, atriz e produtora cultural e Helder Beja, cofundador do Festival Literário de Macau – Rota das Letras.

Todas as mesas serão transmitidas gratuitamente pela plataforma da Bienal Virtual. As inscrições gratuitas estão abertas.

[02/12/2020 11:00:00]