Publicidade
Publicidade
Os detalhes da Bienal Virtual de SP
PublishNews, Talita Facchini, 09/11/2020
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela programação cultural da primeira edição virtual de um dos maiores eventos literários do país

Já é tradição: nos anos pares sempre têm Bienal do Livro em São Paulo. Consagrado como um dos maiores eventos do mercado do livro, em 2018, a Bienal de SP recebeu mais de 600 mil pessoas e muitas editoras saíram com um saldo positivo. Este ano, no entanto, por conta da pandemia, a edição presencial foi suspensa.

Para contornar – em partes – a situação, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do evento, criou a primeira edição da Bienal Virtual de São Paulo, marcada para acontecer de 7 a 13 de dezembro. A plataforma que abrigará o evento foi lançada no último dia 30, mas a programação ainda segue sendo planejada.

Para coordenar a programação cultural de um dos espaços do evento, a Arena Virtual – que reúne autores para bate-papos sobre os mais variados temas –, a CBL chamou Diana Passy, criadora do Flipop e Jovem Talento de 2018. Ela é a convidada do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa com a nossa equipe falou sobre os desafios de montar um evento do tamanho e importância da Bienal. “O principal desafio é justamente descobrir como traduzir a experiência da Bienal presencial, que todos nós conhecemos, para esse espaço virtual”, explicou. “Quem estiver assistindo às palestras vai poder ter acesso aos autores para mandar suas dúvidas e seus recados, isso não vai se perder”, garantiu.

Mesmo assim, Diana pontuou o desafio de “convencer” os leitores a entrarem no ambiente virtual da feira e interagirem com a programação, algo que aconteceria de forma muito mais orgânica caso o evento fosse presencial. “Pode parecer um detalhe, mas que acaba fazendo diferença em como você pensa essa programação”, lembrou Diana que teve no meio do ano uma experiência parecida com a edição virtual do Flipop, que conseguiu que mais de 40 mil pessoas assistissem ao evento.

A expectativa da Bienal é um pouco maior: o evento espera que um milhão de pessoas acessem a plataforma e participem da programação que focará na questão da representatividade. Diana contou também que conseguir conciliar a diversidade de temas e também dar visibilidade para as editoras que participarão da Bienal tem sido desafiador. “São mais de 100 expositores que já confirmaram na Bienal Virtual e como a Arena Virtual seria esse palco principal eu tenho que abarcar uma programação que inclua temas muito diferentes, porque é, de fato, para todos os tipos de leitores”, explicou.

As editoras interessadas em indicar seus autores para a programação podem enviar sugestões ainda esta semana para o e-mail paloma@checklisteventos.com.br.

Na nossa conversa, Maju Alves, responsável pelos projetos do PublishNews também deu as primeiras informações sobre a programação do InterLivro, evento para os profissionais do mercado, que será organizado pelo PN.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Não é sopa, Nina Horta (Companhia das Letras)
Vermelho branco e sangue azul - Casey McQuiston (Companhia das Letras) - Participação da autora na FLIPOP
Bingo da literatura negra - @afroliteraria
Cidades afundam em dias normais - Aline Valek (Rocco)
O avesso da pele - Jeferson Tenório (Companhia das Letras)
Sessão de terapia - Globo Play
Explicando: o poder do voto - Netflix
QAnon - Teoria


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público
Podcast do PublishNews recebe a narradora Priscila Scholz e Clayton Heringer, produtor artístico da Tocalivros
Anja Riedeberger, do Instituto Goethe, e Vicent Zonca, do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, falam dos respectivos programas de apoio à tradução e à publicação
Felipe Poletti, diretor editorial da Editora do Brasil, e Natália Vieira, da consultoria Radar de Licitações, falam sobre a importância das compras governamentais para as editoras e como as pequenas e médias editoras podem acessar os editais
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Idealizador do @Book.ster, Pedro Pacífico fala, no Podcast do PublishNews, sobre a sua relação com as editoras e detalha o perfil do seu público
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Podcast do PublishNews recebe a narradora Priscila Scholz e Clayton Heringer, produtor artístico da Tocalivros
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Anja Riedeberger, do Instituto Goethe, e Vicent Zonca, do Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil, falam dos respectivos programas de apoio à tradução e à publicação
Cada um escreve o que quer; eu sei o que sou.
Maria Bethânia
Cantora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar