Publicidade
Publicidade
O fim de ano das livrarias
PublishNews, Talita Facchini, 30/11/2020
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021

Dois mil e vinte foi um ano especialmente difícil para as livrarias físicas e não só para as brasileiras. Os dados disponíveis em relatórios como o da Nielsen e o da GfK apontam para uma recuperação do varejo, mas o que se ouve é que esse crescimento foi abocanhado por gigantes do e-commerce e muitas dessas vendas não passaram pelas livrarias de argamassa e tijolo. A última esperança para o setor está nas vendas de fim de ano.

A importância de manter as livrarias abertas e atraentes nessa época do ano é uma preocupação de todos. Na Europa, por exemplo, que enfrenta uma segunda onda da pandemia, James Daunt, CEO da americana Barnes & Noble e da britânica Waterstones, fez um apelo para que as livrarias fossem consideradas como essenciais, alertando que muitas poderão fechar as portas caso percam as vendas de fim de ano. “Não tenho dúvidas de que, se as livrarias não ganharem o Natal, muitas delas fecharão. As livrarias, de um modo geral, ‘andam sobre a água’ ou até perdem dinheiro 11 meses do ano e ganham no final do ano. Estamos em um momento chave para os livreiros”, disse Daunt em entrevista à BBC.

No podcast desta semana, conversamos com Gilmar Cosmo, da livraria A Página; Talita Camargo, da Livraria do Comendador; Mônica Carvalho, da Livraria da Tarde; e Daniela Amendola, da Livraria Mandarina, para saber como anda a situação por aqui. Quisemos saber como estão se preparando para as vendas de Natal; se preparam promoções especiais; como lidam com as medidas de isolamento social e os protocolos para evitar aglomeração de pessoas e dos planos e expectativas para 2021.

Na livraria A Página -- que abriu em novembro uma loja na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e tem outras duas engatilhadas até o fim do ano: em São Paulo e em Londrina --, o momento já é outro. “A gente acredita que todo esse momento de instabilidade passou. A gente teve que reestruturar todo o nosso planejamento estratégico, desenvolvemos e criamos novos planos de ação e agora a gente tá colhendo bons frutos disso”, contou Gilmar, dando ainda um balanço geral das vendas da rede. “Nossas vendas estão muito boas, crescendo em relação ao ano passado, o varejo está retomando e obviamente, estamos trabalhando mais do que nunca pra reverter os prejuízos acumulados durante a pandemia”.

Além d’A Página, as livrarias da Tarde, Mandarina e Comendador também tiveram que ser criativas para passar pelo momento difícil no meio do ano, quando se viram obrigadas a fechar as portas. “A gente conseguiu se comunicar bem com o nosso público nas redes sociais e ganhamos um volume de fãs, porque são mais que clientes, são fãs, que divulgam nas suas redes, que elogiam, gostam de comprar com a gente, então acho que mesmo com os desafios acredito que estamos saindo bem melhor desse ano do que entramos”, aponta Mônica.

Sobre os descontos para o Natal, as livrarias destacam a parceria com as editoras neste fim de ano para potencializar as vendas além das lojas on-line, que continuam importantes. Na Livraria do Comendador, que divide seu espaço com o Zel Café, o atendimento continua presencial e por WhatsApp, enquanto a Livraria da Tarde, prepara para lançar em breve, o seu site.

Os protocolos para evitar aglomeração nas lojas e os planos paras 2021 também foram discutidos neste episódio.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Podcast do PublishNews conversou com André Fonseca, editor sênior da Citadel, e J.A. Ruggeri, gerente de aquisições da Alta Books, para entender o crescimento das obras das respectivas editoras nas listas dos mais vendidos
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Mais uma vez, o telefone tocou na agência fictícia criada por Marisa Moura. Dessa vez, uma agente concorrente liga para fazer uma proposta para a misteriosa (e engraçada) funcionária
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
A função da literatura não é melhorar as pessoas, e sim abrir um campo democrático de imaginação.
Aleksandar Hemon
Escritor bósnio
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar