Quais as propostas dos candidatos à prefeitura de BH para o livro, leitura e bibliotecas?
PublishNews, Leonardo Neto, 10/11/2020
Segunda reportagem da série ‘PN nas Eleições’ destaca as propostas dos quatro primeiros colocados em pesquisa eleitoral na corrida à prefeitura da capital mineira

A Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais de Belo Horizonte | © Nathalia Segato / Unsplash
A Lagoa da Pampulha é um dos cartões postais de Belo Horizonte | © Nathalia Segato / Unsplash
O PublishNews dá sequência à série que apresenta a seus assinantes as propostas relacionadas ao livro, leitura e biblioteca de candidatos à prefeitura de algumas capitais brasileiras. Hoje, será a vez de Belo Horizonte e os candidatos analisados são os quatro primeiros colocados na pesquisa Datafolha do último dia 6 de novembro.

Líder no levantamento, Alexandre Kalil (PSD), o atual prefeito, elenca como um dos seus desafios “continuar fomentando a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem” e para isso, propõe investir continuamente nas bibliotecas escolares como espaço catalisador do Programa Leituras em Conexão, cuja finalidade é formar leitores competentes, capazes de conhecer e investigar em qualquer área do conhecimento, reestruturando os espaços que ainda não foram modernizados. Outro desafio apontado pela equipe de Kalil é fomentar e apoiar a produção artística local. Para isso propõe ampliar o incentivo às expressões artísticas – incluindo aqui a literária – e ainda fortalecer e dar melhores condições técnicas a espaços como museus, bibliotecas e salas de espetáculos.

O programa de João Vitor Xavier (Cidadania) promete uma educação com mais inclusão e para isso, propõe incentivar formas de participação coletiva de jovens e adultos em atividades literárias, entre outras como esportivas, musicais e cênicas. Na área de desenvolvimento urbano, diz que vai permitir a ocupação de vias como extensão de livrarias, sem a necessidade de “parkets”, estruturas que ocupam parte das ruas com mobiliário que propõe a convivência de pessoas.

Entre os candidatos à prefeitura de BH, Áurea Carolina (PSOL) é a que dedica mais espaço no seu plano de governo para tratar de questões relacionadas ao livro, leitura e bibliotecas. Ela é a única que usa a palavra "livro" no seu plano de governo e "biblioteca" aparece quatro vezes. Ela promete “ampliar as políticas de acesso ao livro literário e a literaturas especializadas que potencializem a formação crítica cidadã para a solidariedade, a diversidade e o respeito aos saberes tradicionais”. Na área de bibliotecas, propõe “expandir e incrementar infraestruturas digitais de promoção do acesso à Cultura, como galerias, bibliotecas e acervos digitais”, articulando tudo isso com políticas de democratização do acesso à internet. Outra proposta nesta área é a de desenvolver políticas de qualificação dos equipamentos culturais, incluindo aqui as bibliotecas. Por fim, a candidata quer integrar espaços esportivos às estruturas de Educação, Saúde, Turismo e Cultura, como bibliotecas, parques, praças, escolas, laboratórios de informática e unidades básicas de saúde.

Bruno Engler (PRTB), um dos prefeitáveis endossado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em algumas cidades brasileiras, não faz nenhuma menção aos temas em seu plano de governo.

Além de Belo Horizonte, a série já mapeou as propostas dos candidatos no Rio de Janeiro e passará ainda por Porto Alegre e São Paulo. As quatro capitais foram escolhidas por concentrarem boa parte da atividade editorial no país.

[10/11/2020 09:00:00]