Publicidade
Publicidade
As oportunidades do 'Mundo Árabe'
PublishNews, Talita Facchini, 26/10/2020
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.

Em 2020, muita coisa mudou por conta da pandemia do novo coronavírus e no mercado editorial não foi diferente. Os eventos literários, por exemplo, foram cancelados – o assunto até foi tema do nosso podcast em março – e tiveram que se reinventar. Este mês, a Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo, aconteceu fornecendo ao público do mundo todo uma plataforma digital e gratuita com mais de 70h de programação.

Indo na contramão, a Feira do Livro de Sharjah, a terceira maior do mundo, anunciou que terá este ano, uma versão híbrida. Marcada para acontecer de 4 a 14 de novembro, o programa cultural da feira acontecerá de forma digital, enquanto as editoras terão uma exposição física obedecendo todos os protocolos de saúde. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia. Serão 1.024 editoras de 73 países que estarão presentes no Expo Center Sharjah.

O programa profissional da feira também irá acontecer, e assim como nos anos anteriores, tem brasileiros na história. No podcast desta semana, nossa equipe conversou com Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, que estará no evento pela terceira vez, para falar sobre suas expectativas para a viagem e sobre sua editora.

A primeira vez de Laura em Sharjah foi em 2011, quando a editora foi convidada para participar da Feira. Um convite que, segundo ela, "apareceu do nada em seu e-mail". O interesse pela cultura árabe em geral sempre existiu na Roça Nova, mas foi somente em 2016 que o selo Tabla foi criado, com um nome e identidade que se aproximavam mais das obras que a editora estava construindo. "A ideia da Tabla sempre foi traduzir do árabe, do farsi, do turco, buscar uma coisa bem legítima e autêntica", explica Laura. Com a participação na Feira de Sharjah, a editora ganhou também uma bolsa de tradução que facilitou o processo.

Sobre a questão da feira ser presencial, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, Laura admite. "Eu estou gostando muito. Acho que eles são bem cuidadosos, têm uma estrutura incrível, têm uma confiança de que a coisa vai ser bem feita. Eu desde o início não vacilei, pensei ‘eu quero ir’ e fiquei bem feliz quando recebi a notícia”. Para o evento, todos os visitantes terão a temperatura medida e passarão por portões de higienização. Além disso, eles terão pulseiras coloridas que ajudarão no monitoramento de horários fixos para a visitação, que deverá ser pré-agendada no site do evento.

Não é de hoje que Sharjah investe na cultura e na literatura e é aproveitando essa abertura que a Tabla vai construindo seu catálogo. “Eles têm uma vontade política, uma vontade cultural de fazer com que essa coisa do livro aconteça que é impressionante", contou Laura, que explicou também como funciona o processo de encontrar novas obras. "É tão grande a diversidade, é tanta coisa que tem que ficar filtrando. Os prêmios acabam sendo também uma referência, mas são várias as fontes", comentou.

Nosso episódio também teve a participação de Juliana Farias, que já esteve no nosso podcast ano passado falando sobre suas experiências na Feira de Sharjah, e que esse ano participará novamente do evento representando a sua agência, Juliana Farias. A editora contou que o seu foco é mesmo o trabalho com a língua árabe, representando autores aqui no Brasil e representando a Agência Riff e outras internacionais. "A rodada de negociações presencial é a única que eu vou participar este ano, então acabou sendo a feira mais importante este ano para mim", contou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

A maldição da mansão Bly - Netflix
Respondendo em voz alta - Spotify
Pânico - Netflix
Vinte mil léguas submarinas - Podcast da Quatro Cinco Um
Orientalismo, de Edward Said (Companhia das Letras)
Podcast WTF

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras.
Dilma Rousseff
Presidente do Brasil

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar