Publicidade
Publicidade
As oportunidades do 'Mundo Árabe'
PublishNews, Talita Facchini, 26/10/2020
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.

Em 2020, muita coisa mudou por conta da pandemia do novo coronavírus e no mercado editorial não foi diferente. Os eventos literários, por exemplo, foram cancelados – o assunto até foi tema do nosso podcast em março – e tiveram que se reinventar. Este mês, a Feira do Livro de Frankfurt, a maior do mundo, aconteceu fornecendo ao público do mundo todo uma plataforma digital e gratuita com mais de 70h de programação.

Indo na contramão, a Feira do Livro de Sharjah, a terceira maior do mundo, anunciou que terá este ano, uma versão híbrida. Marcada para acontecer de 4 a 14 de novembro, o programa cultural da feira acontecerá de forma digital, enquanto as editoras terão uma exposição física obedecendo todos os protocolos de saúde. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia. Serão 1.024 editoras de 73 países que estarão presentes no Expo Center Sharjah.

O programa profissional da feira também irá acontecer, e assim como nos anos anteriores, tem brasileiros na história. No podcast desta semana, nossa equipe conversou com Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, que estará no evento pela terceira vez, para falar sobre suas expectativas para a viagem e sobre sua editora.

A primeira vez de Laura em Sharjah foi em 2011, quando a editora foi convidada para participar da Feira. Um convite que, segundo ela, "apareceu do nada em seu e-mail". O interesse pela cultura árabe em geral sempre existiu na Roça Nova, mas foi somente em 2016 que o selo Tabla foi criado, com um nome e identidade que se aproximavam mais das obras que a editora estava construindo. "A ideia da Tabla sempre foi traduzir do árabe, do farsi, do turco, buscar uma coisa bem legítima e autêntica", explica Laura. Com a participação na Feira de Sharjah, a editora ganhou também uma bolsa de tradução que facilitou o processo.

Sobre a questão da feira ser presencial, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, Laura admite. "Eu estou gostando muito. Acho que eles são bem cuidadosos, têm uma estrutura incrível, têm uma confiança de que a coisa vai ser bem feita. Eu desde o início não vacilei, pensei ‘eu quero ir’ e fiquei bem feliz quando recebi a notícia”. Para o evento, todos os visitantes terão a temperatura medida e passarão por portões de higienização. Além disso, eles terão pulseiras coloridas que ajudarão no monitoramento de horários fixos para a visitação, que deverá ser pré-agendada no site do evento.

Não é de hoje que Sharjah investe na cultura e na literatura e é aproveitando essa abertura que a Tabla vai construindo seu catálogo. “Eles têm uma vontade política, uma vontade cultural de fazer com que essa coisa do livro aconteça que é impressionante", contou Laura, que explicou também como funciona o processo de encontrar novas obras. "É tão grande a diversidade, é tanta coisa que tem que ficar filtrando. Os prêmios acabam sendo também uma referência, mas são várias as fontes", comentou.

Nosso episódio também teve a participação de Juliana Farias, que já esteve no nosso podcast ano passado falando sobre suas experiências na Feira de Sharjah, e que esse ano participará novamente do evento representando a sua agência, Juliana Farias. A editora contou que o seu foco é mesmo o trabalho com a língua árabe, representando autores aqui no Brasil e representando a Agência Riff e outras internacionais. "A rodada de negociações presencial é a única que eu vou participar este ano, então acabou sendo a feira mais importante este ano para mim", contou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

A maldição da mansão Bly - Netflix
Respondendo em voz alta - Spotify
Pânico - Netflix
Vinte mil léguas submarinas - Podcast da Quatro Cinco Um
Orientalismo, de Edward Said (Companhia das Letras)
Podcast WTF

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews recebe Alex Amorim, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados, para falar tudo o que o editor e livreiro precisam saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Podcast do PublishNews conversou com Giovana Bruno Lima e Maju Alves sobre como as editoras podem tirar proveito do aplicativo do momento
Podcast do PublishNews conversou com Guilherme Monteiro, gerente-executivo de Estratégia e Marketing da Suzano, e com Rafael Vido, um dos sócios da Geográfica, para saber mais sobre a indústria gráfica e de papéis
Para falar sobre o assunto, o Podcast do PublishNews recebeu a economista Mariana Bueno e o tributarista Hugo Machado Segundo
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Dessa vez, a misteriosa telefonista atende uma editora com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial
No segundo capítulo da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas lembra de episódios marcantes vividos ao lado do poeta gaúcho
Podcast do PublishNews recebe Alex Amorim, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados, para falar tudo o que o editor e livreiro precisam saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, mais uma vez, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Livros, como os amigos, devem ser poucos e bem escolhidos
Samuel Paterson
Livreiro e leiloeiro inglês
(1728-1802)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar