Indo na contramão, a Feira do Livro de Sharjah, a terceira maior do mundo, anunciou que terá este ano, uma versão híbrida. Marcada para acontecer de 4 a 14 de novembro, o programa cultural da feira acontecerá de forma digital, enquanto as editoras terão uma exposição física obedecendo todos os protocolos de saúde. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia. Serão 1.024 editoras de 73 países que estarão presentes no Expo Center Sharjah.
O programa profissional da feira também irá acontecer, e assim como nos anos anteriores, tem brasileiros na história. No podcast desta semana, nossa equipe conversou com Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, que estará no evento pela terceira vez, para falar sobre suas expectativas para a viagem e sobre sua editora.
A primeira vez de Laura em Sharjah foi em 2011, quando a editora foi convidada para participar da Feira. Um convite que, segundo ela, "apareceu do nada em seu e-mail". O interesse pela cultura árabe em geral sempre existiu na Roça Nova, mas foi somente em 2016 que o selo Tabla foi criado, com um nome e identidade que se aproximavam mais das obras que a editora estava construindo. "A ideia da Tabla sempre foi traduzir do árabe, do farsi, do turco, buscar uma coisa bem legítima e autêntica", explica Laura. Com a participação na Feira de Sharjah, a editora ganhou também uma bolsa de tradução que facilitou o processo.Sobre a questão da feira ser presencial, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, Laura admite. "Eu estou gostando muito. Acho que eles são bem cuidadosos, têm uma estrutura incrível, têm uma confiança de que a coisa vai ser bem feita. Eu desde o início não vacilei, pensei ‘eu quero ir’ e fiquei bem feliz quando recebi a notícia”. Para o evento, todos os visitantes terão a temperatura medida e passarão por portões de higienização. Além disso, eles terão pulseiras coloridas que ajudarão no monitoramento de horários fixos para a visitação, que deverá ser pré-agendada no site do evento.
Não é de hoje que Sharjah investe na cultura e na literatura e é aproveitando essa abertura que a Tabla vai construindo seu catálogo. “Eles têm uma vontade política, uma vontade cultural de fazer com que essa coisa do livro aconteça que é impressionante", contou Laura, que explicou também como funciona o processo de encontrar novas obras. "É tão grande a diversidade, é tanta coisa que tem que ficar filtrando. Os prêmios acabam sendo também uma referência, mas são várias as fontes", comentou.
Nosso episódio também teve a participação de Juliana Farias, que já esteve no nosso podcast ano passado falando sobre suas experiências na Feira de Sharjah, e que esse ano participará novamente do evento representando a sua agência, Juliana Farias. A editora contou que o seu foco é mesmo o trabalho com a língua árabe, representando autores aqui no Brasil e representando a Agência Riff e outras internacionais. "A rodada de negociações presencial é a única que eu vou participar este ano, então acabou sendo a feira mais importante este ano para mim", contou.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
A maldição da mansão Bly - Netflix
Respondendo em voz alta - Spotify
Pânico - Netflix
Vinte mil léguas submarinas - Podcast da Quatro Cinco Um
Orientalismo, de Edward Said (Companhia das Letras)
Podcast WTF
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?