Publicidade
Publicidade
E os eventos literários? Como ficam?
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 30/03/2020
Podcast do PublishNews conversou com os responsáveis pela Feira do Livro da Unesp, do Flipoços, do Fliaraxá e da Flip para saber os impactos da pandemia do novo coronavírus nestes eventos

Aglomeração de leitores na frente da Casa Folha, na Flip | © André Argolo
Aglomeração de leitores na frente da Casa Folha, na Flip | © André Argolo

No mundo do livro, um dos efeitos da escalada do coronavírus foi a suspensão de eventos literários. Eles foram caindo como uma fileira de dominós: primeiro a Feira de Bolonha, depois o Salão do Livro de Paris, até a Feira do Livro de Londres, talvez a mais importante do primeiro semestre. Desde a confirmação do primeiro caso da covid-19, no fim de fevereiro, organizadores das nossas feiras e festas literárias também tiveram que ficar atentos e não tardou para que elas também fossem sendo adiadas.

Como foram os bastidores dessas decisões? Que impactos isso pode ter nesses eventos e no calendário, uma vez que quase todos os festivais foram transferidos para o segundo semestre? A programação? Terá que ser alterada?

Para tentar responder a essas perguntas, o Podcast do PublishNews dessa semana conversou com responsáveis pela Feira do Livro da Unesp, do Flipoços, do Fliaraxá e da Flip.

Jézio Gutierre, da Feira do Livro da Unesp, disse que procurou a ajuda de especialistas antes de bater o martelo sobre o adiamento do evento. "Nós falamos com pessoas muito bem localizadas no Ministério da Saúde, na Secretaria da Saúde de São Paulo e chegamos à conclusão que até pela indicação e aconselhamentos com esses profissionais, que a melhor decisão a tomar seria justamente o adiamento, simplesmente para proteger todas as pessoas e não ser um vetor a mais para a disseminação da epidemia", disse.

Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, frisou que não foi uma decisão fácil de se tomar. "O nosso programa principal já estava em boa parte definido [...] Começamos agora, o delicado trabalho de comunicar a decisão a toda a cadeia de produção envolvida, convidados, parceiros, apoiadores, fornecedores e a equipe. Estamos nos reorganizando para seguir trabalhando remotamente para realizar a Flip em novembro", contou.

Sobre o impacto econômico, os curadores ouvidos pelo PN acreditam que não será relevante, já que todos confiam que patrocinadores, parceiros e expositores continuarão remando no mesmo barco. "Felizmente, os nossos parceiros e patrocinadores estão conosco, não tivemos nenhuma baixa de patrocínio, nem de apoio. Todos continuam conosco", adiantou Gisele Ferreira, curadora do Flipoços. "Com relação a orçamento, o Fliaraxá, como tantos outros projetos são de lei federal de incentivo à cultura, impacta pouco, porque basta transferir de uma data para outra e fazer a execução orçamentária conforme o previsto", completou Afonso Borges, curador do Festival Literário de Araxá.

O acúmulo de eventos no segundo semestre preocupa os organizadores. Mas mais do que isso, essa concentração pode afetar a participação de expositores por exemplo, ou de frequentadores, que tenderão a viajar menos. O podcast desta semana ouviu o que cada um pensa sobre a questão e tratou de saber também, como ficará a programação de cada um deles.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
Podcast do PublishNews desta semana conversou com Rafael Lunes, sócio-fundador do Skeelo, startup de distribuição de livros digitais
Podcast desta semana recebeu Claudia Machado, da Catavento, que deu detalhes sobre o novo curso de marketing digital voltado para as livrarias
Podcast do PublishNews desta semana recebeu Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA, para falar sobre o novo selo da editora
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Verena Borelli, terceira finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, fala dos desafios em transformar o trabalho presencial em remoto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Acho que todo escritor é um leitor de si mesmo.
Michel Laub
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar