Publicidade
Publicidade
E os eventos literários? Como ficam?
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 30/03/2020
Podcast do PublishNews conversou com os responsáveis pela Feira do Livro da Unesp, do Flipoços, do Fliaraxá e da Flip para saber os impactos da pandemia do novo coronavírus nestes eventos

Aglomeração de leitores na frente da Casa Folha, na Flip | © André Argolo
Aglomeração de leitores na frente da Casa Folha, na Flip | © André Argolo

No mundo do livro, um dos efeitos da escalada do coronavírus foi a suspensão de eventos literários. Eles foram caindo como uma fileira de dominós: primeiro a Feira de Bolonha, depois o Salão do Livro de Paris, até a Feira do Livro de Londres, talvez a mais importante do primeiro semestre. Desde a confirmação do primeiro caso da covid-19, no fim de fevereiro, organizadores das nossas feiras e festas literárias também tiveram que ficar atentos e não tardou para que elas também fossem sendo adiadas.

Como foram os bastidores dessas decisões? Que impactos isso pode ter nesses eventos e no calendário, uma vez que quase todos os festivais foram transferidos para o segundo semestre? A programação? Terá que ser alterada?

Para tentar responder a essas perguntas, o Podcast do PublishNews dessa semana conversou com responsáveis pela Feira do Livro da Unesp, do Flipoços, do Fliaraxá e da Flip.

Jézio Gutierre, da Feira do Livro da Unesp, disse que procurou a ajuda de especialistas antes de bater o martelo sobre o adiamento do evento. "Nós falamos com pessoas muito bem localizadas no Ministério da Saúde, na Secretaria da Saúde de São Paulo e chegamos à conclusão que até pela indicação e aconselhamentos com esses profissionais, que a melhor decisão a tomar seria justamente o adiamento, simplesmente para proteger todas as pessoas e não ser um vetor a mais para a disseminação da epidemia", disse.

Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, frisou que não foi uma decisão fácil de se tomar. "O nosso programa principal já estava em boa parte definido [...] Começamos agora, o delicado trabalho de comunicar a decisão a toda a cadeia de produção envolvida, convidados, parceiros, apoiadores, fornecedores e a equipe. Estamos nos reorganizando para seguir trabalhando remotamente para realizar a Flip em novembro", contou.

Sobre o impacto econômico, os curadores ouvidos pelo PN acreditam que não será relevante, já que todos confiam que patrocinadores, parceiros e expositores continuarão remando no mesmo barco. "Felizmente, os nossos parceiros e patrocinadores estão conosco, não tivemos nenhuma baixa de patrocínio, nem de apoio. Todos continuam conosco", adiantou Gisele Ferreira, curadora do Flipoços. "Com relação a orçamento, o Fliaraxá, como tantos outros projetos são de lei federal de incentivo à cultura, impacta pouco, porque basta transferir de uma data para outra e fazer a execução orçamentária conforme o previsto", completou Afonso Borges, curador do Festival Literário de Araxá.

O acúmulo de eventos no segundo semestre preocupa os organizadores. Mas mais do que isso, essa concentração pode afetar a participação de expositores por exemplo, ou de frequentadores, que tenderão a viajar menos. O podcast desta semana ouviu o que cada um pensa sobre a questão e tratou de saber também, como ficará a programação de cada um deles.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
"Notícias recentes mostram que o país discute hoje temas que, no Brasil, costumam aparecer como dilemas do futuro, como concentração de mercado, equilíbrio entre cultura e varejo e sustentabilidade econômica das livrarias"
Concluo com um de seus epigramas, meu epigrama favorito de Dufoo (filho): ‘Em seu trágico desespero arrancava, brutalmente, os cabelos de sua peruca’
Enrique Vila-Matas
Escritor espanhol

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar