Santillana vende matriz espanhola por 465 milhões de euros
PublishNews, Redação, 20/10/2020
Venda não afeta operação brasileira. Grupo finlandês Sanoma ficará com a editora espanhola.

Fachada da matriz espanhola do Grupo Prisa | © Site da empresa
Fachada da matriz espanhola do Grupo Prisa | © Site da empresa
O grupo espanhol Prisa anunciou a venda da Santillana na Espanha para o grupo finlandês Sanoma, que reúne meios de comunicação e negócios de educação no país nórdico. Segundo a própria empresa, o braço espanhol representa 21% do Grupo Santillana.

A venda foi fechada em 465 milhões de euros. Com a venda, o Grupo Prisa destinará 400 milhões para amortizar uma dívida que supera um bilhão de euros. O contrato de refinanciamento da dívida prevê a prorrogação do seu vencimento até março de 2025. A empresa informa que o refinanciamento possibilitará injetar 275 milhões de euros para reforçar a sua liquidez.

As operações da Santillana na América Latina, que segue nas mãos do Grupo Prisa, não foram incluídas na venda. A operação no Brasil, portanto, não foi afetada.

A Santillana manterá a propriedade de todas as suas marcas. O acordo é um licenciamento exclusivo em favor do Sanoma para a utilização das marcas Santillana e Loqueleo, entre outras, em toda a União Europeia, excetuando-se Portugal. Outra exceção é a marca Richmond, que, na Espanha, continuará sendo usada pelo Prisa. A confirmação da operação deverá ser ratificada pelas autoridades de concorrências da Espanha.

[21/10/2020 08:40:00]