Publicidade
Publicidade
O clube de assinatura de livros digitais com 23 milhões de assinantes
PublishNews, Talita Facchini, 13/10/2020
Podcast do PublishNews desta semana conversou com Rafael Lunes, sócio-fundador do Skeelo, startup de distribuição de livros digitais

Fazer com que mais pessoas tenham acesso aos livros digitais ainda é um desafio no Brasil. Pensando em ideias para resolver esse problema, surgiu a startup de livros digitais, Skeelo e o Podcast do PublishNews conversou com Rafael Lunes, sócio-fundador da startup para explicar como tudo funciona.

Começando pelo nome, Lunes explica que os sócios queriam algo criativo e que fosse versátil e flexível. “Sempre quisemos fazer uma brincadeira com o nome associando a algum bicho simpático, que tivesse muitos atributos interessantes para a nossa operação, que fosse rápido, inteligente, flexível e planejado [...] E a parte do skill tem uma puxada do inglês, que significa habilidade e conhecimento”, explicou.

O Skeelo foi criado no final de 2018 e procurou desde o início usar as redes de telecomunicação para distribuir os livros digitais. As editoras também têm um grande papel na atuação da startup. “Quando falamos do mercado editorial, precisamos conhecer quem são, realmente, os 10%, 15% das grandes editoras que fazem o grande volume acontecer no Brasil, em termos de venda e de tiragem”, contou Lunes, explicando ainda que as listas dos mais vendidos foram um parâmetro para chamar as editoras a participar da iniciativa. “E tivemos a adesão, num primeiro momento, de três grandes players: a Companhia das Letras, Globo Livros e a Planeta, e a partir daí começamos a procurar as outras editoras”.

A inspiração do Skeelo veio dos clubes de livros físicos: a curadoria, escolha dos títulos e o cuidado com as obras enviadas aos clientes. Já as recomendações vêm do que está vendendo mais no mercado de livros físicos. “A gente consegue saber através do PublishNews ou através dos 100 mais vendidos da Amazon quais são os livros que estão fazendo sucesso no formato tradicional e assim pensar como a gente alavanca esses livros, numa outra ordem de grandeza [...] para dentro do Skeelo”. A startup possui cerca pouco mais de mil títulos, mas todos com uma boa história de venda. Essas obras são recomendadas aos usuários e eles têm 30 dias para realizar uma troca caso não gostem do que foi recomendado.

Sobre o modelo de negócio da startup, Lunes explica que o trabalho começa pelo canal de distribuição e que atualmente trabalham com grandes prestadores de serviço como bancos e operadoras de telecomunicação que procuram novos benefícios para os seus usuários e é aí que o Skeelo entra.

Na quarentena, a plataforma teve um bom desempenho. Lunes conta que o Skeelo teve um aumento de 275% no consumo de livros dentro do seu acervo. Quanto aos gêneros, autoajuda sai na frente com cerca de 50% do consumo e em setembro, a startup começou a apostar nos audiolivros pensando em atingir uma massa consumidora maior e já conseguiu até uma parceria com o Sem Parar. "Nós temos 23 milhões de clientes que são elegíveis a resgatar livros digitais no Skeelo e a gente tem entre 4% a 5% - desses 23 milhões - que são assíduos mensais", revela Lunes.

Na conversa, Rafael falou também sobre como vê a pesquisa Retratos da Leitura, explicou detalhadamente as parcerias do Skeelo com as prestadoras de serviço, falou sobre o plano de formar uma nova massa consumidora de livros e sobre os outros planos para a empresa.


Indicações:

Feira de Frankfurt
The boys in the band - Netflix
Emily in Paris - Netflix
O poder do hábito - Companhia das Letras
O ódio que você semeia - Telecine Play
Meus tempos de ansiedade - Companhia das Letras

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
Sou um militante da ficção. É o que me dá um sentido diferente de vida. Posso dizer que quase existo pela ficção.
Bernardo Carvalho
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar