Publicidade
Publicidade
Os novos planos da DBA
PublishNews, Talita Facchini, 28/09/2020
Podcast do PublishNews desta semana recebeu Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA, para falar sobre o novo selo da editora

Com três décadas de história no mercado editorial brasileiro, a DBA Editora se consolidou publicando sempre livros caprichados sobre futebol, gastronomia, fotografia, arquitetura, artes e natureza. Nesse meio tempo, a editora realizou diversos projetos corporativos, contando a história das empresas através dos livros. Agora, a casa editorial resolveu colocar em prática um desejo antigo e publicar literatura. Assim nasceu a DBA Literatura, dedicada, como o próprio nome já adianta, a literatura plena, mais especificamente a ficção contemporânea. A proposta do novo selo é publicar autores inéditos no Brasil e que são conhecidos em países como Coréia, Portugal e Argentina. Para contar a história da editora e sobre os desafios de manter e ampliar a casa editorial, o Podcast do PublishNews desta semana conversou com Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA.

A DBA começou sua história publicando diversos livros sobre futebol que, segundo Alexandre, eram publicados de forma heroica e que tempos depois, se tornaram inviáveis por conta dos direitos autorais das inúmeras imagens usadas nas obras. Depois disso, vieram os livros sobre gastronomia, natureza, arquitetura e fotografia, sempre feitos em parceria com nomes renomados das respectivas áreas. "Nesses 30 anos conseguimos fazer um catálogo muito bacana de livros ilustrados", lembra Alexandre.

Fazer obras bem-acabadas e, ao mesmo tempo acessíveis ao público, é uma equação complicada. Na DBA, Alexandre contornou o desafio publicando livros que ele não queria tanto publicar, mas que tinham patrocínio, para então publicar as obras que eram o seu sonho. "Acendia uma vela para o diabo e outra para o santo", brincou. "Eu queria muito fazer um livro de futebol, que eu achava importante e depois tinha outro livro que tinha um patrocínio, mas não achava tão interessante, mas eu fazia. Publicava o livro que não achava interessante e usava o dinheiro para o livro que eu queria mesmo fazer. Esse balanço aconteceu bastante", explicou.

Esse processo acabou empurrando a DBA pelo caminho de publicar projetos patrocinados e livros corporativos. "A gente trouxe esse tipo de expertise de fazer livro muito bem-feito, muito bonito, formato grande, para a história das empresas", contou Alexandre. Além disso, a editora começou a "misturar as coisas", trazendo fotógrafos, jornalistas e escritores para também trabalharem nas obras corporativas. Alguns desses projetos deram tão certo que chegaram até as prateleiras das livrarias.

Já o novo selo DBA Literatura veio de um desejo antigo de Alexandre e, com a parceria Antônio Xerxenesky, o projeto saiu do papel. A ideia é publicar ficção contemporânea de autores pouco conhecidos no Brasil e ter seis títulos até o fim do ano. Dentre os primeiros nomes a sair pela DBA Literatura estão a francesa Agnès Poirier, autora da obra Notre-Dame; a norte-americana Elizabeth Sanxay Holding, com The blank wall; o argentino J. P. Zooey, com Sol artificial, e o português João Reis, com a obra A noiva do tradutor.

Na conversa, Alexrandre deu detalhes sobre as obras, falou sobre como a editora tem andado durante a pandemia, os rearranjos feitos com a chegada do novo selo e o relacionamento com as livrarias.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

A parede branca - Elizabeth Sanxay Holding
Selling Sunset - Netflix
O dilema das redes - Netflix
The assassinato de GIanni Versace - Netflix
Succession - HBO
Unorthodox - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Karine Pansa, recém-eleita vice-presidente da International Publishers Association, participa do Podcast do PublishNews dessa semana
Podcast do PublishNews conversou com Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira, os idealizadores da Plataforma Vida de Escritor,
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
Talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve a seus leitores perfeitos.
Mary Ann Shaffer
Escritora americana (1934-2008)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar