Publicidade
Publicidade
Os novos planos da DBA
PublishNews, Talita Facchini, 28/09/2020
Podcast do PublishNews desta semana recebeu Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA, para falar sobre o novo selo da editora

Com três décadas de história no mercado editorial brasileiro, a DBA Editora se consolidou publicando sempre livros caprichados sobre futebol, gastronomia, fotografia, arquitetura, artes e natureza. Nesse meio tempo, a editora realizou diversos projetos corporativos, contando a história das empresas através dos livros. Agora, a casa editorial resolveu colocar em prática um desejo antigo e publicar literatura. Assim nasceu a DBA Literatura, dedicada, como o próprio nome já adianta, a literatura plena, mais especificamente a ficção contemporânea. A proposta do novo selo é publicar autores inéditos no Brasil e que são conhecidos em países como Coréia, Portugal e Argentina. Para contar a história da editora e sobre os desafios de manter e ampliar a casa editorial, o Podcast do PublishNews desta semana conversou com Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA.

A DBA começou sua história publicando diversos livros sobre futebol que, segundo Alexandre, eram publicados de forma heroica e que tempos depois, se tornaram inviáveis por conta dos direitos autorais das inúmeras imagens usadas nas obras. Depois disso, vieram os livros sobre gastronomia, natureza, arquitetura e fotografia, sempre feitos em parceria com nomes renomados das respectivas áreas. "Nesses 30 anos conseguimos fazer um catálogo muito bacana de livros ilustrados", lembra Alexandre.

Fazer obras bem-acabadas e, ao mesmo tempo acessíveis ao público, é uma equação complicada. Na DBA, Alexandre contornou o desafio publicando livros que ele não queria tanto publicar, mas que tinham patrocínio, para então publicar as obras que eram o seu sonho. "Acendia uma vela para o diabo e outra para o santo", brincou. "Eu queria muito fazer um livro de futebol, que eu achava importante e depois tinha outro livro que tinha um patrocínio, mas não achava tão interessante, mas eu fazia. Publicava o livro que não achava interessante e usava o dinheiro para o livro que eu queria mesmo fazer. Esse balanço aconteceu bastante", explicou.

Esse processo acabou empurrando a DBA pelo caminho de publicar projetos patrocinados e livros corporativos. "A gente trouxe esse tipo de expertise de fazer livro muito bem-feito, muito bonito, formato grande, para a história das empresas", contou Alexandre. Além disso, a editora começou a "misturar as coisas", trazendo fotógrafos, jornalistas e escritores para também trabalharem nas obras corporativas. Alguns desses projetos deram tão certo que chegaram até as prateleiras das livrarias.

Já o novo selo DBA Literatura veio de um desejo antigo de Alexandre e, com a parceria Antônio Xerxenesky, o projeto saiu do papel. A ideia é publicar ficção contemporânea de autores pouco conhecidos no Brasil e ter seis títulos até o fim do ano. Dentre os primeiros nomes a sair pela DBA Literatura estão a francesa Agnès Poirier, autora da obra Notre-Dame; a norte-americana Elizabeth Sanxay Holding, com The blank wall; o argentino J. P. Zooey, com Sol artificial, e o português João Reis, com a obra A noiva do tradutor.

Na conversa, Alexrandre deu detalhes sobre as obras, falou sobre como a editora tem andado durante a pandemia, os rearranjos feitos com a chegada do novo selo e o relacionamento com as livrarias.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

A parede branca - Elizabeth Sanxay Holding
Selling Sunset - Netflix
O dilema das redes - Netflix
The assassinato de GIanni Versace - Netflix
Succession - HBO
Unorthodox - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A biblioteca é um lugar que acolhe conhecimento e acolhe pessoas que buscam conhecimento.
Joselia Aguiar
Autora e gestora da Biblioteca Mário de Andrade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar