Sergio Herz comenta decisão de juiz em relação a Livraria Cultura
PublishNews, Redação, 22/09/2020
Segundo o executivo, 'a Cultura não deixará de existir em 5 dias' e com mudanças em seu modelo de negócio, 'prepara a empresa para voltar ao lucro em 2021'

Na última sexta (18), o juiz Marcelo Barbosa Sacramone, responsável pela condução do processo de recuperação judicial da Livraria Cultura, anunciou sua decisão em relação à não aprovação do novo plano de recuperação judicial da varejista pelos seus credores e deu cinco dias para a varejista comprovar o cumprimento do plano de recuperação já homologado. Em mensagem enviada ao PublishNews, Sergio Herz, principal executivo e filho dos fundadores da rede de livrarias, disse que a decisão “surpreendeu a todos nós”.

“Tivemos maioria dos votos em todas as classes no quesito valor e no quesito cabeças perdemos por causa de dois votos que foram, segundo as próprias empresas, registrados de maneira contrária àquilo que elas desejavam. Estas duas instituições corrigiram o erro durante a própria assembleia e se manifestaram também nos autos do processo”, explicou Herz.

Inicialmente, 53% dos credores da classe IV votaram contra a aprovação do plano, e antes mesmo da assembleia acabar, dois credores informaram à administradora da RJ o erro ao proferir os votos – o que resultaria na aprovação do plano com 51,11% dos votos, mas o magistrado não aceitou o pedido. Ao Valor, Sacramone disse que permitir a alteração do voto pode se configurar num incentivo para que em outros casos isso aconteça.

Em sua mensagem, Herz afirma ainda que existem várias ações alternativas no judiciário, em instâncias superiores, que serão tomadas para tentarem aprovar o plano apresentado. “Nossa operação está no caminho correto e temos muita confiança com relação ao nosso futuro”. E afirma: “A Cultura não deixará de existir em cinco dias. Se depender da gente, teremos pelo menos mais 70 anos pela frente”.

Também ao Valor, Sergio Herz disse ainda que “prepara a empresa para voltar ao lucro em 2021”. Segundo o executivo, durante a crise a varejista implementou diversas mudanças em seu modelo de negócio. “Estamos muito confiantes de que as com medidas tomadas teremos um futuro muito promissor. Estamos trabalhando para equacionar qualquer pendência e obviamente que abertos a futuras parcerias”, disse ao jornal.

[22/09/2020 09:50:00]