A Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a GfK publicaram o relatório que acompanha as vendas de livros no varejo nacional referente ao período de 1º a 22 de junho. Neste intervalo, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam 3,4 milhões de exemplares, o que redundou em faturamento de R$ 140 milhões. Na comparação com igual período de 2019, isso representa crescimento de 4% em volume e de 8,6% em valor.
No acumulado do ano, no entanto, as perdas já somam 12,7% em número de exemplares e 12,8% no faturamento. De janeiro a junho, foram vendidas 20,6 milhões de cópias e os estabelecimentos apuraram faturamento de R$ 950 milhões com a venda de livros.
O preço médio dos livros sofreu variação positiva de 4,4% em junho, enquanto no acumulado do ano, manteve-se estável (-0,1%). O patamar de descontos sofreu diminuição em junho e chegou 18,3%, patamar superior aos 17,1% registrados no ano passado. No ano acumulado, o patamar está dois pontos percentuais maior, 14,6% ante 12,6% em 2019.
O canal especializado (Livrarias) cresce 1,9% em faturamento no ano impulsionado pelas vendas on-line. Outros canais retraíram 44%.
Ciências (11%) e Religiões/Crenças (1%) foram os únicos gêneros que apresentaram variação positiva. Livros de concursos públicos (-49%) e de Direito (-38%) foram os que apresentaram pior desempenho no período.
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