Publicidade
Publicidade
Por mais diversidade no mercado editorial
PublishNews, Talita Facchini, 03/08/2020
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras

No Brasil, o racismo estrutural está presente nas mais diversas áreas: na educação, na saúde, na cultura, nos esportes, no trabalho... e no mercado editorial não é diferente. Na semana passada, a Companhia das Letras, uma das maiores editoras do país, divulgou um manifesto público a favor da diversidade que repercutiu no mercado nacional e internacional.

No documento, a editora destaca que o racismo estrutura nossas relações e “impacta também o ambiente editorial, onde não só a maior parte dos funcionários em postos de direção são brancos, como os catálogos são majoritariamente compostos por autores brancos e de origem europeia”. Neste sentido, a empresa fez uma autocrítica e elaborou um plano de ações tendo a diversidade como foco principal. Para falar sobre o manifesto e explicar essas ações, o Podcast do PublishNews conversou com Luiz Schwarcz, fundador e CEO da Companhia das Letras, e Fernando Baldraia, editor de diversidade, cargo recém-criado pela editora.

Na conversa, Schwarcz explicou que a Companhia fez uma autocrítica e partiu da visão de que tudo o que foi feito ainda é muito pouco. Nas palavras do editor, a editora já tinha essa preocupação com a diversidade no seu catálogo, publicando obras sobre questões de gênero e raciais desde a década de 1980 e 90, mas reconhece que, na força de trabalho, a questão da diversidade era mínima. “Se nós conseguirmos tornar nossa equipe mais cheia de cores, com mais representatividade de outras formas de pensar, de outras formas culturais, nós seremos melhores”, disse admitindo que a Companhia reproduz o padrão da maioria das editoras: “Ela é muito branca”, assumiu.

Dentre as primeiras ações efetivas da empresa está a contratação de Fernando Baldraia, doutor em História pela Universidade Livre de Berlim, para o recém-criado cargo de editor de diversidade. Ele destaca que a principal ideia do cargo é evitar o que, em sua visão, é uma das maiores armadilhas de qualquer debate sobre diversidade: “manter as pessoas que são incluídas dentro de uma espécie de redoma em que eles são responsáveis só por aquele tipo de debate ou assunto” e explica. “O meu cargo vai ser uma coisa transversal de tentar dialogar com os todos os selos da editora, conversar com os publishers e ver como é que as políticas de diversidade podem ser pensadas dentro da prática corporativa e editorial da empresa”.

Há dois anos, a Companhia conta com um comitê de responsabilidade social que deu a ideia de se criar um censo entre funcionários e do catálogo e que irá ditar as próximas ações. Na conversa Schwarcz explicou como irá funcionar o projeto de trainee e de estágios e falou sobre as atividades que a editora ainda pretende colocar em prática, como cursos para formação de profissionais.

Os novos títulos da editora com foco na diversidade e as diversas questões que envolvem o mercado editorial, o racismo estrutural e a diversidade em todas as áreas também fizeram parte da conversa.

Partindo para o lado político, Schwarcz falou também sobre a posição da editora em relação ao governo. Ao ser perguntado se há algum tipo de medo ou receio quanto a reações contrárias às ações que a Companhia tem tomado, o editor foi categórico em sua reposta: “Nenhum. Não tenho medo nenhum e, se vier, nós vamos lidar com isso. E acho também que a sociedade é forte. A gente tem visto isso no Brasil hoje, a sociedade reagindo ao governo que nós temos – e que não merecemos –, então nós fazemos parte da sociedade que tá tomando uma posição para o futuro”, declarou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações -

Silêncio na floresta - Harlan Coben
Pessoas normais
Modern family
Como vender drogas on-line (rápido)
Quem matou Malcom X
Filme - O nome da filha
Pina Bausch 3D
Olhos que condenam
Amora, de Emicida

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
O adiamento se deu para trazer uma edição especial sobre a pesquisa Retratos da Leitura
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa, participou do Podcast do PublishNews e explicou os detalhes do estudo divulgado na última semana
Convidado desta semana do Podcast do PublishNews é Antonio Eleilson Leite, responsável pela Câmara Periférica do Livro, coletivo que reúne 18 editoras nascidas na periferia de SP
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tomaz Adour, atual presidente da Liga Brasileira de Editores, está no PublishNews Entrevista desta semana
Em sua coluna, Julio Silveira fala sobre sua experiência na Feira do Livro de Lisboa que aconteceu mesmo com a pandemia do novo coronavírus
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O importante é que o livro me confrontou. A literatura sempre me ampara em situações adversas.
Edney Silvestre
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar