Apanhadão: HarperCollins vai lançar selo infantil em parceria com o Leiturinha
PublishNews, Redação, 27/07/2020
E mais: No Reino Unido, escritor compra exemplares do próprio livro para entrar em lista de mais vendidos; educadores fundam Associação de Educação Híbrida e o prelo das editoras

Na coluna Direto da Fonte, Sonia Racy adiantou que a HarperCollins irá lançar no Brasil o selo HarperKids, em uma parceria com a Leiturinha. O lançamento oficial do selo será em agosto e terá curadoria da Leiturinha a partir do catálogo internacional da HaperCollins.

O escritor britânico Mark Dawson comprou 400 cópias do próprio livro para entrar na lista de mais vendidos do jornal Sunday Times. Segundo o Estadão, após um gasto de £ 3.600, ou R$ 23,9 mil, e uma divulgação para que leitores interessados recomprassem os exemplares dele mesmo, a obra The cleaner subiu da 13ª para a oitava posição no ranking de ficção. Depois de críticas de outros autores, a Nielsen revisou a contagem e se posicionou afirmando que as vendas do livro de Dawson não cumpriam os critérios necessários para integrar o ranking.

Na Folha, a colunista Mônica Bergamo informou que um grupo de cerca de 50 educadores fundou a Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi), que pretende contribuir para o desenvolvimento de metodologia que combina as modalidades de ensino presencial e a distância. A iniciativa é presidida pela educadora Maria Inês Fini.

Na coluna Painel das Letras, o destaque foi para a Zahar, que está trabalhando na recuperação da obra de Lélia Gonzalez, uma das principais intelectuais negras brasileiras. Em setembro sairá Por um feminismo afro-latino-americano, uma coletânea que compreende quase a totalidade da produção da pensadora mineira. No prelo das editoras, a Rua do Sabão prepara para outubro o livro A filha de outubro, de Linda Bostrom Knausgard e a Todavia irá aumentar a sua Coleção 2020 – Ensaios sobre a pandemia com livros da bióloga Natalia Pasternak e da pesquisadora Jaqueline Goes.

Ainda no prelo das editoras, a Coluna da Babel adiantou que a Todavia lançará também, em 2021, a obra Uma breve história do racismo no Brasil, de Ynaê Lopes dos Santos. A Glac lança em agosto Black Brecht – E se Brecht fosse negro?, de Dione Carlos, uma dramaturgia da peça que recria O julgamento de Luculus. E o escritor Miguel Sanches Neto chega ao catálogo da Ateliê Editorial.

A apresentadora Xuxa também irá lançar um livro. Ainda sem data de lançamento, a obra que deverá sair pelo selo da Editora Globo irá abordar conteúdo LGBT contando a história de Maia, uma "menina arco-íris", que tem duas mães.

Para comemorar o Dia do Escritor (25 de julho), o Estadão fez uma seleção com 10 escritores brasileiros fundamentais. Na lista estão nomes como Carolina Maria de Jesus, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst.

A prefeitura de São Paulo decidiu que as atividades culturais, como cinemas, teatros e museus, fechados devido à pandemia de coronavírus, só poderão voltar na cidade quando for atingida a fase verde do plano de reabertura. A liberação será anunciada pelo governador João Doria nesta segunda (27), mas segundo O Globo, mesmo com o aval estadual, os locais só podem ser reabertos se cada prefeitura acatar a autorização. Na sexta, o prefeito Bruno Covas disse que a capital terá de esperar mais tempo, até a fase verde, por recomendação da vigilância sanitária do município. André Sturm, dono do cinema Petra Belas Artes, manifestou sua preocupação com a decisão. “Sem uma previsão de abertura em agosto, talvez a gente tenha que começar a dispensar funcionários”, disse ao jornal. Ainda sobre este assunto, as sete instituições que formam a Paulista Cultural – MASP, IMS Paulista, Itaú Cultural, Sesc Avenida Paulista, Japan House, Casa das Rosas e Centro Cultural Fiesp – têm se encontrado com regularidade para desenhar um retorno articulado e com protocolos comuns, informa Sonia Racy em nota no jornal Estadão.

O podcast Histórias da Vovó, da jornalista e colunista do PublishNews Ivani Cardoso, é apresentado em matéria do jornal Estadão. Disponível no Spotify, o projeto foi criado a partir dos áudios que a jornalista mandava semanalmente para as netas para amenizar a distância.

Tags: Apanhadão
[27/07/2020 08:00:00]