Apanhadão: Pastor e professor Milton Ribeiro é nomeado para comandar o MEC
PublishNews, Redação, 13/07/2020
E mais: Governo federal dá parecer positivo para extinção da Fundação Casa de Rui Barbosa; Barnes & Noble reforma suas lojas; Marcos da Veiga Pereira fala sobre o mercado editorial

O presidente nomeou na última sexta (10) o pastor e professor universitário Milton Ribeiro para comandar o Ministério da Educação (MEC). O quarto nome a assumir o comando do MEC em pouco mais de um ano, Ribeiro foi vice-reitor da Universidade Mackenzie, em São Paulo, no início dos anos 2000 e é pastor da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração de Santos, litoral de São Paulo. "Precisamos de todos: da classe política, academia, estudantes, suas famílias e da sociedade em geral. Esse ideal deve nos unir", escreveu o novo ministro após ter sido oficializado no cargo.

Dois meses depois do Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial da Cultura elaborarem proposta que pretende extinguir a Fundação Casa de Rui Barbosa, a jornalista Mônica Bergamo apurou que o governo federal deu parecer positivo para a ideia. No projeto, a Fundação se transformaria em Museu Casa de Rui Barbosa e passaria a integrar a estrutura do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni enviou aos parlamentares uma nota técnica do Ibram concluindo que “não haveria impeditivo em ser levado a cabo a proposta”.

A livraria Barnes & Noble aproveitou a quarentena para reformar suas lojas nos EUA. Segundo a Folha, a rede reformou mais de 350 de suas 614 unidades no país. A ação faz parte de um plano da varejista que pretendia fazer um rodízio de obras entre as lojas, ao longo de dois anos, segundo o New York Times.

O portal Metro Jornal trouxe uma entrevista com Marcos da Veiga Pereira, que falou sobre o impacto da pandemia no mercado editorial. “A pandemia foi, num primeiro momento, devastadora. Para você ter uma ideia, em março, o mercado cai 4,5%. Em abril, o mercado cai perto de 48% – é o pior momento. Ele recupera em maio um pouco, cai 33%. E aí tem esse super crescimento de junho [32%], que foi muito surpreendente, animador”. Marcos falou ainda sobre as ações realizadas pelas editoras e sobre o comércio on-line.

No Painel das Letras, destaque para o próximo livro da Folhas da Relva. A editora irá publicar a história de Ruth Andreas-Friedrich, uma jornalista alemã que de dia trabalhava para a imprensa oficial nazista e de noite abrigava judeus em seu apartamento, salvando-os da morte. A obra escrita por Luciana Rangel deve ser publicada no fim do ano. A Biblioteca Azul também prepara uma coletânea inédita de Sylvia Plath, Johnny Panic e a Bíblia de Sonhos, que reúne contos, ensaios e trechos de diários e a Autêntica lançará em breve uma nova tradução de As ondas, de Virginia Woolf.

Na coluna da Babel, a notícia de que a escritora e ilustradora Silvana Rando, é autora exclusiva do grupo Brinque-Book a partir de agora. Rando é a criadora do elefante Gildo, que este ano completa 10 anos. Para este ano, a Brinque-Book prepara O incrível livro do Gildo e Socorro em: Uma vida nada fácil.

N’O Globo, Ancelmo Gois adiantou que a Topbooks irá publicar O mal sobre a Terra. O livro de Mary del Priore conta a destruição feita pelo terremoto de Lisboa, em 1755. A obra também será publicado em Portugal pela Objectiva-Random House, em outubro. Também negociado pela VB&M, outro livro de Del Priore, Dona Maria I, biografia da rainha, mãe de Dom João VI, será publicado aqui pela Somos e sai, este mês, em Lisboa, pela LeYa.

Tags: Apanhadão
[13/07/2020 09:00:00]