Publicidade
Publicidade
Uma análise sobre Brasil e Portugal
PublishNews, Talita Facchini, 1º/06/2020
Podcast do PublishNews conversou com Jaime Mendes, historiador que escreveu, recentemente, dois artigos para o PN analisando o mercado editorial brasileiro

O Podcast do PublishNews desta semana conversou com Jaime Mendes. Há quatro décadas trabalhando com livros, o historiador escreveu, recentemente, dois artigos exclusivos para o PN analisando o mercado editorial brasileiro: De como chegamos a este estado de coisas e Sete propostas pro mercado editorial fazer diferente e seguir adiante.

No bate-papo com a nossa equipe, Jaime contou como está sendo a retomada do comércio em Portugal – “aqui as pessoas contam, isso é o que mais me surpreende de maneira muito positiva. Primeiro são as pessoas, depois pensa na economia e em todas as outras questões” –, apresentou dados de vendas das últimas semanas no país, fez comparações entre Portugal e Brasil e deu sua visão de como as coisas podem melhorar quando, por aqui, as portas voltarem a abrir.

Sobre o mercado editorial brasileiro, Jaime elencou em seu artigo, sete propostas para se fazer diferente e seguir adiante. Quando perguntado sobre qual, na sua visão, seria a mais urgente, ele escolheu a questão dos descontos, principalmente dos best-sellers: "Você pega um livro que venda 10 mil exemplares no ano, se um grande site dá um desconto significativo, ele vai pegar quase toda essa venda. Se essa venda fosse diluída pelas livrarias, elas teriam faturamento para conseguir manter-se abertas”, explicou. “Por isso que eu insisto muito que a diferenciação tem que ser no serviço”, concluiu.

Com experiência em gestão de livrarias – foi dono da Bruzundangas e Livraria Contra Capa – Jaime deu sua opinião de como vê que o serviço das livrarias pode melhorar, começando com o melhor uso do digital, o foco no serviço e atendimento ao cliente a necessidade de achar um nicho para se destacar. “Naquilo que você se propõe a vender, você tem que ser muito bom”, acredita.

A questão do desconto fixo, a percepção que portugueses e brasileiros têm em relação aos livros e mais análises sobre ambos os mercados também fizeram parte da conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

O senhor das moscas - Companhia das Letras
O segredo de Chimneys, Agatha Christie - L&PM
Respondendo em voz alta (podcast)
A saga do Percy Jackson - Intrínseca
A casa sem janelas (audiobook/Tocalivros) - Rua do Sabão

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.
Neste episódio do Podcast do PublishNews, Jéssica Balbino e Ketty Valencio falam sobre a lista de 100 autoras pretas brasileiras criada por elas e a luta constante para dar mais visibilidade para esses autores
No podcast dessa semana, ouvimos as livrarias que já reabriram as portas e as que decidiram esperar mais um pouco para voltar à ativa
Fundadores da plataforma The Pilgrim, de conteúdos digitais voltados para o público cristão-protestante, são os entrevistados do Podcast do PublishNews desta semana
O Podcast do PublishNews conversou com Vagner Amaro, editor da Malê, sobre a presença de autores e editores negros no mercado editorial brasileiro e em eventos literários e sobre importância dos livros abordarem a cultura afro-brasileira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, André Palme conta como um livro que virou série da Netflix, lançado em áudio com a narração de um podcaster, foi divulgado em um site nerd e se tornou um sucesso de audiência
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Fundadora da Boitempo, Ivana é a convidada desta semana do PublishNews Entrevista
Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
É mito dizer que o brasileiro não gosta de ler. Faltam apenas condições para isso.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar