Apanhadão: Amazon oferece pagamento antecipado para editores
PublishNews, Redação, 1º/06/2020
E mais: O menino leitor que sofreu ataques racistas nas redes sociais; as disputas editoriais entre os autores de fanfics e dez escritores africanos para conhecer

Na última quarta-feira, Adriel Bispo de Souza, um menino de 12 anos, começou a sofrer ataques racistas por ser negro e gostar de ler. Dono da página no Instagram @livrosdodrii, onde apresenta suas resenhas literárias, ele viu seu perfil saltar de 242 para 285 mil seguidores em menos de 24 horas. Nesta segunda (1º) ele já conta com 747 mil seguidores. Após os ataques racistas, Adriel recebeu apoio de diversas pessoas e está recebendo presentes dos novos seguidores. “Estou em êxtase por saber que tantas pessoas ficaram comigo naquele momento. A mensagem que eu mandaria para esses racistas é: parem de mandar ódio para as pessoas. Melhorem, porque o mundo está precisando de mais energias boas nessa pandemia”, disse ao jornal O Globo.

O Painel das Letras destacou que a Amazon começou a oferecer crédito também para algumas casas que vendem títulos em seu site. A gigante de Seattle também oferecido antecipar o pagamento por vendas, com juros abaixo dos praticados pelo sistema bancário.

Ainda na coluna, a Moinhos irá publicar a obra Damas da Lua, da escritora Jokha Alharthi, de Omã. No ano passado, ela se tornou a primeira mulher de língua árabe a vencer o Man Booker International Prize. O romance conta a história de três irmãs --uma que se casa após uma frustração amorosa, outra que o faz pelo senso de dever e uma terceira que rejeita todas as propostas.

A Folha também publicou uma matéria falando sobre as disputas editoriais entre os autores de fanfics. “A fan fiction fez com que autores e editoras percebessem que existe um mercado próspero para esse tipo de material”, explicou Rebecca Tushnet, especialista em direitos autorais na Escola de Direito da Universidade Harvard. “O volume é muito maior, e por isso a oportunidade de conflitos também aumenta”. A matéria apresenta ainda diversos outros exemplos envolvendo disputas entre os autores do gênero.

O portal Biblioo fez uma seleção de dez escritores africanos que você precisa conhecer. Figuram a lista Scholastique Mukasonga (Nossa senhora do Nilo e A mulher dos pés descalços – Nós); Futhi Ntshingila (Sem sentinela – Dublinense) e Alain Mabanckou (Copo quebrado – Malê).

Tags: Apanhadão
[01/06/2020 08:00:00]