Publicidade
Publicidade
A nova editora, Rua do Sabão
PublishNews, Talita Facchini, 26/05/2020
Podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da editora que pretende trazer títulos inéditos e focar na literatura nórdica

Abrir um novo negócio em um momento de crise, cheio de incertezas, não é uma tarefa fácil. A editora Rua do Sabão é um exemplo: as conversas sobre a editora começaram em setembro passado, o processo foi acelerado em janeiro e, em maio, no olho do furacão, lançaram o primeiro livro. Para falar sobre a nova editora, suas inspirações, referências e projetos, o podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da Rua do Sabão.

A inspiração para o nome da editora surgiu de um logradouro que existiu no Rio de Janeiro até os anos 1940 e que virou ponto de encontro da literatura brasileira. Naquela época, a rua abrigou editoras, livreiros e escritores e reuniu românticos, realistas, simbolistas e parnasianos, que frequentavam a Livraria do Martins e disseminavam a cultura literária nacional e internacional.

Já a editora Rua do Sabão tem como missão trazer títulos inéditos, usando traduções diretas do original e descobrir novos talentos literários. Além disso, irá focar também na literatura norueguesa – que já virou o carro-chefe da editora e que terá um selo voltado especificamente para a literatura nórdica em geral, o Hiperbórea. “Já temos alguns títulos que já estão traduzidos, em processo de revisão e preparação e que devem ser lançados em breve”, adiantou Pinto Silva, tradutor da editora. Sobre a escolha da literatura nórdica ele explicou: “primeiro que é uma fonte inesgotável de literatura de qualidade”, começou. “Outro fator é que os nórdicos, além da literatura de qualidade, esses países oferecem às editoras do mundo inteiro – isso é política de Estado de cada um desses países – fomento para que essa literatura seja traduzida e publicada nesses lugares. Isso é um incentivo muito importante. Em alguns casos, o custo de produção do livro é muito caro e fica inviável. Esses países oferecem a possibilidade de que esse custo seja diluído ou até mesmo zerado”.

Em tempos de isolamento, cada um de sua casa gravando o podcast
Em tempos de isolamento, cada um de sua casa gravando o podcast
Sobre como tem sido o início da editora em meio a pandemia do novo coronavírus, Leonardo Garzaro contou que desde o começo eles já tinham decidido não vender os livros nas livrarias. “Observando o mercado sempre fui absolutamente contra a consignação, acho que isso é uma distorção do mercado editorial brasileiro”, explicou o editor. “A gente já pensava em trabalhar exclusivamente com venda direta, tanto no nosso site, quanto dentro dos marketplaces”, completou. Assim, a única coisa que mudou por conta da pandemia foi o plano de realizar grandes lançamentos presenciais e tardes de autógrafos.

Uma das missões da Rua do Sabão é descobrir novos talentos literários. Na conversa, Garzaro contou que o que eles esperam fazer de diferente é dar uma atenção especial para os novos autores. “Não deixar nenhum autor sem resposta, dar uma resposta clara caso o livro não seja selecionado e principalmente encontrar novos autores e novos trabalhos”, disse. Ele adiantou ainda que a editora também pretende fazer chamadas públicas para encontrar novas obras.

Todos os livros da Rua do Sabão já têm suas versões em e-book, e para os audiolivros, a editora fechou uma parceria com a Tocalivros para também lançar nesta versão, simultaneamente.

As semelhanças e diferenças entre os países nórdicos e o Brasil, os livros que estão por vir, as estratégias de marketing e os bastidores desse início da editora também fizeram parte da conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações

Eu nunca... - Netflix
Arremesso final - Netflix
Historia da eternidade (Companhia das Letras) - Jorge Luis Borges
O livro do mar (Âyiné) - Morten A. Stroksnes

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Editores e livreiros precisam trabalhar juntos para produzir um negócio sustentável em um mundo digital. E precisamos começar a trabalhar agora.
Victoria Barnsley
CEO e Publisher da HarperCollins

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar