Publicidade
Publicidade
Estamos de luto pelo nosso amigo e autor Luis Sepúlveda
PublishNews, Nicole Witt, 22/04/2020
Em despedida emocionante, Nicole Witt fala sobre o autor (e amigo) morto na última semana

Sepúlveda, Nicole e Juergen Boos (diretor da Feira do Livro de Frankfurt) no 50º aniversário da Tusquets, em Barcelona | Acervo pessoal
Sepúlveda, Nicole e Juergen Boos (diretor da Feira do Livro de Frankfurt) no 50º aniversário da Tusquets, em Barcelona | Acervo pessoal

No último dia 16, Luis Sepúlveda faleceu nas Astúrias aos 70 anos de idade, depois de lutar contra o coronavírus por mais de seis semanas e até mesmo derrotá-lo. Mas alguns dos seus órgãos estavam muito danificados para se recuperarem. O autor morreu depois de sua família lhe ter dado um último adeus, sem sofrimento.

A perda de Luis Sepúlveda nos afeta profundamente. Há apenas alguns meses, celebramos seu 70º aniversário em Milão, junto com sua esposa Carmen, seus editores, amigos próximos e colegas. Parece tão injusto e inútil que Lucho teve que nos deixar tão cedo.

Ele era uma pessoa extraordinária, com valores elevados e uma mente brilhante. Para mim, uma de suas qualidades mais notáveis foi sua lealdade incondicional ao que era importante para ele: a amizade e o respeito pelos seres humanos, pelos animais e pela Mãe Natureza. Valores muito atuais que ele defendeu ao longo da sua vida. Ele deu voz àqueles que tinham poucos defensores para falar por eles, numa altura em que ninguém se preocupava com as alterações climáticas, com as florestas da América e nem com os seus habitantes.

Luis Sepúlveda foi um analista perspicaz que chamou as coisas pelo seu nome em suas histórias, novelas, romances, fábulas, peças de teatro, peças de rádio e ensaios. Misturando aventura e poesia em textos cheios de humor e ternura, ele nos fez tremer, rir e chorar. Ele é um contador de histórias nato que fascinou e ainda fascina milhões de leitores em mais de 40 línguas com o seu talento inigualável.

Lucho chegou à agência nos anos 1980, depois ter sido fundada por Ray-Güde Mertin, que descobriu o seu inesquecível O velho que lei romances de amor e que se tornou um best e long-seller, como a sua fábula História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar e outros títulos.

Sempre foi uma grande honra e enorme prazer trabalhar com Luís Sepúlveda, um adorado autor e amigo querido. No que seria o nosso último encontro, em fevereiro deste ano, estive com ele e com a sua mulher, Carmen, em Portugal, e eu o encontrei em grande forma, com grandes planos para terminar o seu novo romance e para viajar.

Lucho vai deixar um vazio. Mas os seus pensamentos e palavras estarão sempre conosco. A grande pessoa e visionário Luis Sepúlveda viverá para sempre em nossos corações e mentes.

Nicole Witt com a equipe da agência.

Nicole Witt é alemã e agente literária. Desde 1982, sua agência, a Literary Agency Mertin, na Alemanha, trabalha com literatura internacional, especialmente em português e espanhol. Augusto Boal, Fernando Bonassi, Carlos Heitor Cony, J.P. Cuenca, Andréa del Fuego, Guiomar de Grammont, Tatiana Salem Levy, Paulo Lins, Adriana Lisboa, Patrícia Melo, José Luiz Passos, Graciliano Ramos, Carola Saavedra, Moacyr Scliar, Paulo Scott e Joca Reiners Terron são alguns dos autores que ela representa.

Sua coluna traz causos do cotidiano dessa profissão que cresce cada dia mais no Brasil.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A literatura brasileira está mesmo saturada no exterior? Nicole Witt responde.
Nicole Witt comenta a decisão de os herdeiros do Prêmio Nobel de retirar a sua obra da agência comandada por ela
Parece que cada vez mais há feiras de livro e festivais de literatura imprescindíveis, que nenhum profissional que se preze pode perder
O trabalho de um agente literário especializado em literatura de língua portuguesa e espanhola é um trabalho de formiguinha
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Neste episódio especial do PublishNews Entrevista, André Argolo reuniu alguns de seus entrevistados para compartilharem pensamentos sobre o mundo, suas preocupações e sonhos
Podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da editora que pretende trazer títulos inéditos e focar na literatura nórdica
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Sexto episódio especial do PublishNews Entrevista reuniu profissionais que têm o duro trabalho de vender livros e fazê-los chegar aos leitores
A poesia brilha além do verso
Carlos Nejar
Poeta e Imortal da ABL
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar