Agenda de Lives
PublishNews, Redação, 22/04/2020
O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives sobre livros durante o período de isolamento social

Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros virtuais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que a sua live também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 07 A 13 DE DEZEMBRO

Limpeza Espiritual de Fim de Ano
Limpeza Espiritual de Fim de Ano será o tema da palestra apresentada pela escritora, benzedeira e terapeuta holística Jacqueline Naylah, através de uma live em seu Instagram. Evento 100% on-line e gratuito, para todos que desejam renovação neste fim de ano!
Quando? 10/12/2020, às 20h
Quem organiza? Jacqueline Naylah
Onde assistir? Instagram da Jacqueline Naylah (@jacquenaylah)

Evento comemorativo do centenário de Clarice Lispector
Scortecci, Rocco e UBE/SP realizam no próximo dia 10 de dezembro, com acesso pela plataforma Zoom, um evento virtual comemorativo em homenagem ao centenário da escritora Clarice Lispector e aos 80anos da publicação de sua obra de estreia, o conto Triunfo, na Revista PAN (maio de 1940), do editor e gráfico José Scortecci. Haverá sorteio de livros e brindes.
Quando? 10/12/2020, às 16h
Quem organiza? Scortecci Editora, Editora Rocco e UBE
Onde assistir? Plataforma Zoom - ID 725 467 53 53



SEMANA DE 30 DE NOVEMBRO A 06 DE DEZEMBRO

Série '200 anos da Independência' - A família real portuguesa e imperial brasileira
O Brasil que conhecemos do ponto de vista territorial só é possível porque, com a vinda da corte em 1807/08, executava-se uma política de Estado prevista mais de um século antes: a de mudar o epicentro do império ultramarino lusitano, de Lisboa para o Rio de Janeiro. De D. Maria I e seu filho, o Regente D. João, depois aclamado e sagrado em terras brasílicas, até a prole da Regente D. Isabel, a última Bragança a reinar no País, o Brasil viu nascer e crescer inumeráveis príncipes e princesas, aos quais se devotou. A maior parte dessa realeza que se tornou "nacional" dos anos 1820 em diante era feminina. Do ponto de vista das Relações Internacionais, as uniões dinásticas celebradas no Brasil trouxeram novos engajamentos e arranjos institucionais. Participam da conversa:& Bruno Antunes de Cerqueira (Historiador, Advogado e Indigenista (Funai) e Luciano Cavalcanti de Albuquerque (Arquiteto e Historiador). João Carlos Nara Jr. (CCD-FBN) e Luiz Ramiro (CPE-FBN) serão os moderadores.
Quando? 03/12/2020, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube

Política e literatura infantil: existe livro neutro?
Em continuidade ao Festival Literário Quindim On-line, que já trouxe uma série de mesas para discutir temas relevantes e atuais da literatura infantil, o Clube de Leitura Quindim realiza na próxima quarta-feira a live: Política e literatura infantil: existe livro neutro? E para falar sobre esse assunto, a mesa contará com Ignácio de Loyola Brandão, Flávia Bonfim e Ricardo Azevedo. O objetivo do festival é proporcionar o encontro de vozes relevantes e diversas da literatura infantil contribui para romper com estigmas que a veem como uma arte menor.
Quando? 02/12/2020, às 19h
Quem organiza? Clube de Leitura Quindim
Onde assistir? Canal do Clube de Leitura Quindim no YouTube

Um panorama sobre o mercado editorial brasileiro
Voltamos a discussão ao mercado editorial e o mês de dezembro é favorável para algumas análises do cenário comercial, fortemente afetado pela pandemia do novo coronavírus. Alguns segmentos da área editorial podem sair satisfeitos? Quais sofreram mais? O que mudou? Quais as novas tendências? Estas e muitas outras questões serão discutidas na live. Quem participa é o trio formado pelo professor Daniel Coronel, diretor da Editora UFSM; Leonardo Neto, jornalista e editor-chefe do PublishNews e Marilia Barcellos, professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, que fará a mediação da conversa.
Quando? 02/12/2020, às 17h
Quem organiza? Editora UFSM
Onde assistir? Facebook da Editora UFSM



SEMANA DE 23 A 29 DE NOVEMBRO

Live com a chargista Laerte: Infernópolis
Laerte, @laerteminotaura chargista, cartunista, ilustradora, roteirista e jornalista foi uma das homenageadas e vencedoras da 42ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Arte com a charge Infernópolis, publicada em dezembro de 2019 na capa da Folha de S.Paulo. O trabalho mostra uma comunidade cercada de PMs depois de uma ação policial na favela de Paraisópolis, que terminou com a morte de nove pessoas.
Quando? 27/11/220, às 19h
Quem organiza? Livraria Mandarina
Onde assistir? Instagram da Livraria Mandarina (@livraria_mandarina)

Lançamento '59 retratos da juventude negra brasileira'
A juventude negra brasileira está sendo exterminada. Recentes estudos sobre a violência no Brasil, compilados no Mapa da Violência, revelam um número assustador: 59 jovens negros são assassinados todos os dias. Pensando nisso, o fotógrafo Edu Simões decidiu mostrar, viajando pelo país, por mais de três anos, para retratar jovens das periferias de diversas cidades, como Belém, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, dando corpo a esta cruel estatística. Busca, com isso, dar visibilidade à intolerável realidade brasileira, herança de uma política de apagamento social. O lançamento do livro 59 retratos da juventude negra brasileira terá a participação de Luiz Eduardo Soares, Juliana Borges, Cristianne Rodrigues, Edu Simões e dois dos retratados no livro, Bruno Capão e Succo Emici.
Quando? 27/11/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Bazar do Tempo
Onde assistir? Se inscreva clicando aqui

Semana de Filosofia Vozes - A vida para além de si mesma: ninguém é insubstituível?
O encerramento da Semana de Filosofia Vozes ficará por conta de Mario Sergio Cortella, que lança mais uma obra pela Editora Vozes. Em Sabedorias para partilhar, o autor convida o leitor para uma reflexão filosófica a respeito das multiplicidades da vida. Essa também é a proposta do encontro A vida para além de si mesma: ninguém é insubstituível?, que termina a semana com uma importante provocação.
Quando? 27/11/2020, às 18h
Quem organiza? Editora Vozes
Onde assistir? Canal da Vozes no YouTube

Live Shopping
A Editora Antroposófica lança a Livros Weekend com descontos de até 30%. A campanha começa com uma Live Shopping, na sexta, comandada por José Carlos B. Junior. A promoção segue até 29/11, na livraria virtual e livraria física.
Quando? 27/11/2020, às 8h
Quem organiza? Editora Antroposófica
Onde assistir? Instagram da Editora Antroposófica (@antroposoficaeditora)

Lançamento 'Personagens do Terceiro Reich', com Rodrigo Trespach e João Barone
A Editora 106 convida o historiador e autor Rodrigo Trespach e o pesquisador do tema João Barone - baterista do Paralamas do Sucesso, para uma live sobre o livro Personagens do Terceiro Reich, escrito por Trespach. Com uma narrativa surpreendente, a obra aborda as personalidades que participaram de alguma forma do Holocausto e Nazismo. No evento virtual, além de alguns dos fiéis escudeiros de Hitler, serão mostradas marcas e pessoas que com intuito comercial acabaram contribuindo, mesmo não sendo nazistas, e também os grandes nomes da resistência. Ainda, trarão os fatos mais íntimos sobre o gênio do mal, o Führer. Quem intermediará este encontro é o editor Omar Sousa (Editora 106/Aller).
Quando? 26/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Editora 106
Onde assistir? Instagram da Editora 106 (@editora106)

Cerimônia 62º Prêmio Jabuti
Nesta quinta acontece a cerimônia do 62º Prêmio Jabuti, que terá como mestre de cerimônias, a jornalista Maju Coutinho. No evento virtual, será conhecido o grande vencedor de 2020, que receberá o prêmio de Livro do Ano, os vencedores de cada uma das 20 categorias e será prestada uma homenagem à Personalidade Literária: a escritora Adélia Prado.
Quando? 26/11/2020, às 19h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Facebook da CBL

Cerimônia 6º Prêmio Abeu
Nesta quinta, acontece a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Abeu. Este ano, as editoras universitárias puderam submeter suas obras em 8 categorias: Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais Aplicadas, e Linguística, Letras e Artes – no que concerne a conteúdos; além de Projeto Gráfico, no que concerne ao produto final do processo editorial; e Tradução, categoria introduzida em 2019. Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a live.
Quando? 26/11/2020, às 19h
Quem organiza? Abeu
Onde assistir? Canal da Abeu no YouTube

Lançamento oficial do Livro 'Basta Sentir', de Mariana Rios
A atriz e cantora Mariana Rios lança oficialmente seu livro Basta sentir – Como realizar seus sonhos de maneira simples e prática em live no Instagram nesta quinta-feira. O evento terá mediação de Paulo Ferreira, preparador de palestrantes e fundador da Story Talks, consultoria de narrativa e expressão responsável pelo desenvolvimento do projeto do livro, publicado pela Editora Planeta.
Quando? 26/11/2020, às 18h
Quem organiza? Editora Planeta
Onde assistir? Instagram da Mariana Rios (@marianarios)

Semana de Filosofia Vozes - A Vida que Vale a Pena Ser Vivida
Palestras para refletir sobre a arte de viver a vida e seus desafios, principalmente, no momento adverso que a sociedade se encontra. Essa é a proposta da Semana de Filosofia Vozes. Completando dez anos de sua primeira publicação, a obra A vida que vale a pena ser vivida, de Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci, ganha uma nova edição. Para celebrar o marco, Clóvis participará do bate-papo com o mesmo tema.
Quando? 26/11/2020, às 18h
Quem organiza? Editora Vozes
Onde assistir? Canal da Vozes no YouTube

Mercado editorial: de onde viemos e para aonde caminhamos
Há algum tempo o mercado editorial vem experimentando mudanças significativas nos formatos de produção e da distribuição dos livros. A abertura de livrarias de rua, o fechamento das livrarias de grandes redes, a produção dos e-books, o surgimento de novas editoras, a entrada da Amazon o Brasil, a presença maciça do leitor nas redes sociais. Levando em conta essas e outras transformações, nesta live abordaremos as práticas internas e externas envolvidas na produção do livro, como os prêmios literários, as formas de edição e de circulação das publicações, o cenário profissional atual e o papel de premiações, feiras e coletivos.
Quando? 25/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Amanda Moura
Onde assistir? Canal da Amanda Moura Editorial no YouTube

Lançamento 'Mulheres no seguro'
A empresária Graziella Castilho, sócia da Soul Corretora de Seguros, lança o livro Mulheres no Seguro, em conjunto com outras 29 mulheres que atuam no setor. A obra levanta questões importantes sobre a equidade de gênero no mundo dos negócios e destaca como a presença feminina tem conquistado, aos pouquinhos, espaços de predominância masculina, dando dicas para que mais mulheres alcancem o sucesso em suas profissões.
Quando? 25/11/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Leader
Onde assistir? YouTube da Editora Leader

Semana de Filosofia Vozes - A sociedade do cansaço em Byung-Chul Han
Cinco palestras para refletir sobre a arte de viver a vida e seus desafios, principalmente, no momento adverso que a sociedade se encontra. Essa é a proposta da Semana de Filosofia Vozes. A principal obra de Byung-Chul Han publicada pela Editora será contemplada no terceiro encontro. Para apresentar o tema A sociedade do cansaço em Byung-Chul Han, o convidado é o filósofo e tradutor Lucas Machado, que apresentará as principais ideias do filósofo sul-coreano aplicadas à atualidade.
Quando? 25/11/2020, às 18h
Quem organiza? Editora Vozes
Onde assistir? Canal da Vozes no YouTube

Biblioteca Nacional - 200 da Independência | 'Fundadores do Brasil': Visconde de Cairu
José da Silva Lisboa (1756-1835), visconde de Cairu, é um dos personagens mais importantes na construção do Brasil independente. Defensor da centralização monárquica e da religião como bases para a ordem social, advogou o liberalismo econômico, esposando um tipo de reformismo que expressa o vigor da aclimatação das ideias políticas e do cosmopolitismo intelectual no Brasil oitocentista. Debatedores: Christian Lynch (FCRB e IESP-UERJ) Felipe Ziotti Narita (UNESP) Moderadores: Daniel Fernandes (Gabinete, FBN) Luiz Ramiro (CPE, FBN).
Quando? 25/11/2020, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional / Centro de Pesquisa e Editoração
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube

Prêmio Sesc de Literatura 2020 lança livros vencedores
Os dois livros vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2020 serão lançados em evento virtual. Na live promovida pelo Sesc, Caê Guimarães, autor do romance Encontro você no oitavo round, e Tônio Caetano, escritor da coletânea de contos Terra nos cabelos, apresentam suas obras ao público e falam sobre as expectativas em relação ao ingresso no mercado editorial. O bate-papo com os vencedores do Prêmio versará sobre seus livros, a trajetória de cada um deles na literatura e como conduzem o processo criativo. Na live, serão exibidos vídeos com os próprios autores lendo trechos dos seus livros.
Quando? 24/11/2020, às 20h
Quem organiza? Sesc
Onde assistir? Página do Prêmio Sesc no Facebook e pelo YouTube Sesc Brasil

Série Diálogos Imprevisíveis - 'Solidão' - Com José Pacheco e Sidney Rocha
No segundo encontro da série Diálogos Imprevisíveis, realizado pelo Instituto Estação das Letras, o tema será Solidão. O isolamento em que vivemos desde o início de 2020 tomou a cara de um vírus mortal. Sem possibilidade de negá-lo, os seres humanos têm mostrado a necessidade uns dos outros. Como acordar desse grande desmaio coletivo e voltar a si? É uma das perguntas que será colocada no encontro virtual que terá a participação de José Pacheco e Sidney Rocha. Valor do ingresso, R$ 25.
Quando? 24/11/2020, às 19h
Quem organiza? Estação das Letras
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever

Lançamento 'De pouquinho em pouquinho, se faz muitão' - Educação financeira para crianças
A autora Carolina Ligocki vai contar mais sobre o livro e como ele pode contribuir para que as crianças estejam melhor preparadas para usar o dinheiro com responsabilidade e sustentabilidade.
Quando? 24/11/2020, às 17h
Quem organiza? FTD Educação
Onde assistir? Canal da FTD Educaçãono YouTube

Montando o quebra-cabeça do caso Marielle e Anderson - Live de lançamento
A dupla de jornalistas premiados - Chico Otavio e Vera Araújo- revela os bastidores das investigações do crime que ainda mobiliza a opinião pública no Brasil e mantém grande repercussão internacional. A mediação será feita por Carol Pires. Jornalistas investigativos dedicados ao caso desde o início, Chico Otavio e Vera Araújo mostram no livro-reportagem Mataram Marielle, como o duplo homicídio foi determinante para revelar os intrincados meandros do submundo da criminalidade carioca.
Quando? 24/11/2020, às 17h
Quem organiza? Editora Intrínseca
Onde assistir? Canal da Intrínseca no YouTube

Cerimônia Prêmio Barco a Vapor
Nesta segunda, a Fundação SM realiza a cerimônia virtual da 16ª edição o Prêmio Barco a Vapor, que reconhece e valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil. Este ano, o vencedor foi o carioca Guilherme Semionato Silva Alves, com o livro A bicicleta azul. agora intitulado Nossa Bicicleta. A transmissão contará com um bate-papo sobre literatura entre o autor, Guilherme Semionato, Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM e a jornalista Bia Reis, autora do blog Estante de Letrinhas, no qual o autor contará um pouco sobre seu processo criativo e sobre a obra.
Quando? 23/11/2020, às 19h
Quem organiza? Fundação SM
Onde assistir? Canal da Fundação SM no YouTube. Para se inscrever,clique aqui.



SEMANA DE 16 A 22 DE NOVEMBRO

Flisgo - Conversa com Isa Colli
No domingo, Isa Colli participa de live literária no Flisgo - Festival Literário de São Gonçalo. A escritora falará de sua nova obra Tâmaras e Quibes, que acaba de ser lançada aos leitores mirins. A história aborda sobre a imigração, o respeito às diferenças e lições básicas dos valores dos estudos, trabalho e do empreendedorismo. Esta é a segunda edição do Festival Literário de São Gonçalo, que vai até dia 23 de novembro, reunindo e incentivando diversos autores nacionais.
Quando? 22/11/2020, às 17h
Quem organiza? Flisgo
Onde assistir? Instagram da Flisgo (@flisgo)

Lançamento 'Como ser leve em um mundo pesado', de Fernando Rocha
Neste sábado, a Rocco lança o livro Como ser leve em um mundo pesado, de Fernando Rocha, em uma palestra com o autor. O evento será realizado no drive-in Villa Open Air, localizado no Shopping VillaLobos, em São Paulo. Cada ingresso pago dá direito à entrada de um carro com até quatro pessoas + um livro autografado, este será retirado mediante a apresentação do ingresso na entrada do evento. Os ingressos grátis são para as pessoas que já possuem o livro autografado. Essas precisarão apresentar o livro e o ingresso impresso na entrada do evento.
Quando? 21/11/2020, às 18h
Quem organiza? Editora Rocco
Local? Shopping VillaLobos - Villa Open Air

Lançamento 'Oh, margem! Reinventa os rios!'
O lançamento do livro Oh, margem! Reinventa os rios!” está marcado para o dia 20, e será transmitido pela LabPub. O encontro contará com a presença de Maria Valéria Rezende, Cidinha da Silva, Bianca Santana e Luiz Maurício Azevedo. O livro já está à venda no site da Oficina Raquel.
Quando? 20/11/2020, às 19h
Quem organiza? Oficina Raquel e LabPub
Onde assistir? Clique aqui

12 mesas de debates - Mesa 7: Comunicação no negócio do livro
A importância da comunicação literária para o negócio do livro, em especial para o mercado editorial e gráfico: essas são as principais questões norteadoras do debate entre jornalistas de destacadas mídias especializadas na comunicação literária, com impactos decisivos em toda a cadeia produtiva do livro no Brasil. A conversa será mediada por Leonardo Neto (Jornalista e editor do PublishNews) e contará com a participação de Ralph Peter Brammann (Jornalista, agente literário, criador e apresentador do programa Livros em Revistas), Paulo Addair (Editor e apresentador do Paponet) e Tânia Galluzzi (Jornalista e apresentadora do Ondas Impressas). A programação completa você confere clicando aqui.
Quando? 19/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353

Lançamento 'Uma flor no jardim de Deus'
Nesta quinta acontece o lançamento virtual da obra Uma flor no jardim de Deus: História da bem-aventurada Josafata Hordashevka, escrita por Dom Baptista Barbosa Neto, OSB, com ilustrações de Veruschka Guerra. O encontro virtual contará com a participação do autor Dom João Baptista, da ilustradora Veruschka Guerra e da Irmã Rosângela de Melo Campanharo, diretora do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo - SP, e membro da Congregação Irmãs Servas de Maria Imaculada. O diálogo será mediado pela colaboradora e autora da Paulus Dílvia Ludvchak.
Quando? 19/11/2020, às 19h
Quem organiza? Paulus Editora
Onde assistir? Canal do Youtube e Facebook da Paulus

Pré-lançamento do livro 'Robô não solta pum'
Em uma live especial, a Saíra Editorial convida o escritor André Abujamra para uma conversa sobre o seu novo livro Robô não solta pum.
Quando? 19/11/2020, às 19h
Quem organiza? Saíra Editorial
Onde assistir? Instagram da Saíra Editorial (@sairaeditorial)

Lançamento livro 'Ensaio sobre música brasileira'
O IEB-USP e a Edusp realizam o lançamento virtual do livro Ensaio sobre música brasileira, de Mario de Andrade, organizado por Flávia Camargo Toni. A roda de conversa contará com a participação de Flávia, Fernando Binder, Camila Fresca, João Luiz Sampaio e Ana Novais.
Quando? 19/11/2020, às 15h
Quem organiza? IEB-USP e a Edusp
Onde assistir? Facebook da IEB-USP

12 mesas de debates - Mesa 6: Políticas públicas para a educação do Brasil
Diante dos desafios da metamorfose da escola e do contexto da pandemia, é preciso encontrar soluções não só efetivas como também criativas para estreitar laços e romper barreiras, tendo sempre como principal objetivo garantir a educação como um bem de todos e possibilitar que seja parte de cada um de nós, construída coletivamente dia a dia. A mesa terá como enfoque a temática “Políticas públicas: desafios e dilemas num contexto pandêmico”, com o propósito de promover reflexão sobre novas formas de trabalho que conduzam a uma aprendizagem significativa diante das necessidades educacionais do século 21. Participam da conversa: Gabriel Corrêa (Gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação) e Maria Tereza Paschoal de Moraes (Professora e Secretária Municipal de Educação de Londrina/PR). Fernanda Colli (Pedagoga, psicopedagoga, arte-educadora, escritora) fará a mediação.
Quando? 18/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353

12 mesas de debates - Mesa 5: Literatura periférica
Embora a definição seja controversa, ela marca um novo lugar de produção na literatura feita no Brasil. Desde o final dos anos 1980 vimos assistindo, nos grandes centros urbanos do país, mas em especial em São Paulo, o desenvolvimento e o crescimento de uma literatura produzida pelas classes contra-hegemônicas. Partindo da expressão oral-musical, essa literatura surge como palavra cantada para tornar-se escrita, impressa e declamada, como palavra e poesia. A mesa discutirá esse livre trânsito entre oralidade e escrita, a função dessa literatura no ambiente escolar, a ocupação do espaço público pela palavra, a demora na presença de vozes femininas nesse universo, os obstáculos da publicação independente de livros e o processo de escrita. Participam do bate-papo Mariana Félix (Escritora, slammer e apresentadora) e Emerson Alcalde (Poeta, slammer, produtor). A mediação ficará por conta de Thais Mitiko Taussig Toshimitsu (Professora e pesquisadora). A programação completa você confere clicando aqui.
Quando? 17/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353

Live com Raphael Draccon
Em parceria com a Editora Melhoramentos e o Espaço Sophia, livraria independente de São Paulo, o roteirista e escritor participa de uma live especial. Conhecido pelo pseudônimo de Raphael Draccon, ele é criador e autor da famosa saga de ficção brasileira Dragões de Éter. Abordando também o universo da escrita, Raphael irá revelar alguns detalhes da construção das obras, indo desde detalhes da narrativa e de personagens até a concepção da identidade visual. Draccon é também roteirista da Netflix e produziu O Escolhido, série de drama e suspense da plataforma de streaming.
Quando? 17/11/2020, às 17h
Quem organiza? Editora Melhoramentos e o Espaço Sophia
Onde assistir? Instagram do Espaço Sophia (@espaco.sophia)

6ª Jornada de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional
A Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional é um dos resultados da produção de pesquisa a partir do acervo da Biblioteca Nacional. Nesta 6a edição o público terá acesso à parte significativa do conteúdo que a Instituição produz por meio de pesquisadores do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAPs), Pesquisadores Internos, Grupos de Pesquisa, além de convidados conferencistas. A Jornada de Pesquisadores da FBN é um evento público e gratuito.
Quando? 17 a 19/11/2020, às 10h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube para acompanhar o evento e receber o certificado, se inscreva clicando aqui.

12 mesas de debates - Mesa 4: Diversidade na literatura
O tema será enfocado considerando a diversidade para os mais variados campos do entendimento, como autoria étnico-racial, de gênero, multicultural, e também em relação aos processos de distribuição do conteúdo. O objetivo é comentar e valorizar a contribuição dos “players” dos diversos segmentos compromissados com a diversidade, abrindo possibilidades para uma literatura inclusiva. A conversa será mediada por José Carlos Sibila (Escritor, dramaturgo e cineasta) e contará com a participação de Alcidéa Miguel (Professora, compositora, saxofonista, cantora, atriz, modelo e escritora), Rubervam Du Nascimento (Escritor) e Ana Cardilho (Jornalista e escritora). A programação completa você confere clicando aqui.
Quando? 16/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353



SEMANA DE 9 A 15 DE NOVEMBRO

Lançamento do livro 'Um Amor de 2506 Anos', de Dario Sepulvida
No livro, é relatado o sentimento único e majestoso de um jovem casal que está junto há apenas 2506 anos. Muitos se perguntam: como podem estar juntos há 2506 anos se a expectativa de vida é de apenas 80 anos? Isso parece loucura para seres que vivem neste mundo, mas esse amor vem de outro planeta e precisamos buscar internamente a verdadeira felicidade e o verdadeiro amor.
Quando? 14/11/2020
Quem organiza? Scortecci Editora
Onde assistir? Clique aqui

12 Mesas de debates - Mesa 3: Políticas públicas para o livro e a leitura no Brasil
No contexto das tensões estado/sociedade e com base no que têm mostrado sucessivas pesquisas sobre a leitura no Brasil realizadas nas últimas décadas, a mesa propõe o debate sobre o papel que desempenham as políticas públicas para uma formação leitora de amplo espectro e largo alcance. Busca-se discutir a crise e os impasses a que se chega frente à omissão de governos na criação de programas e ações nessa área, ao delegar a responsabilidade da formação leitora apenas à sociedade – por mais resiliente que seja. Pretende-se, ainda, trazer à pauta uma reflexão sobre algumas variáveis vinculadas à cadeia produtiva do livro. A conversa terá a participação de José Castilho Marques Neto (Consultor na empresa JCastilho Gestão&Projetos - Livro-Leitura-Biblioteca) e Mariana Bueno (Consultora da Nielsen Book) e será mediada por João Luís Ceccantini (Professor de literatura e pesquisador). A programação completa você confere clicando aqui.
Quando? 13/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353

Lançamento do livro 'Caminhos da Arte e do Amor'
Caminhos da Arte e do amor, de Flavia Alice Zogbi, é uma história de transformações e realizações. Um jovem apaixonado pela arte busca seu caminho. Lorenço enfrenta vários desafios até que consegue um posto de trabalho importante no Museu do Prado, em Madri, na Espanha. Há situações na vida que não acontecem por acaso e, com o passar do tempo, começam a fazer sentido. Assim aconteceu com Lorenço, que teve problemas amorosos e roubos de mercadorias que o fizeram superar seus medos e tornar-se um verdadeiro adulto. A autora Flavia Alice Zogbi nasceu em São Paulo, capital. Nos anos noventa escreveu seu primeiro livro, Vindas Vida Idas, de autoajuda e também participou de duas antologias, O Silêncio das Palavras e Construtor de Amigos, com contos de sua autoria. Agora em 2020 seus próximos lançamentos são Minuto de Tudo, Tempo de Palavras (antologia, participação com três contos) e este Caminhos de Arte e de Amor, uma história de amor, aventura, descobertas e investigações. E principalmente amizades eternas.
Quando? 13/11/2020, às 17h
Quem organiza? Scortecci Editora
Onde assistir? Clique aqui

ConversaRia - O que faço com esse livro? com Carine Souza
Dando continuidade à série 'O que faço com esse livro?', do programa de entrevistas ConversaRia, da Ria Livraria, o próximo encontro será com Carine Souza, do @mulheresnegrasnabiblio. Carine é produtora cultural e idealizadora do Mulheres Negras na Biblioteca, projeto de incentivo à leitura de obras de autoras negras, em defesa da importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas. O novo ConversaRia terá foco no processo de transformação do livro. Desde a escrita até a chegada da obra às mãos de leitores. Na série, os encontros, por meio de uma live no Instagram, trarão convidados e convidadas que analisarão e debaterão sobre os diversos segmentos de transformação do livro.
Quando? 12/11/2020, às 20h
Quem organiza? Ria Livraria
Onde assistir? Instagram da Ria Livraria (@rialivraria_)

12 Mesas de debates - Mesa 2: A importância da literatura infantil para inclusão
As debatedoras, conduzidas pela mediadora, abordarão a importância da literatura infantil e da inclusão para o desenvolvimento da criança, enfatizando os livros com temas inclusivos para todas as crianças e livros com ilustrações ligadas à natureza, para estimular o desenho e a pintura em todas as fases da infância de crianças com deficiência ou não. Mediação: Flávia Alice Zogbi (Escritora). Participam da conversa: Sandra Sampaio Rodrigues (Artista plástica, escritora, ilustradora) e Celina Bezerra (Escritora de literatura infantil inclusiva). A programação completa você confere clicando aqui.
Quando? 12/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353

Lives Antroposóficas - a importância das festas do ano no desenvolvimento da criança
Editora Antroposófica convida para a terceira edição de Lives Antroposóficas, série de encontros virtuais com escritores, pensadores e educadores. A convidada desta quinta-feira é a pedagoga Waldorf, Kelly Cristina Almeida, cofundadora e cogestora da Escola Waldorf Rural Turmalina, de Paudalho, em Pernambuco. O bate-papo sobre a importância das festas do ano para o desenvolvimento da criança será conduzido por José Carlos B. Junior.
Quando? 12/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Editora Antroposófica
Onde assistir? Instagram da Editora Antroposófica (@antroposoficaeditora)

Lançamento do livro 'Pistas falsas'
O Itaú Cultural, em parceria com a editora Iluminuras, lança o livro Pistas falsas: uma ficção antropológica, do escritor e teórico argentino de estudos culturais Néstor García Canclini. A obra é a 20ª publicação de Os Livros do Observatório, coleção composta por edições voltadas a reflexões sobre gestão, economia, políticas culturais e aos impactos da tecnologia na sociedade. Segunda ficção da série, a obra de Néstor García Canclini é ambientada em um futuro nada distante, 2029, onde as grandes guerras são travadas no ciberespaço, as catástrofes naturais arruinaram arquivos milenares e as interações sociais acontecem quase exclusivamente nas redes sociotécnicas, sob permanente vigilância.
Quando? 12/11/2020, às 18h
Quem organiza? Itaú Cultural
Onde assistir? No site do Itaú Cultural

12 Mesas de debates - Mesa 1: O hábito da leitura e o autor de livros para crianças
O gosto pela leitura a partir da narrativa oral e dos contos tradicionais. A importância de ouvir e contar histórias. A riqueza da leitura em voz alta. Relatos de experiências em sala de aula como professora de português e literatura brasileira. Diferenças entre livros de boa qualidade para crianças e livros cheios de moralismo, estereótipos e superficialidades. A importância dos professores e dos mediadores de leitura. Dificuldades e conquistas. A mediação será feita pelo escritor e professor Ricardo Ramos Filho e participam da conversa, Stella Maris Rezende (Escritora, professora e atriz) e Rosana Rios (Escritora, ilustradora, arte-educadora, roteirista e presidente da Aeilij). A programação completa você confere clicando aqui.
Quando? 11/11/2020, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Feira e Eventos Literários
Onde assistir? Acesso pelo Zoom: ID: 725 467 5353

Seminário a Escrevivência de Conceição Evaristo
O conceito de Escrevivência, criado há 25 anos pela escritora Conceição Evaristo, será foco de análises e discussões em um seminário virtual. Iniciativa do Itaú Social em parceria com a Mina Comunicação e Arte, o evento também será palco do lançamento oficial do livro Escrevivência: a escrita de nós, que reúne o olhar de diferentes especialistas em educação, autores e escritores da literatura negra contemporânea sobre a importância da narrativa para a cultura nacional e sua representatividade histórica. Decifrada como a escrita que nasce do cotidiano, das lembranças e da experiência de vida real enquanto mulher negra na sociedade brasileira, a Escrevivência foi um termo instituído por Conceição em sua dissertação de mestrado, em 1995, e desde então, vem influenciando a escrita de mulheres negras, assim como se tornou referencial na literatura, na criação artística, em trabalhos e projetos escolares e acadêmicos.
Quando? 11 e 12/11/2020, às 15h
Quem organiza? Itaú Social e Mina Comunicação e Arte
Onde assistir? Canal do Itaú Social no YouTube

4º Seminário 'A língua portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação
Organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), o 4º Seminário 'A língua portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação acontece de 9 a 14 de novembro, sempre às 11h e irá reunir autores, editores, acadêmicos, especialistas e representantes de projetos sociais para debater o tema Educação. O público pode participar das conversas acessando o canal do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) no YouTube.
Quando? 9 a 14/11/2020, às 11h
Quem organiza? Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP)
Onde assistir? YouTube do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

Festival Brasil Que Lê
Entre os dias 7 e 28 de novembro, o Festival Brasil Que Lê celebra a arte, a leitura e a literatura como um direito humano. A programação é composta por oito lives com debates, poesias, artes e músicas evidenciando esse Brasil indígena, negro, periférico, LBGTQIA+, da ciranda, do jongo, do carimbó, das bibliotecas comunitárias, dos movimentos sociais e culturais periféricos. O festival tem transmissão online e gratuita. A Rede Nacional - organizadora do evento - atua pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à diversidade e às bibliotecas com atuação em diversas cidades do território brasileiro. São 119 bibliotecas da rede nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, que atendem um público médio de 30 mil famílias.
Quando? 7 a 28/11/2020, às 19h
Quem organiza? Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC)
Onde assistir? Página no Facebook da RNBC



SEMANA DE 02 A 8 DE NOVEMBRO

Lives da BN | O Grupo de Pesquisa Crítica Textual e a Biblioteca Nacional
A apresentação objetiva traçar um breve panorama sobre o Grupo de Pesquisa Crítica Textual, vinculado ao CNPq e à Fundação Biblioteca Nacional: seu surgimento, atuais atividades e objetivos/metas para 2021. A Crítica Textual estuda a produção, transmissão e recepção do texto em seus diversos suportes escritos, atentando para as diferentes versões e edições de uma obra. Ocupa-se da comparação entre manuscritos, impressos e outros documentos que mostrem como um texto se modifica ao longo da sua transmissão. O referido grupo de pesquisa articula interdisciplinarmente a discussão teórica da Crítica Textual com a investigações acerca de obras e coleções integrantes do acervo da Fundação Biblioteca Nacional, desenvolvidas por especialistas da área. Participam da live os professores Fábio Frohwein e Maria Olívia de Quadros Saraiva, Maria Olívia de Quadros Saraiva e Fábio Frohwein de Salles Moniz.
Quando? 05/11/2020, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional / Centro de Pesquisa e Editoração
Onde assistir? Canal no YouTube da FBN

Live Editora Labrador e Book.ster
A live da Editora Labrador e do Book.ster (Pedro Pacífico) vai falar sobre os desafios da autopublicação, quais são os caminhos para se publicar um livro e como a Labrador pode ajudar nisso.
Quando? 05/11/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Labrador
Onde assistir? Instagram da Editora Labrador (@editoralabrador)

Lançamento 'Religião e outras insanidades'
A Oficina Raquel, em parceria com a Livraria da Tarde, anuncia a live de lançamento do livro Religião e outras insanidades, de Miguel Pincerno. Além do autor da obra, Andréa Kogan marcará presença no evento e Taty Leite, do canal @valerumlivro, estará na mediação.
Quando? 05/11/2020, às 19h
Quem organiza? Oficina Raquel e Livraria da Tarde
Onde assistir? Canal no YouTube da Livraria da Tarde

Lançamento: 'Seres notáveis do folclore'
Com texto e ilustrações de Mario Bag, o livro apresenta aos pequenos leitores personagens como Saci e Lobisomem. Também figuras nem tão conhecidas como é o caso de Anhangá, um espírito que protege o mundo animal, sob a forma de um cervo branco. Romãozinho, o fantasma de um menino que era muito malvado. Ou Papa-figo, o velho do Recife, famoso por sequestrar criancinhas para comer seu fígado. Apesar do aparente horror incrustado nessas histórias, os versos de Mario Bag preservam a manemolência, a graça e a magia que é justamente o que as fazem permanecer vivas. Já as ilustrações tratam de representar esses seres notáveis não apenas com pinta de monstros, mas também com humor — e até certa dose de doçura. Nessa live de lançamento, Laura van Boekel, editora do Grupo Editorial Zit, conversa com o autor.
Quando? 05/11/2020, às 19h
Quem organiza? Grupo Editorial Zit
Onde assistir? Instagram do Grupo Editorial Zit (@grupoeditorialzitoficial)

Lançamento 'Os Evangelhos - Uma tradução'
A Ateliê Editorial, em parceria com a Editora Mnēma, lança Os Evangelhos – Uma Tradução, de Marcelo Musa Cavallari. O livro, em edição bilingue, faz parte da Coleção Clássicos Comentados. Esta nova tradução, da leitura do original grego, analisa, por meio da apresentação e notas, os antigos escritos e seu aspecto literário. O lançamento online contará com as presenças do tradutor Marcelo Musa Cavallari e do autor do prefácio ao volume e diretor da Coleção Clássicos Comentados da Ateliê Editorial, João Angelo Oliva Neto.
Quando? 05/11/2020, às 19h
Quem organiza? Ateliê Editorial e Editora Mnēma
Onde assistir? Canal da Casa Guilherme de Almeida no YouTube

Literaturas do Brasil e de Angola
A produção literária no Brasil e em Angola é tema de um bate-papo com a escritora brasileira Conceição Evaristo e o angolano José Eduardo Agualusa, que falam sobre suas obras e da relação cultural entre os dois países lusófonos. A conversa tem mediação do poeta e professor Kaio Carmona, doutor em estudos literários pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Quando? 05/11/2020, às 15h (Brasil), 19h (Angola), 17h (Portugal)
Quem organiza? Museu da Língua Portuguesa
Onde assistir? Página do Museu no Facebook e no YouTube

Circuito de Lives #SejaLuz - Patrícia Cândido
A escritora best-seller Patrícia Cândido estará no Circuito de Lives #SejaLuz, da Luz da Serra Editora, para falar do seu lançamento Manifesto da Autoestima.
Quando? 05/11/2020, às 15h
Quem organiza? Luz da Serra Editora
Onde assistir? Instagram da Luz da Serra Editora (@luzdaserraeditora)

'Fascismo', de Pachukanis | Alysson Mascaro e Juliana Paula Magalhães
Lançamento antecipado de Fascismo, de Evguiéni B. Pachukanis. Debate com Alysson Mascaro e Juliana Paula Magalhães Mediação de Igor Leone.
Quando? 04/11/2020, às 14h
Quem organiza? Editora Boitempo
Onde assistir? Canal no YouTube da Boitempo

Avante, Mulheres!: o direito feminino, hoje
A produtora editorial Carla Betelli receberá a professora doutora Gláucia Fraccaro para um bate-papo sobre os Direitos da Mulher. Fraccaro é prefaciadora da obra Avante, Mulheres!, de Olympe de Gouges, publicada pela Edipro.
Quando? 03/11/2020, às 19h
Quem organiza? Grupo Editorial Edipro
Onde assistir? Instagram da Edipro (@editoraedipro)

[22/04/2020 11:40:00]