Agenda de Lives
PublishNews, Redação, 22/04/2020
O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives sobre livros durante o período de isolamento social

Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros virtuais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que a sua live também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 09 A 15 DE AGOSTO

Lançamento do livro 'Luas de Júpiter' - Coleção Lauréis 2021
Projeto da Scortecci Editora que visa descobrir jovens talentos da literatura e publicá-los em coletânea. Participam da edição 2021: AliceC, Isabelle Neves, Leandro Henrique Nunes e Marcos Nunes Loiola.
Quando? 13/08/2021, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Editora
Onde assistir? Zoom. Clique aqui.

Homenagem a Jorge Amado
A União Brasileira de Escritores (UBE) realiza uma mesa em homenagem ao escritor Jorge Amado - 109 anos de nascimento e 20 anos de falecimento. Abertura: Maria Mortatti | Mediação: Rogério Duarte | Depoimentos e leituras: Paloma Amado, Janaína Amado, Antônio Torres, Ricardo Ramos Filho, Ângela Fraga e João Scortecci. O evento terá também sorteio de brindes.
Quando? 10/08/2021, às 19h30
Quem organiza? UBE e Grupo Editorial Scortecci
Onde assistir? Zoom: ID 725 467 5353

Propostas Reforma Tributária - Seus impactos na Economia e na Indústria Gráfica
Palestrante: Everardo Maciel Consultor tributário, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília, e da Escola Federal de Magistratura do TRF-1, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), membro da Academia Internacional de Direito e Economia.
Quando? 10/08/2021, às 10h
Quem organiza? Sistema Abigraf
Onde assistir? Para se inscrever, clique aqui



SEMANA DE 02 A 08 DE AGOSTO

Julio Maria revela curiosidades da biografia de Ney Matogrosso
Jornalista, roteirista e escritor Julio Maria, lança Ney Matogrosso — A biografia, pela Companhia das Letras, e apresenta ao público curiosidades sobre a vida e a obra de um dos artistas mais transformadores da cultura do país, que no último dia primeiro de agosto completou 80 anos de muita energia e criatividade. Julio passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar sua história. Visitou a casa em que ele nasceu, em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai, em Campo Grande, e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados. Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira.
Quando? 05/08/2021, às 19h
Quem organiza? Livraria da Vila
Onde assistir? Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila)

Horizontes brasileiros recebe Itamar Vieira Junior
O Horizontes brasileiros recebe o autor Itamar Vieira Junior nesta quinta-feira (5) para uma conversa virtual sobre literatura, política e novos rumos. Itamar é autor de Torto Arado, livro vencedor dos prêmios Leya, Jabuti e Oceanos.
Quando? 05/08/2021, às 19h
Quem organiza? Casa de Cultura do Parque
Onde assistir? Instagram da Casa (@casadeculturadoparque)

Audiolivro no Brasil
Vamos conversar sobre o mercado de audiolivros no Brasil? Participe deste encontro que acontecerá na próxima semana e fique por dentro das diferentes perspectivas dos profissionais que atuam neste setor! Participam da conversa: André Palme (Storytel), Carlo Carrenho (Pop Stories), Clayton Heringer (TocaLivros), Cristina Albuquerque (Ubook) e Rodrigo Meinberg (Skeelo). A mediação será de Tânia Galluzzi (Ondas Impressas).
Quando? 03/08/2021, às 16h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube



SEMANA DE 26 DE JULHO A 1º DE AGOSTO

Lançamento do romance 'Embaixo das unhas'
Nesta quinta, acontece o lançamento do romance Embaixo das unhas, publicado pela Penalux. Participam da live o autor Vitor Camargo de Melo e a atriz Dira Paes. A mediação ficará por conta de Tamy Ghannam.
Quando? 29/07/2021, às 19h30
Quem organiza? Editora Penalux
Onde assistir? Canal da Penalux no YouTube

#LivecomaVila: Alberto Mussa revela detalhes de seu novo livro 'A Origem da Espécie'
A Livraria da Vila apresenta no próximo dia 29 de julho, quinta-feira, 19h, pelo Instagram, uma conversa entre Samuel Seibel, presidente da rede, e Alberto Mussa, autor de A Origem da Espécie, Editora Record, que empreende uma investigação de mais de 300 relatos mitológicos, espalhados por todos os continentes e narrados por povos muito distintos entre si. Na obra, Mussa desvenda a complexidade de tramas aparentemente simplórias, em mitos relacionados ao fogo, e identifica características sócio-culturais próprias do ser humano que já se encontravam presente em nossos ancestrais mais antigos.
Quando? 29/07/2021, às 19h
Quem organiza? Livraria da Vila
Onde assistir? Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila)

Lançamento livro 'Terrapreta'
A Editora 34 lança a obra Terrapreta. A live contará com a participação da autora Rita Carelli e os convidados Betty Mindlin, Ailton Krenak e Eduardo Neves.
Quando? 29/07/2021, às 19h
Quem organiza? Editora 34
Onde assistir? Canal da Livraria da Travessa no YouTube

Clube Literário SESI-SP terá participação dos autores do livro 'Núcleo de Dramaturgia'
Nesta quarta-feira, os autores do livro Núcleo de Dramaturgia SESI-SP 11ª Turma, lançamento da SESI-SP Editora, participarão do Clube Literário Virtual SESI-SP. No encontro, gratuito, o público poderá interagir e participar do bate-papo com os autores por meio do chat. A obra conta com 12 textos inéditos para teatro feitos pelos autores formados pelo Núcleo em 2019, sob a coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão e assistência do diretor e ator César Baptista. A obra, no formato ePub, está disponível para download gratuito no portal de Cultura do SESI-SP.
Quando? 28/07/2021, às 19h30
Quem organiza? SESI e SESI-SP Editora
Onde assistir? Canal do Sesi-SP no YouTube

Inovação e modelos de negócios em edição
A segunda live do Editoração em Debate ocorre na quarta-feira sob o título Inovação e modelos de negócios em edição. Para conversar sobre o tema teremos no evento Gustavo Faraon, cofundador da Dublinense, e Nicolle Ortiz, coordenadora da área de Experiência da TAG. A transmissão terá em torno de 30 minutos de apresentação dos convidados e depois, será aberta a comentários do público. Para a live, terá participação o diretor da Editora UFSM, Daniel Coronel e como mediadora a professora Marilia de Araújo Barcellos.
Quando? 28/07/2021, às 17h
Quem organiza? Editora UFSM
Onde assistir? Página da Editora UFSM no Facebook



SEMANA DE 19 A 25 DE JULHO

Sala Libretos - Lançamento do livro 'Travessias de amanhã'
A Libretos Editora lança o livro Travessias de amanhã, com participação especial de todas as autoras: Ana dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnnacht. A conversa contará ainda com apresentação de Rudiléia Paré Neves e mediação de Clô Barcellos.
Quando? 25/07/2021, às 19h
Quem organiza? Libretos Editora
Onde assistir? Página da Libretos Editora no Facebook

Cia. Malas Portam no Flipoços 2021
No domingo, a Cia. volta ao Flipocinhos com contação de histórias, as quais são baseadas nos livros A lagarta caolha, O pé de guaraná e Na beira da lagoa, que estão reunidos no Box Malas Portam. Neste dia, a mediação será promovida pela influenciadora digital Sabrina Camejo, do canal no Instagram @sagaucha_mae.
Quando? 25/07/2021, às 16h30
Quem organiza? Flipocinhos
Onde assistir? Site Flipoços

Projetos gráficos diferenciados: novas formas de construção literária
Mais do que uma história para contar, os livros podem ter detalhes que encantam o leitor em um simples toque ou olhar. E não importa se são crianças ou adultos, as publicações sempre proporcionam agradáveis experiências. Para falar sobre o projeto gráfico que envolve a produção de um livro, os convidados da SESI-SP Editora para uma live no Flipoços 2021, são os premiados autores: Raquel Matsushita, de Mínimo múltiplo comum; e Alexandre Rampazo, de Se eu abrir esta porta agora. Mediação da jornalista Clarissa Brito.
Quando? 23/07/2021, às 16h30
Quem organiza? Flipocinhos
Onde assistir? Site Flipoços

Samuel Seibel conversa com Israel Beloch sobre o lançamento do livro 'Dicionário dos refugiados do Nazifacismo'
No #LivecomaVila de hoje, Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila, conversa hoje com Israel Beloch sobre o lançamento do Dicionário dos refugiados do Nazifacismo no Brasil (Editora Imprimatur). Concebida durante a pandemia, a obra reúne 300 biografias ilustradas, que representam os milhares de fugitivos que refizeram a vida e a carreira no Brasil, e tanto contribuíram para a sociedade brasileira. Músicos, escritores, pintores, atores, cientistas, matemáticos, arquitetos, médicos, fotógrafos, dançarinos, empresários, palhaços de circo, policiais e técnicos de futebol. Todos refugiados e refugiadas do nazifascismo, que buscaram salvação a partir de 1933.
Quando? 22/07/2021, às 19h
Quem organiza? Livraria da Vila
Onde assistir? Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila)

Lançamento livro 'O amor é lilás'
Nesta quinta a autora Marina Franco lança seu livro O amor é lilás. Participam da conversa Marina, a editora Luana Vignon e o ilustrador Felipe Ferri. O amor é lilás conta a história de Rosinha, uma menina que embarca numa jornada de descobertas e encontra pelo caminho vários motivos para se abrir para novas experiências e sentimentos.
Quando? 22/07/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Miolo Mole
Onde assistir? Instagram da Miolo Mole (@editoramiolomole)

Como a realidade aumentada pode transformar as HQs em grandes aventuras?
É fato que leitura de histórias em quadrinhos proporciona sempre uma divertida e emocionante experiência. Agora, imagina ler e ter a possibilidade de ver os personagens em realidade aumentada (estilo 3D)? É esse tema e muitos outros que envolvem o universo de HQs e ilustrações que o autor do quadrinho The end, Marcelo Castro, apresentará na live promovida pela Sesi-SP Editora no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) 2021. Participação do autor e a mediação de Tiago Mariano Ferreira, professor da rede SESI.
Quando? 22/07/2021, às 16h30
Quem organiza? Flipoços e Sesi-SP Editora
Onde assistir? Site oficial do Flipoços

A importância do design e economia circular para as organizações
As especialistas em design, Joice Joppert Leal e, em economia circular do Senai-SP, Natacha Nogueira Britschka, estarão em um bate-papo online, com foco no tema proposto na obra Design e economia circular, lançado pela Senai-SP Editora, para discorrer sobre a importância da inovação, sustentabilidade e economia circular nas organizações, durante o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) 2021. A mediação será realizada pela agente de inovação do Senai-SP, Teresa Cristina Vannucci Gouvea.
Quando? 22/07/2021, às 15h
Quem organiza? Flipoços e Senai-SP Editora
Onde assistir? Site oficial do Flipoços

Autoras Florencia Ferrari e Rita Carelli participarão de live no Flipoços 2021 para falar sobre cultura cigana e indígena
As autoras Florencia Ferrari e Rita Carelli estarão em um bate-papo especial no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) 2021, para falar sobre cultura cigana e indígena, apresentando costumes e crenças destes povos, os quais estão relatados no livro Palavra cigana e na Coleção Um dia na aldeia, respectivamente, publicados pela Sesi-SP Editora. A mediação será realizada pela bibliotecária da rede Sesi Evelyn Ruani.
Quando? 22/07/2021, às 11h30
Quem organiza? Flipoços e Sesi-SP Editora
Onde assistir? Site oficial do Flipoços

Projeto Conexão Livraria
O mercado editorial ganha mais um canal de vendas on-line para livrarias de todo o país! O projeto Conexão Livraria é uma parceria da CBL com as distribuidoras Catavento, Disal, Inovação e Loyola. Ele utiliza a estrutura, processos e tecnologia de grandes plataformas de e-commerce, conta com o estoque e a disponibilidade e logística das distribuidoras parceiras, enquanto as livrarias se conectam ao espaço como lojas associadas. Participam: Claudia Machado (Catavento), Gustavo Mondo (Mercado Livre), Sabrina Travassos (Livraria Favorita), Tonico Vendrame Filho (Casa Vamos Ler) e Vitor Tavares (CBL). A mediação ficará por conta de Gerson Ramos (Planeta).
Quando? 22/07/2021, às 10h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube

Teatro, música, literatura e brincadeiras com a Cia. Malas Portam - 99 brincadeiras cantadas
Evento com a Cia. Malas Portam. No primeiro encontro virtual, a criançada poderá (re)aprender as brincadeiras cantadas de roda, de mão ou de corda, as quais estão presentes no livro 99 brincadeiras cantadas. A mediação será realizada pela influenciadora digital Nina Brondi, do canal no Instagram @mardehistorias.
Quando? 21/07/2021, às 16h30
Quem organiza? Flipoçinhos
Onde assistir? Site Flipoços

Live sobre lendas africanas no Flipoços 2021
Você já ouvir falar em Uagadu? Este é o nome de um dos lançamentos da Sesi-SP Editora, no qual os autores e importantes cordelistas brasileiros, Marco Haurélio e Arlene Holanda, apresentam quatro lendas da tradição oral africana neste formato literário. São pouquíssimos os registros destas histórias e das tradições mais remotas da África, sendo este, portanto, um dos fatos para a importância da obra e do convite para os leitores participarem da live. Aberto ao público e uma oportunidade para viver a experiência de conhecer lendas da tradição oral em cordel, o bate-papo virtual terá, além da participação dos autores de Uagadu, a mediação com a analista de atividades culturais Sesi-SP, Josilma Amato.
Quando? 21/07/2021, às 15h
Quem organiza? Flipoços e Sesi-SP Editora
Onde assistir? Site oficial do Flipoços

A força da não violência | Carla Rodrigues, Helena Silvestre e Marília
Lançamento antecipado de Camarada: Um ensaio sobre pertencimento político, de Jodi Dean Debate com Manuela D'Ávila, Christian Dunker e Jones Manoel Mediação de Marcelo Bamonte.
Quando? 21/07/2021, às 11h
Quem organiza? Boitempo
Onde assistir? TV Boitempo no YouTube

Live de lançamento do livro 'A Metamorfose do Vencedor', Editora Alta Books
Na próxima terça-feira, a Editora Alta Books faz live de lançamento do livro A Metamorfose do Vencedor, de Marco Juarez Reichert. O evento tem participação do escritor, professor, tradutor e colunista literário Marcelo Rayel Correggiari, entrevistando Marco Juarez Reichert. O evento, que é gratuito, acontece online pela plataforma Zoom Meeting, e será retransmitido em redes sociais.
Quando? 20/07/2021, às 19h
Quem organiza? Marco Juarez Reichert e Alta Books
Onde assistir? Zoom ID 848 0945 2211 | Senha: 208818

Como atua a cadeia do mercado digital
Quer saber mais sobre o universo editorial e entender como funciona a cadeia do mercado digital? Então não deixe de acompanhar o nosso próximo encontro! Os convidados vão compartilhar suas experiências, dificuldades e conquistas. Participam da conversa? Camila Cabete (Rakuten Kobo), Cinthya Muller (Planeta), Marcelo Gioia (Bookwire) e Rodrigo Meinberg (Skeelo). A mediação ficará por conta de Rodrigo Casarin (Página Cinco)
Quando? 20/07/2021, às 16h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube


SEMANA DE 12 A 18 DE JULHO

Ocupa FIG - Sidney Rocha
O escritor Sidney Rocha, vencedor do Prêmio Jabuti, é o convidado do terceiro dia do Ocupa FIG. Em sua participação, ele fala sobre a Trilogia Cromane, composta pelos romances Fernanflor, A estética da indiferença e Flashes.
Quando? 18/07/2021, às 15h
Quem organiza? Vacatussa
Onde assistir? Canal da Vacatussa no Instagram (@vacatussa.editora)

Ocupa FIG - Poesia
No dia 2 do Ocupa FIG, a pauta é poesia. Com mediação do poeta Helder Herik, a conversa será sobre versos, formas e formatos da poesia escrita pelos escritores Fred Caju, Paulo Gervais e Fernanda Limão.
Quando? 17/07/2021, às 15h
Quem organiza? Vacatussa
Onde assistir? Canal da Vacatussa no Instagram (@vacatussa.editora)

Ocupa FIG - com Cida Pedrosa
Prepara o chocolate quente e a taça de vinho que o Ocupa FIG começa hoje. E a estreia vai ser logo com a escritora Cida Pedrosa @cidapedrosa65. Cida Pedrosa é natural de Bodocó-PE, fez parte do Movimento de Escritores Independentes do Recife, publicou seu primeiro livro Restos do fim em 1982 e já soma uma dezena de títulos. Entre os mais recentes estão As filhas de Lilith (Calibán, 2009; com reedição pela Claranan, 2017), Miúdos (Andarte, 2011), Claranã (Confraria do Vento, 2015) e Gris (Cepe, 2018). Em 2019, publicou o livro Solo para Vialejo (Cepe), escrito a partir da foto de uma jazz band que existiu em sua cidade natal, Bodocó. Com a obra, conquistou o Prêmio Jabuti em 2020, tanto na categoria de poesia, como o Livro do Ano. Em 2020, inspirada por suas andanças com o cachorro Bob Marley por um Recife de ruas vazias por conta da pandemia, escreveu uma série de haicais que saíra no livro Estesia, publicado em formato e-book pela Claranan.
Quando? 16/07/2021, às 19h
Quem organiza? Vacatussa
Onde assistir? Canal da Vacatussa no Instagram (@vacatussa.editora)

#LivecomaVila: Edney Silvestre revela detalhes de seu novo livro 'Amores Improváveis'
Jornalista da TV Globo e escritor Edney Silvestre participa de um bate-papo sobre literatura com Samuel Seibel, presidente da Vila, pelo Instagram. O autor do premiado Se eu fechar os olhos agora falará, entre outros assuntos, sobre seu novo livro Amores improváveis, da Globo Livros.
Quando? 15/07/2021, às 19h
Quem organiza? Livraria da Vila
Onde assistir? Instagram da Livraria da Vila (@livrariadavila)

A força da não violência | Carla Rodrigues, Helena Silvestre e Marília Moschkovich
Lançamento antecipado de A força da não violência: um vínculo ético-político, de Judith Butler. Debate com Carla Rodrigues, Helena Silvestre e Marilia Moschkovich. Com mediação de Renato Contente (Suplemento Pernambuco).
Quando? 14/07/2021, às 11h
Quem organiza? Boitempo
Onde assistir? TV Boitempo - no YouTube

Live com Guga Mafra - 'Como ser um Rockstar'
O brasiliense Guga Mafra realiza nesta terça, no Dia Mundial do Rock, a live do seu novo livro Como Ser um Rockstar, da Editora Melhoramentos. Com aventuras típicas de séries de TV como How I Met Your Mother e Anos Incríveis, a obra narra a história de um adolescente dos anos 90 tentando enfrentar o mundo montando uma banda de rock em Brasília. Guga é criador do Gugacast, um dos maiores podcasts do Brasil.
Quando? 13/07/2021, às 18h
Quem organiza? Editora Melhoramentos
Onde assistir? Perfis do Guga (@gugamafra) e Editora Melhoramentos (@editoramelhoramentos)

Maratona do escritor
Maior evento on-line gratuito para autores do Brasil, a Maratona reunirá especialistas de edição, marketing e venda de livros para desmistificar os processos que envolvem a publicação e divulgação de obras literárias. O evento é idealizado e organizado por Lilian Cardoso, especialista em marketing do livro.
Quando? 12, 13, 14 e 15/07/2021, às 20h
Quem organiza? Lilian Cardoso
Onde assistir? Canal da Lilian Cardoso no YouTube. Se inscreva clicando aqui.



SEMANA DE 05 A 11 DE JULHO

Quintal da língua portuguesa com Eliana Alves Cruz
A escritora carioca Eliana Alves Cruz é a convidada para a edição de julho do Quintal da Língua Portuguesa. O Quintal é um projeto internacional que promove encontros virtuais com autores, estudiosos e leitores para discutir obras de ficção e as interfaces culturais e artísticas nos países que falam o idioma. Jornalista por formação, Eliana atua como chefe do Departamento de Imprensa da Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, sendo também vice-presidente do Comitê de Mídia da Federação Internacional de Natação (FINA). Como escritora, tem na ficção com toques de realidade sua marca registrada. Em uma parceria do Instituto Quindim com a Editora Malê, as pessoas que participarem do Quintal da Língua Portuguesa terão 40% de desconto nos livros da escritora Eliana Alves Cruz, convidada de julho e do escritor Danny Wambire que foi o convidado do mês de maio.
Quando? 10/07/2021, às 14h (Brasília), 18h (Lisboa e Luanda) e 19h (Maputo)
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever

Lançamento do Livro 'Doutrina Econômica da Cooperação - Revisão das regras dos princípios cooperativistas'
A autora Rosalvi Monteagudo lança sua oitava obra. O cooperativismo não está ameaçado; pelo contrário, fortalece cada país em particular por respeitar a geopolítica e organizar o social para um melhor aproveitamento econômico. O objetivo é examinar as regras dos princípios cooperativistas por meio da adaptação à época atual.
Quando? 08/07/2021, às 19h30
Quem organiza? Editora Scortecci
Onde assistir? Zoom, Clique aqui

Lançamento livro 'Virgínia'
A autora Stéfanie Sande e o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, conversam sobre o livro Virgínia. Mediação do jornalista Leonardo Neto.
Quando? 08/07/2021, às 16h30
Quem organiza? Editora Cálida
Onde assistir? Facebook da Editora

Ilustrando contos de fadas
Para o lançamento desta obra, a Oficina Raquel realiza um encontro on-line entre Rui de Oliveira e Raquel Matsushita que será uma aula e um passeio sobre a obra do autor e seu vasto conhecimento sobre historia da arte.
Quando? 06/07/2021, às 19h
Quem organiza? Oficina Raquel
Onde assistir? Canal da Oficina Raquel no YouTube

Lançamento oficial do livro 'Inteligência do Coração'
O homem é um ser mental, que utiliza do intelecto para tomar as decisões, de convencer a si e aos outros. Mas existe um jeito muito mais simples – e efetivo – de fazer isso: a inteligência do coração. Quem afirma é a escritora Patricia Meirelles no livro homônimo, que será lançado oficialmente em uma live.
Quando? 06/07/2021, às 19h
Quem organiza? Luz da Serra Editora
Onde assistir? Instagram da Luz da Serra (@luzdaserraeditora)



SEMANA DE 28 DE JUNHO A 04 DE JULHO

Lançamento - 'Francisco de Assis: Um itinerário de conversão e vivência do amor'
O livro ‘Francisco de Assis: Um itinerário de conversão e vivência do amor’, de autoria da Irmã Dirce Margarida Limberger e organização da Irmã Liliane Alves Pereira, terá lançamento em formato virtual, com uma transmissão ao vivo. Na ocasião, a autora, organizadora e mais dois convidados (Frei Valdir Pretto e Irmã Cleusa Neves) irão comentar sobre a obra e estudo realizado pela Irmã Dirce durante as pesquisas e desenvolvimento da escrita do livro.
Quando? 03/07/2021, às 15h
Quem organiza? Editora UFN
Onde assistir? Canal da TVHVinte e Facebook HVinte TV

Realidade Aumentada: O que é e como a AR pode beneficiar o mercado da arte
Será uma série de lives e bate-papos, com o intuito de discutir temas atuais do mercado de arte. Em nossa primeira Live, falaremos sobre como a tecnologia imersiva de Realidade Aumentada (AR) já esta revolucionando o mercado de arte. A live de estreia terá como convidadas: Giovanna Casimiro [Doutora em Novas Mídias e XR producer] e Andrea Capssa [Doutoranda em Artes Visuais e Art dealer e curadora]
Quando? 03/07/2021, às 12h
Quem organiza? Mobart App
Onde assistir? Instagram da Mobart (@mobart.app)

Lançamento do livro 'Através'
Lançamento do romance Através, livro de estreia de Ricardo Assumpção Fernandes, articulista do Jornal do Brasil e membro da diretoria da UBE. A publicação tem apresentação escrita por Ricardo Ramos Filho.
Quando? 01/07/2021, 20h
Quem organiza? Editora Folhas de Relva
Onde assistir? Zoom - clique aqui

Lançamento 'Elvis & Madona'
A Storytel lançou, em parceira com a editora Bazar do Tempo, o audiobook Elvis & Madona, de Luiz Biajoni. Nesta quinta, acontece uma live para falar sobre a edição comemorativa do título e de sua versão para audiobook. Uma entregadora lésbica de pizza ajuda um artista travesti, e rapidamente se tornam amigos. Com o tempo, a relação se fortifica e sentimentos amorosos os deixam confusos com sua própria sexualidade. Esse é o ponto de partida do enredo do paulista Luiz Biajoni. A live contará com a participação de Luiz (@biajoniluiz), autor da obra; Carol Marra (@caromarrareal): atriz e jornalista, narradora do audiobook; Amara Moira (@amoiramara), ativista, travesti, doutora em literatura e autora de E se eu fosse Puta" (. A mediação será de Chico Felitti (@chicofelitti): jornalista, ativista LGBTQIA+ e autor de Mulher Maravilha, Ricardo e Vânia e A casa.
Quando? 01/07/2021, às 19h
Quem organiza? Storytel
Onde assistir? Instagram da Storytel (@storytelbrasil)

Lançamento do livro 'O vivo'
A Relicário lança o novo livro de poemas da premiada escritora Adriana Lisboa. Na obra, a autora tateia minúcias e estranhezas do reino animal, vegetal e mineral numa "genealogia do amor". Na live de lançamento, Adriana conversa com a poeta Claudia Roquette-Pinto e a crítica literária Stefania Chiarelli.
Quando? 1º/07/2021, às 19h
Quem organiza? Relicário Edições
Onde assistir? Canal da Relicário no YouTube

Bate-papo literário: Publicação de dramaturgias brasileiras
Uma dramaturgia plural que dê conta de todas as realidades e irrealidades do imaginário criativo de uma nova geração de artistas: assim foi organizada a obra Núcleo de Dramaturgia SESI 11ª Turma, com publicação pela SESI-SP Editora. O encontro on-line, Bate-papo Literário: Publicação de Dramaturgias Brasileiras, contará com a presença dos autores formados na 11ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-SP, responsáveis pelos textos inéditos que compõem a obra e foram desenvolvidos durante o ano de 2019, além de editoras especializadas em publicações dramatúrgicas – Cobogó, Javali, Temporal e SESI-SP Editora –, e da mediação de nomes importantes da dramaturgia nacional, como a jornalista Marici Salomão e o diretor e ator César Baptista, que coordenaram esta produção.
Quando? 30/06/2021, às 19h30
Quem organiza? Sesi-SP
Onde assistir? Canal do Sesi-SP no YouTube



SEMANA DE 21 A 27 DE JUNHO

Ativista norte-americano participa de live no Brasil
O ativista norte-americano e diretor-executivo da ONG Love Beyond Walls Terence Lester, participa na terça-feira (29) de uma live organizada pela editora Mundo Cristão. Lester, que também é escritor, lançou pela editora a obra Invisíveis: como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas. Fruto de uma ampla investigação do autor, a obra é um convite para ter compaixão por quem vivencia a pobreza extrema e contribui de modo inovador para a desconstrução de crenças equivocadas em torno das pessoas em situação de rua. A live será mediada pelo Presidente da Mundo Cristão no Brasil Mark Carpenter e contará com a presença do pastor da Igreja Batista do Morumbi Humberto Aragão, que atua em diversas causas sociais. O evento terá tradução simultânea.
Quando? 29/06/2021, às 17h
Quem organiza? Editora Mundo Cristão
Onde assistir? Canal da Mundo Cristão no YouTube

Literatura, memória e sensorialidades
Literatura e memória é um tema que está sempre em evidência, sobretudo, porque cada vez se faz mais necessário o resgate da história, muitas vezes por meio de trajetórias, sejam elas pessoais ou coletivas. Assim, é urgente pensar a relação entre essa temática - Literatura e memória - e as diversas, plurais e múltiplas formas de expressões artísticas contemporâneas. Pensando nisso e em diálogo com o livro A ossada de um moleque, de Gabriel Sanpêra, a Oríkì Editora propõe dois dias de conversa, troca de ideias, afetos e sensorialidades que estimulam e são estimuladas pela escrita, oralidade, teatralidade, alimentação e o que mais nos motivar. Serão dois encontros, sábado e domingo. Primeiro encontro 26/06 - Memória e sensorialidades na produção literária. Com: Tatiana Henrique, Tom Grito e Lourence Alves Haverá uma performance gastronômica | Segundo encontro 27/06 - Criação, produção e escrita a partir de A Ossada de um moleque: Um bate papo sobre processos de escrita. Com: Gabriel Sanpêra, Simone Ricco e Luciene Nascimento | Terceiro encontro 27/06 - Bate papo exclusivo de lançamento Gabriel Sanpêra fala sobre o seu livro A Ossada de um moleque, lê alguns contos e responde perguntas do público. (Mediante inscrição. Limitado às 20 primeiras inscrições) Créditos das fotos: Gabriel Sanpêra: Bia Ferrer Simone Ricco: divulgação Tatiana Henrique: divulgação Tom Grito: Flávio Salgado Luciene Nascimento: divulgação Lourence Alves: Marina S. Silva.
Quando? 26 e 27/06/2021, às 16h
Quem organiza? Oríkì Editora e Produtora Cultural
Onde assistir? Canal da Oríkì Editora no YouTube

Lançamento 'Uma história da Hungria'
Lançamento do livro Uma história da Hungria (Editora Edusp), de László Kontler. A live terá participação de Anita Demkó (professora do curso de extensão Língua e Cultura Húngara da FFLCH-USP) e Marilena Vizentin (produtora editorial da Edusp). A obra apresenta uma pesquisa atualizada, abrangente e acessível da história húngara.
Quando? 24/06/2021, às 14h
Quem organiza? Editora Edusp
Onde assistir? Clique aqui

Lançamento oficial do livro 'Amar-se: uma viagem em busca de si mesmo'
O psicólogo Marcos Lacerda lança oficialmente o livro Amar-se: uma viagem em busca de si mesmo, obra publicada pela VR Editora, selo Latitude.
Quando? 23/06/2021, às 19h
Quem organiza? Marcos Lacerda e VR Editora
Onde assistir? Canal Nos da questão

FBN convida para a série '200 da Independência'| A educação no Brasil oitocentista
Em mais um episódio da série 200 da Independência, os professores Felipe Zioti Narita (UNESP), Higor Figueira Ferreira (Colégio Pedro II) e Paulo Mello (UEPG) analisarão como se dava a educação no Brasil oitocentista, em especial a disciplina de História.
Quando? 23/06/2021, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube



SEMANA DE 14 A 20 DE JUNHO

Lançamento do livro 'O menino que grande queria ser pequeno'
A Livraria da Travessa e a Editora Raiz convidam para a live e lançamento do livro O menino que grande queria ser pequeno, com a escritora Bibiana Malgarim, o ilustrador Pacha Urbano e seus pequenos grandes convidados: Eduardo, Lara e Enzo.
Quando? 19/06/2021, às 16h
Quem organiza? Livraria da Travessa e Editora Raiz
Onde assistir? Canal da Livraria da Travessa no YouTube

Lançamento 'Experiências de quase morte' - Uma conversa científica e filosófica sobre experiências de quase morte (EQMs)
O neurologista Edson J. Amâncio dedicou-se por quase duas décadas a estudar as EQMs e a interface mente-cérebro. No livro Experiências de quase morte, ele apresenta pesquisas e relatos sobre o fenômeno e mostra-se aberto àquilo que a ciência ainda não pode explicar. O evento de lançamento virtual Uma conversa científica e filosófica sobre experiências de quase morte (EQMs) terá as participações do neurocirurgião Ricardo Botelho e do doutor em filosofia André Leclerc, com mediação do psiquiatra Fellipe Miranda Leal.
Quando? 17/06/2021, às 18h
Quem organiza? Grupo Summus
Onde assistir? Canal da Unibes Cultural no YouTube

Dalloway Day At Night
Em homenagem a Virginia Woolf, a The School of Life e a Editora Nós realizam a aula Dalloway Day at Night, com Simone Paulino e Ana Carolina Mesquita. A chancela é da Embaixada Britânica no Brasil.
Quando? 16/06/2021, às 19h
Quem organiza? The School of Life, em parceria com a Editora Nós e com a chancela da Embaixada Britânica no Brasil
Onde assistir? The School of life - Clique aqui

O livro na era multimídia / multiplataformas de comunicação
Será debatido o impacto das novas tecnologias na criação de conteúdo, livros digitais, formatos de distribuição, tendências do mercado e possibilidades futuras, relações com a democratização do livro. Participam: Camila Cabete (senior country manager da Kobo no Brasil); Sérgio Baeta (head Ubook Store na Ubook) e José Carlos Sibila (cineasta, dramaturgo e escritor).
Quando? 16/06/2021, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Editora e UBE (União Brasileira de Escritores)
Onde assistir? Plataforma Zoom - ID 725 467 53 53. Clique aqui

A importância da leitura na educação: do mundo da leitura para a leitura do mundo
Qual a importância da leitura literária para a educação, para o desenvolvimento integral do estudante e para a melhoria dos índices educacionais? A Abrelivros e a Unibes Cultural trazem renomados pesquisadores, educadores e autores de literatura infantojuvenil para debaterem e refletirem sobre a leitura literária ao longo da história, a importância da ficção e a constante batalha para a formação do leitor de literatura. Os participantes abordarão ainda: os desafios de ser escritor e da transformação de professor leitor em mediador de leitura. Participam: Ricardo Tavares (vice-presidente Abrelivros), Marisa Lajolo (autora e professora universitária), Ricardo Azevedo (escritor e ilustrador) e Ana Carolina Carvalho (educadora e escritora). A mediação será feita por Zoara Failla (coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura).
Quando? 16/06/2021, às 17h30
Quem organiza? Abrelivros e a Unibes Cultural
Onde assistir? Canal da Unibes no YouTube

Editora Universitária como Política Pública
A primeira live do Editoração em Debate ocorre sob o título Editora Universitária como Política Pública e terá a presença do Doutor em Filosofia, pela Universidade de São Paulo, José Castilho Marques Neto. Entre as colaborações de Castilho no meio editorial estão a participação como consultor “ad hoc” de organismos nacionais e internacionais da área acadêmica, educativa e cultural e de fomento ao livro, à leitura e às bibliotecas: Centro Regional para o fomento ao livro na América Latina e Caribe, Portugal e Espanha (CERLALC/UNESCO).
Quando? 16/07/2021
Quem organiza? Editora UFSM, Curso de Produção Editorial e Observatório Socioeconômico da Covid-19.
Onde assistir? Página da Editora UFSM no Facebook

Literatura para crianças e os 17 ODS da Agenda 2030 - Os realizadores do Clube de Leitura
O Brasil acaba de divulgar a lista de livros nacionais que estarão no site da ONU como referências de leituras sobre sustentabilidade e igualdade para crianças e jovens do mundo todo. Incrível, não é mesmo? E para celebrar este momento tão marcante para a literatura brasileira, venha fazer parte de dois encontros que vão falar especialmente sobre o Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa. Arraste para o lado e confira a programação. Participam: Chyntia Spaggiari (Leiturinha), Jorge Moisés Kroll do Prado (Febab), Roberta Caldo
Quando? 16/06/2021, às 10h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube


SEMANA DE 07 A 13 DE JUNHO

Encontros para transformar o fim do mundo - 'Branco sai, preto fica' e 'A parábola do semeador'
Violência, poder, transformação, viagem no tempo, sensibilidade, crise ambiental, racismo, caos, fé. Nesse encontro, Anne Quiangala (Preta, Nerd & Burning Hell) e Camilla Dias (@camillaeseuslivros e Leituras Decoloniais) conversam sobre o filme Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós e A parábola do semeador, de Octavia Butler (Morro Branco / Trad.: Carolina Caires Coelho), com mediação de Ana Meira.
Quando? 09/06/2021, às 20h
Quem organiza? Sesc Avenida Paulista
Onde assistir? Canal do Sesc Av. Paulista no YouTube

Lançamento do livro 'O menino que grande queria ser pequeno'
A Editora Raiz e a Livraria Bamboletras convidam para a live de lançamento do livro O menino que grande queria ser pequeno, com a escritora Bibiana Malgarim, o ilustrador Pacha Urbano e a mediação de Milton Ribeiro. O livro infantil conta a história de um menino que deseja ser grande antes da hora. Obra de estreia da escritora e psicóloga Bibiana Malgarim fala sobre as lutas internas e as conquistas dos pequenos diante do desenvolvimento emocional. O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta nos ronda (e nos assombra) desde pequenos. Mas o que acontece quando a criança quer crescer precipitadamente, falseando um amadurecimento? Paga o preço de um sentimento de inadequação e de não se sentir ‘de verdade’. Dessa sensação trata O menino que grande queria ser pequeno.
Quando? 09/06/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Raiz e Livraria Bamboletras
Onde assistir? Instagram da Livraria Bamboletras (@bamboletras)

Lançamento oficial do livro 'Fique rico investindo de maneira simples'
Lançamento oficial do livro Fique rico investindo de maneira simples. O investidor e sócio-fundador do GuiaInvest, André Fogaça, desvenda os principais mitos sobre o investimento em ações e compartilha o método simples e efetivo para o leitor aprender a investir por conta própria.
Quando? 08/06/2021, às 20h
Quem organiza? Autor André Fogaça
Onde assistir? Canal da GuiaInvest no YouTube

[22/04/2020 11:40:00]