Agenda de Lives
PublishNews, Redação, 22/04/2020
O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives sobre livros durante o período de isolamento social

Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros virtuais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que a sua live também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 14 A 20 DE JUNHO

O livro na era multimídia / multiplataformas de comunicação
Será debatido o impacto das novas tecnologias na criação de conteúdo, livros digitais, formatos de distribuição, tendências do mercado e possibilidades futuras, relações com a democratização do livro. Participam: Camila Cabete (senior country manager da Kobo no Brasil); Sérgio Baeta (head Ubook Store na Ubook) e José Carlos Sibila (cineasta, dramaturgo e escritor).
Quando? 16/06/2021, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Editora e UBE (União Brasileira de Escritores)
Onde assistir? Plataforma Zoom - ID 725 467 53 53. Clique aqui



SEMANA DE 07 A 13 DE JUNHO

Encontros para transformar o fim do mundo - 'Branco sai, preto fica' e 'A parábola do semeador'
Violência, poder, transformação, viagem no tempo, sensibilidade, crise ambiental, racismo, caos, fé. Nesse encontro, Anne Quiangala (Preta, Nerd & Burning Hell) e Camilla Dias (@camillaeseuslivros e Leituras Decoloniais) conversam sobre o filme Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós e A parábola do semeador, de Octavia Butler (Morro Branco / Trad.: Carolina Caires Coelho), com mediação de Ana Meira.
Quando? 09/06/2021, às 20h
Quem organiza? Sesc Avenida Paulista
Onde assistir? Canal do Sesc Av. Paulista no YouTube

Lançamento do livro 'O menino que grande queria ser pequeno'
A Editora Raiz e a Livraria Bamboletras convidam para a live de lançamento do livro O menino que grande queria ser pequeno, com a escritora Bibiana Malgarim, o ilustrador Pacha Urbano e a mediação de Milton Ribeiro. O livro infantil conta a história de um menino que deseja ser grande antes da hora. Obra de estreia da escritora e psicóloga Bibiana Malgarim fala sobre as lutas internas e as conquistas dos pequenos diante do desenvolvimento emocional. O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta nos ronda (e nos assombra) desde pequenos. Mas o que acontece quando a criança quer crescer precipitadamente, falseando um amadurecimento? Paga o preço de um sentimento de inadequação e de não se sentir ‘de verdade’. Dessa sensação trata O menino que grande queria ser pequeno.
Quando? 09/06/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Raiz e Livraria Bamboletras
Onde assistir? Instagram da Livraria Bamboletras (@bamboletras)

Lançamento oficial do livro 'Fique rico investindo de maneira simples'
Lançamento oficial do livro Fique rico investindo de maneira simples. O investidor e sócio-fundador do GuiaInvest, André Fogaça, desvenda os principais mitos sobre o investimento em ações e compartilha o método simples e efetivo para o leitor aprender a investir por conta própria.
Quando? 08/06/2021, às 20h
Quem organiza? Autor André Fogaça
Onde assistir? Canal da GuiaInvest no YouTube

Paiol Literário 2021
Bate-papo online com o escritor Julián Fuks, autor do premiado A Resistência, abre a décima temporada do projeto Paiol Literário, realizado pelo Jornal Rascunho com patrocínio do Itaú Cultural.
Quando? 08/06/2021, às 19h30
Quem organiza? Jornal Rascunho
Onde assistir? Canal do Paiol Literário no YouTube



SEMANA DE 31 DE MAIO A 06 DE JUNHO

Live com Gabriel Sanpêra, autor de 'A ossada de um moleque'
Vamos bater um papo com Gabriel Sanpêra sobre A ossada de um moleque, seu segundo livro que acaba de sair do forno pela Oríkì editora, sobre suas inspirações, seu processo de criação, maturação, publicação e muito mais. Gabriel Sanpêra é escritor e poeta nascido em Barra Mansa, RJ, que escreve e performa sobre si, sobre os seus, sobre o cotidiano de corpos que existem, amam, lutam, sorriem em diáspora.
Quando? 06/06/2021, às 19h
Quem organiza? Oríkì Editora
Onde assistir? Instagram da Oríkì Editora (@orikieditora)

Lançamento livro 'Em suas mãos'
Dr. Cláudio Domênico, autor do livro Em suas mãos, vai compartilhar suas ideias sobre saúde e bem-estar com o público em uma live nesta terça. O bate-papo vai contar com ;a participação de Gilberto Gil, Margareth Dalcomo, Zuenir Ventura, Marina Caruso, Ancelmo Gois e outros amigos. No encontro virtual, eles vão falar sobre como vencer os desafios da vida moderna, com destaque para a falta de tempo, o excesso de tecnologia e fake news.
Quando? 1º/06/2021, às 20h
Quem organiza? Editora Intrínseca
Onde assistir? Canal da Intrínseca no YouTube

#JabutiConvida: Livro Brasileiro Publicado no Exterior
Quer saber mais sobre a premiação para a editora brasileira vencedora nessa categoria do Prêmio Jabuti? Então, não perca nosso próximo encontro! O bate-papo terá a participação de Marcos Marcionilo (curador do Prêmio Jabuti), Fernanda Dantas (gerente de relações internacionais da CBL) e Fernando Rinaldi (coordenador de direitos autorais da Companhia das Letras).
Quando? 1º/06/2021, às 16h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube

Live pré-lançamento 'Fique rico investindo de maneira simples'
Bate-papo com o autor André Fogaça sobre o livro Fique rico investindo de maneira simples, que desvenda os principais mitos sobre o investimento em ações e ensina a investir por conta própria.
Quando? 1º/06/2021, às 12h
Quem organiza? Luz da Serra Editora
Onde assistir? Instagram da Luz da Serra (@luzdaserraeditora)

Diálogos Antroposóficos - Ações que alimentam
A Editora Antroposófica convida para mais uma edição de Diálogos Antroposóficos, série de eventos virtuais com escritores e pensadores, que marca as comemorações de 40 anos da editora, celebrados neste ano de 2021. A live desta segunda marca o lançamento da campanha Ações que alimentam, de combate à fome em comunidades vulneráveis de nove distritos do extremo sul da cidade de São Paulo. Durante a live, doações poderão ser feitas, em tempo real, para a campanha pelo site.
Quando? 31/05/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Antroposófica
Onde assistir? Canal da Antroposófica no YouTube



SEMANA DE 24 A 30 DE MAIO

Lançamento do livro 'Roupa de Cinema'
Lançamento do livro Roupa de Cinema: o design de figurino no audiovisual pernambucano, que monta um amplo panorama do cinema feito em Pernambuco nas última três décadas, com depoimentos de profissionais do figurino e artigos. A live terá a participação da figurinista e organizadora do livro Ana Cecília Drumond, do jornalista Julio Cavani e do pesquisador André Antônio.
Quando? 29/05/2021, às 16h
Quem organiza? Vacatussa
Onde assistir? Instagram da Vacatussa (@vacatussa.editora)

Lançamento do livro 'Crítica e curadoria dentro e fora do eixo'
O programa #GaleriasdoParque, da Casa de Cultura do Parque, realiza o lançamento virtual do livro Crítica e curadoria dentro e fora do eixo - operação resistência, da crítica e curadora de arte Ana Avelar. Para debater os textos da publicação e analisar o lugar da crítica de arte na atualidade, a autora conversa com os artistas visuais e Claudio Cretti, Gustavo Von Há e André Parente, a diretora do MAC-USP Ana Gonçalves Magalhães e a organizadora do livro Marcella Imparato.
Quando? 27/05/2021, às 19h
Quem organiza? Casa de Cultura do Parque
Onde assistir? Facebook e Canal da Casa de Cultura do Parque no YouTube

Lançamento do livro 'Construindo Espaços de Acolhimento'
Live com as autoras Isabel Cristina de Moura, Jéssica Vilar Dugacsek e Mariana Correa Fernandes. Elas farão um bate-papo sobre o lançamento de maio da nVersos Editora Construindo Espaços de Acolhimento – a importância do cuidado socioemocional no retorno às aulas no contexto da COVID-19. Uma live que pais, professores e cuidadores não podem perder.
Quando? 27/05/2021, às 19h
Quem organiza? nVersos Editora
Onde assistir? Instagram da nVersos (@nversos)

Histórias da tradição oral africana são destaque em bate-papo online com cordelistas brasileiros
Nesta quarta-feira, os autores do lançamento de Uagadu – Uma odisseia africana (SESI-SP Editora), Marco Haurélio e Arlene Holanda, participam do encontro virtual Bate-papo Literário. Em destaque, estarão as tradições da cultura oral das lendas africanas em cordel. O evento online e gratuito terá transmissão, ao vivo, e o público poderá interagir com os autores por meio do chat. O bate-papo ainda conta com mediação do especialista em literatura africana e mestrando em mediação de leitura, Felinio Freitas. Sobre o livro: Escrito pelos cordelistas brasileiros Marco Haurélio e Arlene Holanda, Uagadu destaca quatro contos da África transformados em cordel, com base em registros oficiais do arqueólogo e importante nome na etnografia alemã, Leo Frobenius. O livro ainda conta histórias de homens em suas buscas, enfrentando seus medos e tendo suas forças testadas.
Quando? 26/05/2021, às 19h30
Quem organiza? Cultura SESI-SP em parceria com a SESI-SP Editora
Onde assistir? Canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp

Bate-papo sobre o livro 'O menino que grande queria ser pequeno'
A Editora Raiz convida para a live de apresentação do livro O menino que grande queria ser pequeno, com a escritora Bibiana Malgarim e o ilustrador Pacha Urbano. O livro infantil conta a história de um menino que deseja ser grande antes da hora. Obra de estreia da escritora e psicóloga Bibiana Malgarim fala sobre as lutas internas e as conquistas dos pequenos diante do desenvolvimento emocional. O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta nos ronda (e nos assombra) desde pequenos, não é mesmo? Mas o que acontece quando a criança quer crescer precipitadamente, falseando um amadurecimento? Paga o preço de um sentimento de inadequação e de não se sentir ‘de verdade’. Dessa sensação trata O menino que grande queria ser pequeno, obra ilustrada pelo quadrinista e escritor Pacha Urbano.
Quando? 26/05/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Raiz
Onde assistir? Instagram da Editora Raiz (@editora_raiz)

Apresentação: Pesquisa - Produção e Vendas do Setor Editorial - Ano-base 2020
Está chegando a hora de conferir o panorama do mercado editorial referente a 2020. Na próxima terça-feira, às 10h, não deixe de conferir os resultados da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. Participam: Marcos da Veiga Pereira (presidente do SNEL), Mariana Bueno (economista da Nielsen Book) e Vitor Tavares (presidente da CBL). A mediação ficará por conta de Fernanda Garcia (diretora executiva da CBL).
Quando? 25/05/2021, às 10h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube



SEMANA DE 17 A 23 DE MAIO

Lançamento 'O que é que o crocodilo come ao meio-dia?'
No dia 22, a editora Telos realiza o lançamento do livro O que é que o crocodilo come ao meio-dia?, de Clara Haddad. Quem fará a apresentação será a Helena Ritto, apresentadora do programa Quintal da Cultura da TV Cultura.
Quando? 22/05/2021, às 17h
Quem organiza? Telos Editora
Onde assistir? Instagram da Telos (@teloseditora)

Lançamento de 'Você não vai dizer nada'
A obra Você não vai dizer nada (Nós), de Julia Codo, será lançada nesta sexta. O livro traz 13 contos pontuados pelo silêncio e pela pergunta “você não vai dizer nada?”, que dá nome à obra. O bate-papo de lançamento contará com a presença da autora, Julia, Paloma Vidal, Julián Fuks e Simone Paulino. A pré-venda dos livros autografados será feita pelas livrarias Mandarina e Tarde.
Quando? 21/05/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Nós
Onde assistir? Plataforma Zoom

Bate-papo com a escritora Sayaka Murata
A Japan House São Paulo exalta a literatura nipônica em um especial encontro on-line com Sayaka Murata, escritora japonesa considerada um dos principais nomes da literatura contemporânea. Realizado em colaboração com a revista Quatro Cinco Um e a Estação Liberdade, o evento terá tradução simultânea japonês/português e será mediado por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP, e por Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um. O bate-papo trará um panorama da carreira de Murata.
Quando? 20/05/2021, às 20h
Quem organiza? Japan House São Paulo, Quatro Cinco Um e Estação Liberdade
Onde assistir? Canal da Japan House no YouTube

Lançamento do livro 'O dia perdido'
Nesta quinta, a autora do livro O dia perdido, Larissa de Oliveira Neves, participa da live de lançamento da obra, junto com Maria Emília Tortorella, atriz, diretora e dramaturga, e Eduardo Lacerda, da editora Patuá.
Quando? 20/05/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Patuá
Onde assistir? Canal da Patuá no YouTube

Redes Sociais, Novas Tecnologias e Divulgação da Produção Literária
A Scortecci e UBE realizam a mesa Redes Sociais, Novas Tecnologias e Divulgação da Produção Literária, que tem o objetivo de apresentar o papel das redes sociais na divulgação da produção literária, self-publishing e publicação colaborativa, as facilidades das novas tecnologias para leitura e literatura. Participam: Paulo Addair, Paulo Stucchi e Renê de Paula Jr.
Quando? 19/05/2021, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Editora e UBE (União Brasileira de Escritores)
Onde assistir? Clique aqui

Lançamento internacional do livro 'Pirulito' da escritora Leni Zilioto
A escritora Leni Zilioto lança as versões internacionais do livro Pirulito no 1º Salão Internacional do Livro de Genebra.
Quando? 18/05/2021, às 16h
Quem organiza? Salão Internacional do Livro de Genebra
Onde assistir? Canal Cultive no YouTube



SEMANA DE 10 A 16 DE MAIO

Leitura feminista debate 'Os diários de Virginia Woolf'
A Editora Nós e a livraria gato sem rabo realizam neste sábado (15), um evento online sobre o livro Os diários de Virginia Woolf: Diário I - 1915-1918, da editora Nós. No encontro, que será gratuito, a tradutora da obra, Ana Carolina Mesquita, falará sobre a escritora britânica, referência em produções literárias que abordam a subjetividade da mulher. Com mediação de Emanuela Siqueira, a conversa será construída em torno do processo criativo e do universo particular da autora de Mrs. Dalloway.
Quando? 15/05/2021, às 11h
Quem organiza? Editora Nós e Livraria gato sem rabo
Onde assistir? Canal da gato sem rabo no YouTube

Lançamento 'Dinâmicas sociais na luta por direitos no Brasil'
Em Dinâmicas sociais na luta por direitos no Brasil (Pallas Editora), a doutora em sociologia Angela Randolpho Paiva condensa as mudanças que ocorreram nos direitos humanos e na construção da cidadania no Brasil nos últimos 40 anos – objeto de suas pesquisas de 25 anos. Ao longo de 172 páginas, ela analisa a importância dos movimentos sociais na luta por direitos desde o final da década de 1970. Participam da live a autora Angela e a pesquisadora Taisa Sanches
Quando? 14/05/2021, às 17h
Quem organiza? Pallas Editora e a Editora PUC Rio
Onde assistir? Instagram Pallas Editora (@pallaseditora) Facebook Pallas

As novidades do Prêmio Jabuti
Quer ficar por dentro das principais novidades do 63º Prêmio Jabuti? Então, junte-se a nós em um bate-papo sobre a maior premiação do livro brasileiro. Participam: Vitor Tavares (presidente CBL), Marcos Marcionilo (curador Jabuti) e conselho curador: Ana Elisa Ribeiro, Bel Santos Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo.
Quando? 13/05/2021, às 17h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube

Sala Libretos - Lançamento 'A filha do Dilúvio'
Em A filha do dilúvio, Miguel da Costa Franco pariu uma história das entranhas de uma sociedade anestesiada pela frieza. O livro trata de temas urgentes como a desigualdade e a dureza da vida, nossas culpas e contradições. No dia 12, acontece o lançamento na Sala Libretos. Durante a live A sociedade em metástase, o autor miguel conversa com a escritora Leticia Wierzchowski e o jornalista Rafael Guimaraens.
Quando? 12/05/2021, às 19h
Quem organza? Libretos Editora
Onde assistir? Canal da Libretos no YouTube

Live com teólogo Bernardo Cho ajuda as pessoas compreenderem o sentido da vida e da fé
A Editora Mundo Cristão realiza na próxima terça-feira, uma live com Bernardo Cho, autor do livro O enredo da salvação: Presença divina, vocação humana e redenção cósmica. O debate pretende ampliar a compreensão das pessoas sobre a vida, a fé e o papel que exercem no mundo.
Quando? 11/05/2021, às 15h
Quem organiza? Editora Mundo Cristão
Onde assistir? Canal da Mundo Cristão no YouTube



SEMANA DE 03 A 09 DE MAIO

Bate-papo sobre o livro 'Manuela e seu cachorro, o mais amado do mundo'
No dia 08 de maio, a autora Edna Alencar Rivera conversa com Stephanie Winkler sobre o livro Manuela e seu cachorro, o mais amado do mundo. Na história, o cachorro Odie é o melhor amigo que uma menina poderia desejar: um grande companheiro de aventuras e brincadeiras. Mas, certo dia, Odie some misteriosamente e a menina precisará de muita coragem (e um pouquinho de pó de pirlimpimpim) para trazer seu amigo de volta para casa.
Quando? 08/05/2021, às 16h
Quem organiza? Labrador Editora
Onde assistir? Instagram da Labrador (@editoralabrador)

Webinar de lançamento do livro 'Falso mineiro'
Simon Schwartzman, autor do livro Falso Mineiro (Intrínseca / História Real), participa de webinar promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso. O autor conversa sobre o tema O papel das ciências sociais no desenvolvimento do Brasil com o sociólogo Bernardo Sorj e a cientista política Elizabeth Balbachevsky. No livro, Simon Schwartzman reflete sobre sua trajetória intelectual e sobre as grandes questões da vida do país.
Quando? 06/05/2021, às 17h
Quem organiza? Fundação Fernando Henrique Cardoso / História Real
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever

Lives da BN - 'Brazil's Popular Groups: coleção da Library of Congress'
Mais de 30 bibliotecas dos EUAs, além de instituições de memória e pesquisa da Europa e do Brasil – entre elas a Biblioteca Nacional – possuem microfilmes da Brazil’s Popular Groups: a Collection of Materials Issued by socio-political, Religious, Labor and a Minority Grass-roots Organizations ou simplesmente BPG. Produzida e microfilmada pela Library of Congress – a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América – esta coleção microfilmada reúne uma variedade de de materiais efêmeros (em sua maioria, panfletos, cartazes e periódicos de curta duração e pequena tiragem), impressos por diversas organizações e grupos populares brasileiros, publicados desde a década de 1960 até o ano de 2016. A partir do acervo da BN é possível observar a BPG enquanto coleção, e não apenas os seus materiais como fontes históricas sobre movimentos sociais do Brasil. Participam da live Rafaela Bettamio (CPE-FBN) e Hanne Kristoffersen (Library of Congress), com comentários de Bruno Brasil (CCSL-FBN).
Quando? 06/05/2021, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube

O Norte do país será o destaque na Live ANL
A série de lives O Varejo do Livro de Norte a Sul do Brasil, da Associação Nacional das Livrarias (ANL), encerra sua a primeira fase. Os encontros são parte projeto Estamos prontos para novas histórias. O bate-papo desta quarta será com o livreiro Wagner de Lima Alonso, da Livraria Solar do Leitor, em Belém/PA e Diego Alves Saldanha, Supervisor Administrativo da Rede GEP - Livraria de Palmas/TO. Vamos conhecer como os livreiros, os distribuidores e demais profissionais do Norte do país, estão enfrentando esse momento tão crítico. Suas necessidades específicas, ações de logística e intensificação de suas mídias sociais.
Quando? 05/05/2021, às 19h
Quem organiza? Associação Nacional de Livrarias - ANL
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)


SEMANA DE 26 DE ABRIL A 02 DE MAIO

'Roleta do Genocídio' - Comemoração de um ano do Lançamento do livro
Venha para nosso sarau literário conversar sobre poesia, literatura, sobrevivência e arte enquanto resistência na comemoração de um ano do livro Roleta do Genocídio ou os signos da diáspora, de Daniel Brazil. Porque “Fazer aniversário / é um ato de afirmação”. Roleta do Genocídio, livro de intensa temática, fez um ano de seu lançamento virtual em meio ao isolamento social e interrupção dos eventos literários. Apesar dos desafios atuais, consideramos que é necessário celebrar a arte e a literatura, não apenas como forma de resistência, mas como forma de existência.
Quando? 02/05/2021, às 19h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Canal da Oríkì no YouTube

Encontro 'Todos os olhos em mim': Racismo, amores e resistência
A jornalista Aline de Campos realiza um encontro para conversar sobre o livro Todos os olhos em mim, obra que discute a presença do racismo nos relacionamentos inter-raciais. O evento terá a presença de poetas como Thata Alves e Hércules Marques lendo trechos da obra e também de personagens do livro. A mediação do encontro é da jornalista e escritora Elizandra Souza.
Quando? 29/04/2021, às 19h
Quem organiza? Quintal Edições
Onde assistir? Canal da Quintal Edições no YouTube

Lives da BN - História familiar, Genealogia e Acervos digitais – Percursos e percalços
Os pesquisadores Flauber Barros Leira e Luíra Freire Monteiro irão falar sobre Genealogia e história familiar. Na conversa os seguintes tópicos serão tratados: a história dos núcleos familiares na Paraíba, seus instrumentos de pesquisa e sua importância; questão da imigração; o trabalho de catalogação, preservação e digitalização; o papel da genealogia e seu devido lugar nas ciências sociais para compreensão da história; e, as fontes primárias que auxiliam o seu estudo, seus conteúdos e sua localização.
Quando? 29/04/2021, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional / Centro de Pesquisa e Editoração
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube

Os novos desafios dos professores em sala de aula
Em comemoração aos seus 30 anos e ao Dia da Educação, a Abrelivros realiza, em parceria com a Unibes Cultural, um debate virtual para falar sobre os novos desafios do professor na sala de aula. Entre as temáticas, serão abordadas as transformações esperadas na formação do docente, as competências, metodologias, recursos e materiais didáticos necessários para atender às novas exigências do mundo atual. Participarão do debate: Ângelo Xavier, o presidente da Abrelivros; Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE; Marcelo Costa, vice-presidente da Undime e Amabile Aparecida Pacios, vice-presidente da FENEP, mediados pela educadora Pilar Lacerda.
Quando? 29/04/2021, às 10h15
Quem organiza? Abrelivros e Unibes Cultural
Onde assistir? Canal da Unibes no YouTube

O Centro-Oeste do país será o próximo destaque das Lives ANL
A série de lives da Associação Nacional das Livrarias (ANL), para esta quarta-feira (28), traz a jornalista e editora Clara Arreguy e Iris Borges, escritora e livreira. As profissionais trazem temas relevantes sob a perspectiva dos vários profissionais do mundo do livro, entre eles: o distribuidor, autor, editor e livreiro, principalmente os que atuam de forma independente. Como cada um deles defronta-se com este momento de grandes mudanças, quais as ações e soluções encontradas para o dia a dia do varejo do livro.
Quando? 28/04/2021, às 19h
Quem organiza? Associação Nacional de Livrarias
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)

Live com Gary Chapman, autor de 'As 5 linguagens do amor'
As 5 linguagens do amor, best-seller publicado no Brasil pela editora Mundo Cristão, será tema de live com a participação do celebrado autor Gary Chapman.
Quando? 28/04/2021, às 18h
Quem organiza? Editora Mundo Cristão
Onde assistir? Canal da Mundo Cristão no YouTube

Jornada de Pesquisadores | Live de lançamento da 7ª edição
No dia 27 de abril, realizaremos uma live de lançamento da 7ª Jornada de Pesquisadores da Fundação Biblioteca Nacional, que terá como palestrante o Coordenador da Rede Cariniana do IBICT, doutor Miguel Angel Mardero Arellano. O tema da edição 2021 da Jornada é Memória e Preservação Digital.
Quando? 27/04/2021, às 17h
Quem organiza? Fundação Biblioteca Nacional
Onde assistir? Canal da FBN no YouTube



SEMANA DE 19 A 25 DE ABRIL

Balada literária - Tema Jornalismo
A quarta edição do evento contará com depoimentos, aulas, shows, reportagens e muita cultura. Na programação estão confirmados os depoimentos de Rodrigo Casarin, Xico Sá, Cristina Judar, Juliana Gola, Ana Cristina Pereira, Eliane Potiguara, Bruno Molinero e Jéssica Balbino. Na Sala Paulo Freire, bloco de ação afirmativa da Balada Literária, uma aula sobre a história do jornalismo com Rosane Borges.
Quando? 24/04/2021, às 19h
Quem organiza? Balada Literária
Onde assistir? Canal da Balada Literária no YouTube

Live aula aberta do MBA em Gestão e Produção Cultural
O curso MBA em Gestão e Produção Cultural da ABGC/Candido Mendes, começa este mês. As aulas saíram das salas da Universidade e foram para onde a arte e a cultura acontecem. O curso foi desenhado com exclusividade para acontecer em formato híbrido, com aulas online e futuramente presenciais no Museu de Arte Moderna do Rio - MAM Rio. Na aula aberta, o Secretário de Cultura do município do Rio de Janeiro, Sr. Marcus Faustini e o Diretor Executivo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Sr. Fábio Szwarcwald, irão falar sobre os Desafios para a retomada da produção cultural carioca no cenário pós-pandêmico.
Quando? 24/04/2021, às 10h
Quem organiza? ABGC/Candido Mendes e MAM Rio
Onde assistir? Inscrição pelo site da ABGC

Dia Mundial do Livro – A importância e o futuro do livro e da leitura
O Dia Mundial do Livro está chegando e para celebrar essa data tão importante preparamos esse encontro pra lá de especial, com um debate sobre a importância do livro e da leitura! Participam da conversa: Vitor Tavares (presidente da CBL), Marcos da Veiga (presidente do SNEL), Angelo Xavier (presidente da Abrelivros), Tomas Adour (presidente da Libre) e Samuel Seibel (presidente da Livraria da Vila). A mediação ficará por conta de Gerson Ramos (diretor comercial da Editora Planeta).
Quando? 23/04/2021, às 11h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube

Homenagem ao prof. Sérgio Olavo e lançamento do livro 'O homem microbiano'
Evento virtual em homenagem ao professor Sérgio Olavo Pinto da Costa, que comemora 90 anos de idade e 66 de carreira acadêmica. Haverá também o lançamento do livro O homem microniano. Participam da live diversas autoridades científicas, colegas, amigos e ex-alunos.
Quando? 22/04/2021, às 15h
Quem organiza? ICB - USP
Onde assistir? Canal da ICB - USP no YouTube

Lives ANL - A região Nordeste
A série de lives da Associação Nacional das Livrarias (ANL) traz, nesta terça-feira (20), Carlos Eduardo Marques Perol, diretor da DeLivrory e Rayane Alcoforado, Gerente Administrativa da Livraria Praça de Casa Forte – Recife/PE. Os profissionais trarão temas relevantes, como: panorama geral da região Nordeste; a visão do livreiro e dos profissionais do livro que atuam nas várias frentes do varejo do livro; as necessidades e as soluções essenciais das livrarias, neste momento de grandes mudanças e distanciamento social com lojas físicas fechadas e, finalizando, um panorama sobre a taxação dos livros, com Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional de livrarias-ANL.
Quando? 20/04/2021, às 19h30
Quem organiza? ANL
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)

Lançamento do livro 'Marcados', com Taís Araújo
Marcados: Racismo, antirracismo e vocês (Record), de Jason Reynolds e Ibram X. Kendi, delineia a história do racismo, expondo como diversas narrativas políticas, literárias e filosóficas ao longo do tempo foram utilizadas com a finalidade de justificar a opressão em massa, a escravidão e o genocídio de pessoas negras. No dia 20, Taís Araújo, que assina a orelha da edição brasileira, conversa sobre o livro e a análise poderosa dos autores sobre como o racismo surgiu e formas de destruí-lo.
Quando? 20/04/2021, às 19h
Quem organiza? Grupo Editorial Record
Onde assistir? Instagram do Grupo Editorial Record (@grupoeditorialrecord)

Maria Flor lança 'Já não me sinto só'
O pré-lançamento do romance de estreia da atriz e escritora Maria Flor, Já não me sinto só (Planeta), está agendado para esta segunda-feira. Quem vai participar do encontro on-line, com Maria Flor é a atriz Maria Ribeiro (@mariaaribeiro).
Quando? 19/04/2021, às 18h
Quem organiza? Atriz e escritora Maria Flor
Onde assistir? Instagram da Maria Flor (@mariaflor31)



SEMANA DE 12 A 18 DE ABRIL

Lançamento do livro 'A menina do narizinho arrebitado'
A MoMa Editora, especializada em literatura infantojuvenil, lança o livro centenário A menina do narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato. A MoMa traz um livro esgotado e raro no mercado editorial, em formato 21 x 30, duplo, onde faz um contraponto de texto e imagem entre o original de 1920 e agora. O lançamento faz parte das comemorações da 69°Semana Monteiro Lobato do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, em Taubaté, também conhecido como Sítio do Picapau Amarelo. A live de lançamento contará com a presença de Mônica Martins, Tina Lopes, Nathália Vitor, Magno Silveira; Sônia Travassos.
Quando? 18/04/2021, às 20h
Quem organiza? MoMa Editora
Onde assistir? Canal da MoMa no YouTube

'Que saudade da minha vó!' Lançamento e roda de conversa
Lançamento oficial do livro Que saudade da minha vó! Vai rolar uma Roda de conversa incrível, leituras de trechos do livro e um bate papo sobre literatura infantil, sobre a elaboração do livro e a importância da leitura na infância, família, afetos, saudade. Vai rolar também muita surpresa e muita coisa boa. Que saudade da minha vó!, de Maíra Oliveira, ilustrações de Renato Cafuzo Um livro da Oríkì Editora.
Quando? 18/04/2021, às 16h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Canal da Oríkì no YouTube

FTD Educação entrevista Januária Alves e Carlos Saldanha: O resgate do folclore brasileiro
O diretor de cinema e criador da série Cidade Invisível da Netflix, Carlos Saldanha, e a autora do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro (FTD Educação/Edições Sesc), Januária Cristina Alves, debatem sobre o resgate do folclore brasileiro durante encontro da FTD Educação. A mediação será feita pela publisher da editora Isabel Lopes Coelho.
Quando? 16/04/2021, às 15h
Quem organiza? FTD Educação
Onde assistir? Canal da FTD no YouTube

Live de lançamento do livro 'Franqueado feliz vende bem'
A Editora Literare Books e o autor Alexandre Sita convidam para o lançamento virtual do livro Franqueado feliz vende bem. O que um franqueado precisa saber e fazer para alcançar suas metas? Quais atitudes podem auxiliá-lo e são responsáveis por deslanchar o negócio? No momento de publicação desta obra, o autor Alexandre Sita, que tem a resposta para essas e diversas outras perguntas, possui quase 500 unidades franqueadas em atendimento. Sua metodologia (Método de Aceleração Comercial Proselling - MACPRO), bem explicada nessa obra, possui um conjunto de processos desenvolvidos especialmente para franquias, vivenciado em praticamente dez anos de muito sucesso.
Quando? 15/04/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Canal da Literare no YouTube

Lives Antroposóficas - Terapia artística
O projeto Lives Antroposóficas recebe o professor Adriano Raphaelli para mais uma edição da série de encontros virtuais com escritores, pensadores e educadores. O tema escolhido para o bate-papo será Terapia Artística: a beleza da alma para o mundo, sob o comando de José Carlos Junior, da Livraria Antroposófica.
Quando? 15/04/2021, às 19h30
Quem organiza? Editora Antroposófica
Onde assistir? Instagram da Antroposófica (@antroposoficaeditora)

Aula inaugural curso - Jornalismo e Editoração
Nesta quinta (15), acontece a aula inaugural do curso Jornalismo e Editoração, da ECA-USP. Essa primeira aula, aberta ao público, será com o Prof. Plinio Martins Filho, que este ano completa 50 anos de carreira como editor de livros.
Quando? 15/04/2021, às 09h
Quem organiza? CJE USP
Onde assistir? Canal da CJE USP no YouTube

Lançamento do livro 'Como Deus transforma a tristeza em alegria'
Para entender melhor como podemos transformar os sofrimentos e impactos emocionais diários em alegria, a Editora Mundo Cristão realiza nesta quarta-feira (14), uma Live de lançamento da obra Como Deus transforma a tristeza em alegria, do teólogo Luciano Subirá, que tem o objetivo de trazer um novo ânimo para os corações angustiados.
Quando? 14/04/2021, às 20h
Quem organiza? Editora Mundo Cristão
Onde assistir? Canal da Mundo Cristão no YouTube

(Re)leituras e censuras da literatura para crianças e jovens: Lobato no "olho do furacão"
Sobre a polêmica da obra de Monteiro Lobato, o objetivo da mesa é debater a literatura infantil e juvenil na contemporaneidade. Participantes: Marisa Lajolo, Ricardo Ramos Filho e Júlio Emílio Braz.
Quando? 14/04/2021, às 19h30
Quem organiza? Scortecci Editora e UBE
Onde assistir? Clique aqui ID 725 467 5353

O varejo do livro e suas novas vertentes
A série de lives da Associação Nacional das Livrarias (ANL) traz, nesta quarta-feira (14), Eduardo Cunha – Diretor da Yandeh e Daniel Rodrigues – Sócio e Diretor TI da Rede Leitura de Livrarias. O tema será O varejo do livro e suas novas vertentes.
Quando? 14/04/2021, às 19h
Quem organiza?
Associação Nacional de Livrarias - ANL
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)



SEMANA DE 05 A 11 DE ABRIL

Clube de Leitura da Editora Allan Kardec
Experiência diferenciada de leitura compartilhada. Livro Yvonne Entre Nós, do Espírito Yvonne Pereira, com o médium Emanuel Cristiano.
Quando? 10/04/2021, às 20h
Quem organiza? Editora Allan Kardec
Onde assistir? Canal da CEAK no YouTube

[22/04/2020 11:40:00]