Agenda de Lives
PublishNews, Redação, 22/04/2020
O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives sobre livros durante o período de isolamento social

Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros virtuais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que a sua live também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 08 A 14 DE JUNHO

Debate na Mário: Deveres do homem
Pilar Del Río, jornalista e presidenta da Fundação José Saramago, fala sobre os deveres do homem respondendo a perguntas do professor e pesquisador Miguel Jost. A conversa gira em torno da Carta Universal dos Deveres e Obrigações das Pessoas, iniciativa que surgiu a partir do discurso de José Saramago no Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, quando disse que os cidadãos, além de defender seus direitos, deveriam reivindicar seus deveres.
Quando? 12/06/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

Editar também é criar
O Coletivo Alice, que nasceu com o objetivo de promover a literatura para a infância, realiza uma série de lives com as editoras participantes com o objetivo de abordar todo o processo de criação e circulação do livro, da ideia até o livro impresso na mão dos leitores, nas escolas, nas livrarias, nas bibliotecas. Com o tema Editar também é criar, participam os editores Pablo Lugones (Gato Leitor Editora) e Paula Taitelbaum (Editora Piu).
Quando? 11/06/2020, às 21h
Quem organiza? Coletivo Alice
Onde assistir? Instagram das editoras Gato Leitor (@gatoleitor_editora) e Editora Piu (@editorapiu)

Construção de personagens
O que é uma personagem? O que diferencia uma personagem de uma pessoa? O que é mais importante na construção de uma narrativa: personagem ou trama? O objetivo desta palestra gratuita é esmiuçar técnicas e apresentar ferramentas para a composição de personagens dimensionais, únicos e interessantes ao leitor/espectador; abordando temas como arquétipos, caracterização, dimensões e conflitos. Thiago Amendoeira coordenou o desenvolvimento de roteiros e projetos na Hungry Man, incluindo dois projetos de sua autoria: CR1PTØ e Voragem. Coordenou a equipe de roteiristas da série de comédia Terminadores (Band/TNT, 2016). Escreveu Zona de Conflito (History Channel, 2017), indicada ao prêmio ABRA. Roteirizou também o documentário Minotauro (Canal Combate, 2018).
Quando? 11/06/2020, às 19h
Quem organiza? Nespe
Onde assistir? Clique aqui

História na Mário: Histórias de Liberdade
A historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto conversa com Fernanda Bastos, com o tema geral Histórias de liberdade. Ana Flávia falará sobre seu livro Escritos de Liberdade: Literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista, um estudo sobre as articulações realizadas por homens negros, livres e letrados atuantes no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.
Quando? 10/05/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

Live Especial Para Escritores - Papo com Jornalista
Live Especial para Escritores com a jornalista da Veja SP e colunista da rádio CBN, Helena Galante. O tema central é entender o que um livro precisa ter para despertar o interesse dos jornalistas.
Quando? 10/06/2020, às 19h
Quem organiza? Lilian Cardoso
Onde assistir? Instagram da Lilian (@liliancardoso)

Eventos on-line: como fazer?, com Raquel Menezes
As lives estão explodindo por aí. Algo que já era uma realidade, se acentuou com a pandemia e tendem a ficar ainda mais forte. Raquel Menezes irá responder às principais perguntas a que devemos nos ater ao organizar eventos on-line: Como fazê-los de forma profissional? Que tipo de plataforma usar? Que público atingir?
Quando? 09/06/2020, às 19h
Quem organiza? Nespe
Onde assistir? Clique aqui

Live com James C. Hunter
James C. Hunter, autor das obras O monge e o executivo, De volta ao mosteiro e Como se tornar um líder servidor, participa de uma live com a Editora Sextante para falar suas obras e carreira. Hunter revolucionou a maneira como devemos olhar o papel da liderança. Seu livro O monge e o executivo vendeu 3,6 milhões de exemplares só no Brasil e se tornou um marco no segmento de negócios.
Quando? 09/06/2020, às 18h
Quem organiza? Editora Sextante
Onde assistir? Canal da Editora Sextante no YouTube

História da América Latina
Os brasileiros, de modo geral, conhecem muito pouco sobre a rica e complexa História da América Latina. Para nos aproximarmos de nossos vizinhos e nos ajudar a entender as questões do presente e as ligações históricas entre o Brasil e os demais países latino-americanos, a professora livre-docente da USP Gabriela Pellegrino, autora do livro História da América Latina, em parceria com Maria Ligia Prado, será a convidada do próximo Café Contexto, no ciclo temático História na Universidade.
Quando? 09/06/2020, às 16h
Quem organiza? Editora Contexto
Onde assistir? Facebook da Editora Contexto



SEMANA DE 01 A 07 DE JUNHO

Clubes de leitura como espaços de fortalecimento da literatura preta
Estaremos com a Gabriela Santos co-fundadora do Clube do Livro Letras Negras, um clube de leitura formado exclusivamente por mulheres negras, para conversar um pouco sobre formação de leitores e fortalecimento e consumo de literatura preta.
Quando? 06/06/2020, às 20h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Instagram da Oríkì editora (@orikieditora)

Debate na Mário: Som e sentido
Som e sentido” é o mote da conversa que reúne a poeta e tradutora Bruna Beber e a cantora e compositora Leticia Novaes (Letrux), parceiras de criação artística. Bruna e Leticia se encontram na programação on-line da Mário para conversarem sobre poesia, música, hábitos e manias de leitura e também sobre o que nos faz chorar. “Se organizar direito, todo mundo chora”?
Quando? 05/06/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

O que não faz um editor?
Durante o mês de junho, o Coletivo Alice, que nasceu com o objetivo de promover a literatura para a infância, realiza uma série de lives com as editoras participantes. A intenção é abordar todo o processo de criação e circulação do livro, da ideia até o livro impresso na mão dos leitores, nas escolas, nas livrarias, nas bibliotecas. A primeira conversa será com as editoras Daniela Padilha (Editora Jujuba / SP) e Valéria Pergentino (Solisluna / BA).
Quando? 04/06/2020, às 21h
Quem organiza? Coletivo Alice
Onde assistir? Instagram da Editora Jujuba (@jujubaeditora) e Solisluna (@solislunaeditora)

Capas de livros: estratégia e sedução no mercado editorial, com Leonardo Iaccarino
Na aula gratuita, saiba mais sobre o processo criativo na elaboração de capas de livro, a relação designer/cliente/mercado, o design como ferramenta de marketing e as tendências do mercado editorial.
Quando? 04/06/2020, às 19h
Quem organiza? Nespe
Onde assistir? Clique aqui

ConversaRia com Cidinha da Silva
O novo episódio do 'ConversaRia' será com a escritora Cidinha da Silva, em uma live aqui no Instagram da Ria Livraria. A apresentação será do escritor Jorge Ialanji Filholini. Cidinha da Silva nasceu em Belo Horizonte. É escritora e editora na Kuanza Produções. Publicou 17 livros distribuídos pelos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil. Um Exu em Nova York recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019) e Explosão Feminista (ensaio), do qual é co-autora, foi finalista do Jabuti (2019), e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição (2019).
Quando? 04/06/2020, às 17h
Quem organiza? Ria Livraria
Onde assistir? Instagram da Ria Livraria (@rialivraria_)

Live com Scarlett Peckham
A autora Scarlett Peckham participa da série de lives realizadas pela Editora Arqueiro. Peckham escreveu o livro O duque que eu conquistei, primeiro volume da série Os segredos de Charlotte Street.
Quando? 04/06/2020, às 15h
Quem organiza? Editora Arqueiro
Onde assistir? Instagram da Editora Arqueiro (@editoraarqueiro)

A reorganização dos calendários escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19
O conselheiro Eduardo Deschamps, do Conselho Nacional de Educação (CNE) debate o novo parecer produzido pelo CNE e a possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia. A transmissão contará com a participação da consultora confessional especialista da FTD Educação Marlise Vescovi.
Quando? 04/06/2020, às 9h
Quem organiza? FTD Educação
Onde assistir? Facebook da FTD Educação

Martin Claret celebra os 75 anos de Raul Seixas
Em comemoração aos 75 anos de nascimento de Raul Seixas, 28/06/1945, a Editora Martin Claret realiza uma série de lives para celebrar o legado do maluco beleza. Com a mediação de Tiago Bittencourt, jornalista que em 2017 lançou o livro O Raul que me contaram. Já estão certas as participações de Claudio Roberto (03/06), Rick Ferreira (10/06), e Pedro Bial (17/06).
Quando? 03, 10 e 17/06, às 20h
Quem organiza? Editora Martin Claret
Onde assistir? Instagram da Editora Martin Claret (@editoramartinclaret)

Literatura na Mário: 'A montanha mágica', de Thomas Mann
A escritora Paula Fábrio conversa com a jornalista e livreira Nanni Rios sobre o livro A montanha mágica, de Thomas Mann, um dos romances mais influentes da literatura mundial do século XX, que trata de confinamento e crise de valores. Nesta live, Paula Fábrio apresenta o clássico da literatura alemã que renova a tradição do Bildungsroman - o romance de formação - a partir da trajetória do jovem engenheiro Hans Castorp.
Quando? 03/06/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

Live Ouça esta história
Ouvir um livro pode ser uma experiência tão interessante quanto lê-lo. É um hábito antigo, da tradição oral que, hoje, foi resgatado pela tecnologia e pelas novas necessidades do mundo moderno. Imagine, então, narrar seu próprio livro? É o que fez o autor Gustavo Rosseb. Ele, que lançou Missão Carbúnculo em versão impressa, “contou” as desventuras dos personagens fantásticos desta história em áudio. O audiobook está disponível na @ubookapp. Nesta live, Gustavo falará dessa nova experiência, ao lado de Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo da Ubook. Uma conversa sobre o universo da leitura e do audiolivro, das inspirações para escrever séries e levá-las ao público de diversas maneiras e das adaptações de enredos para os mais diversos formatos de leitura.
Quando? 03/06/2020, às 17h
Quem organiza? Editora Jangada
Onde assistir? Instagram da Editora Jangada (@editorajangada)

Sempre um Papo com José Eduardo Agualusa
José Eduardo Agualusa participa da programação do #SempreUmPapoEmCasa. A conversa terá como tema A vida como ela é e como ela será, com a intenção de trazer à tona as percepções do autor sobre o momento atual e as perspectivas que ele enxerga para o futuro. Além de falar sobre sua carreira literária.
Quando? 02/06/2020, às 18h30
Quem organiza? Sempre um Papo
Onde assistir? Canal do Sempre um Papo no YouTube

Sociolinguística
A professora Stella Maris Bortoni, autora do livro Manual de Sociolinguística, será a convidada do segundo Café Contexto do ciclo temático “Grandes eixos da Linguística”.
Quando? 02/06/2020, às 16h
Quem organiza? Editora Contexto
Onde assistir? Página da Editora Contexto no Facebook

Live com Frances de Pontes Peebles
A autora Frances de Pontes Peebles participa da série de lives realizadas pela Editora Arqueiro. Ela tem sotaque pernambucano e sobrenome estrangeiro. Foi também comparada com a Elena Ferrante pela revista da Oprah e seu romance mais famoso fez tanto sucesso que foi parar no cinema e virou até minissérie da Globo com as atrizes Nanda Costa e Marjorie Estiano. Frances é autora de Entre irmãs e do mais recente Tempo de graça, tempo de dor, sobre a saga de duas mulheres, amigas e rivais. Peebles mora nos Estados Unidos e escreve sobre o Brasil com afeto.
Quando? 02/06/2020, às 15h
Quem organiza? Editora Arqueiro
Onde assistir? Instagram da Editora Arqueiro (@editoraarqueiro)

Quarentena Literária Record - Conversa com os vencedores do Prêmio Sesc Literatura 2019
Henrique Rodrigues irá mediar um bate papo com os vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2019, nas categorias Conto e Romance - João Gabriel Paulsen e Felipe Holloway. A live falará sobre o processo de escrita dos autores e também sobre a importância do Prêmio, números e impacto na literatura brasileira nos últimos 18 anos.
Quando? 01/06/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Record
Onde assistir? No site da Quarentena Literária

Café do Educador
O Café do Educador é uma série de três palestras que irá abordar temas como Educação e tecnologias como parceiras em prol da autonomia de professores (1º/06), Podcasrs e audiolivros na formação do leitor (03/06) e as Oficinas litrárias on-line: outros formatos (5/06). As palestras terão entre os convidados Anna Claudia Ramos, Letícia Reina, Valeska Torres, Clayton Heringer, Carol Rocha e Cris Lisboa e serão mediadas por Cassia Carrenho, Camila Perlingeiro e Luiz Guilherme Barbosa. Quem participar das palestras ganha o livro Contos de sala de aula.
Quando? 1º a 05/06/2020, às 11h
Quem organiza? Editora Oficina Raquel em parceria com LabPub e apoio da Árvore de livros e Gráfica Forma Certa.
Onde assistir? Clique aqui para comprar as palestras (R$ 34,90)



SEMANA DE 25 A 31 DE MAIO

Epistemicídio e literatura, com Simone Ricco
Bate-papo incrível com a mestra e artista multilinguagens Simone Ricco, doula de textos e artistas, acerca do conceito de epistemicídio e a literatura enquanto forma de resistência e sobrevivência de corpos e saberes.
Quando? 30/05/2020, às 20h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Instagram da Oríkì editora (@orikieditora)

Quindim Entrevista Dipacho
Celebrando o Dia do Brincar, comemorado em 28 de maio, o Instituto de Leitura Quindim conversa com o escritor colombiano Diacho. Na conversa com o Quindim, Dipacho vai falar sobre a produção literária para as crianças, os livros sem palavras e como a imagem ajuda a desenvolver a linguagem para os jovens leitores que ainda não foram alfabetizados pela palavra. A conversa será mediada por Roger Mello.
Quando? 30/05/2020, às 16h
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Instagram do Instituto de Leitura Quindim (@institutodeleituraquindim)

Poesia, cura, resistência e identidade
Vamos bater um papo com a best-seller Ryane Leão, autora dos livros Tudo nela brilha e queima e Jamais peço desculpas por me derramar, sobre literatura como caminho de cura e autoconhecimento e a literatura negra como afirmação de identidade e resistência.
Quando? 29/05/2020, às 20h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Instagram da Oríkì editora (@orikieditora)

Sempre um Papo - Música e Língua
O Sempre um Papo dá início a uma série de eventos virtuais com a presença do cantor Celso Adolfo e do Professor Pasquale, para o debate sobre o tema Música e Língua. A conversa terá mediação de Afonso Borges.
Quando? 29/05/2020, às 19h30
Quem organiza? Sempre um Papo
Onde assistir? Canal do Sempre um Papo no YouTube

Debate na Mário: Amazônia viva
Um debate sobre a Amazônia, sua potência e a crise atual, reúne a fotógrafa e economista Marcela Bonfim, paulista residente em Porto Velho desde 2010, e o escritor amazonense Milton Hatoum, hoje radicado em São Paulo. Ambos vão falar sobre a sua relação artística, política e pessoal com a Amazônia, e sobre como as vidas dos povos amazônicos atravessam e definem as suas respectivas criações.
Quando? 29/05/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

Quarentena Literária Record - Narrativas femininas em tempos de repressão
O debate sobre as narrativas femininas em tempos de repressão será com a escritora e roteirista Claudia Lage. O seu mais recente sucesso com o Corpo interminável, conta a história de Daniel que tenta reconstruir a história da mãe, uma guerrilheira desaparecida na ditadura civil-militar no Brasil.
Quando? 29/05/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Record
Onde assistir? No site da Quarentena Literária

Quindim Entrevista Pedro Fochi
Celebrando o Dia do Brincar, comemorado em 28 de maio, o Instituto de Leitura Quindim conversa com o pedagogo e especialista em educação infantil, Pedro Fochi. No bate-papo irá falar sobre a produção simbólica na Educação Infantil: antes, durante e depois da pandemia. Além de avaliar como as crianças estão sendo preparadas para o retorno às escolas infantis.
Quando? 29/05/2020, às 14h30
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Instagram do Instituto de Leitura Quindim (@institutodeleituraquindim)

Ao Vivo e Em Cores - com Jorge Filholini e Tarcila Tanhã
Ao vivo e em cores será um quadro no Instagram da VRA TATÁ, com o escritor Jorge Ialanji Filholini, autor do livro de conto Somente nos cinemas. O tema será sobre cinema e literatura.
Quando? 28/05/2020, às 22h
Quem organiza? Tarcila Tanhã
Onde assistir? Instagram da Vra Tatá (@vra_tata)

Transformando o mundo através de narrativas
Vamos bater um papo com Jessica Balbino, jornalista, mestre em comunicação e acredita que pode transformar o mundo através de narrativas, uma das missões da Oríkì editora. Jéssica é criadora e editora do Margens, projeto que difunde conteúdo sobre mulheres periféricas na escrita.
Quando? 28/05/2020, às 20h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Instagram da Oríkì editora (@orikieditora)

Papo ao vivo: como mediar a leitura literária por meio das plataformas digitais?
A convite da Árvore de Livros, a escritora e mediadora de leitura, Cleo Bussato, fará um bate-papo ao vivo sobre a mediação de leitura literária por meio de plataformas digitais. As inscrições são gratuitas, com direito a um material de apoio para ajudar a fazer a mediação de leitura perfeita.
Quando? 28/05/2020, às 18h
Quem organiza? Árvore de Livros
Onde assistir? Clique aqui

Clube do Livro Virtual
Esta edição do Clube de Livro Virtual, promovido por Edições Câmara e pela Biblioteca da Câmara dos Deputados, discutirá a obra O voto feminino no Brasil com a presença da autora, Teresa Cristina de Novaes Marques e do editor da publicação Wellington Brandão.
Quando? 28/05/2020, às 17h
Quem organiza? Edições Câmara
Onde assistir? Instagram da Edições Câmara (@edicoescamara)

Live com Colleen Houck
Parte do time internacional de ficção da Editora Arqueiro, a autora Colleen Houck participa da série de lives realizadas pela editora no Instagram. Ela entrou para a lista de livros mais vendidos do The New York Times com a série A maldição do tigre e também é autora da série Deuses do Egito.
Quando? 28/05/2020, às 15h
Quem organiza? Editora Arqueiro
Onde assistir? Instagram da Editora Arqueiro (@editoraarqueiro)

Quindim Entrevista Gabriela Romeu
Celebrando o Dia do Brincar, comemorado em 28 de maio, o Instituto de Leitura Quindim conversa com a jornalista, documentarista e escritora, Gabriela Romeu. No bate-papo, ela irá discutir sobre a importância da brincadeira, da leitura e da família no processo de construção do subjetivo para a infância, como estamos enfrentando esse momento de pandemia e os desafios do retorno das crianças para as escolas e creches. Irá abordar ainda, os diferentes tipos de infância em um país continental, culturalmente constituído por multiplicidades de costumes, histórias e povos.
Quando? 27/05/2020, às 21h
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Instagram do Instituto de Leitura Quindim (@institutodeleituraquindim)

História na Mário: Tempos interessantes
A história do Brasil e a crise atual são eixos dessa conversa, que será conduzida pela editora Rita Palmeira. Heloisa é autora de livros como República e democracia: impasses do Brasil contemporâneo e Brasil: uma biografia, este em coautoria com Lilia Schwarcz.
Quando? 27/05/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

Biografia viva
O bate-papo vai ser de biógrafo para biógrafo. O escritor e editor Pedro de Luna será entrevistado pelo escritor Marcos Eduardo Neves, autor das biografias dos jogadores Alex, Renato "Gaúcho" Portaluppi e Heleno de Freitas, do ex-presidente do Fluminense Francisco Horta, e do empresário Roberto Medina, entre outros. Pedro falará sobre as suas seis biografias (Planet Hemp, Speed, Chico Alencar, Marcatti, Filipe Salvador e o livro Brodagens) e outros assuntos bacanas.
Quando? 27/05/2020, às 17h
Quem organiza? Marcos Eduardo Neves
Onde assistir? Instagram do Marcos Eduardo Neves (@marcoseneves)

Bate-papo com o capista e designer Francisco Martins da Project Nine
Live "Papo de Livro" com o renomado capista Francisco Martins, da Project Nine para falar com escritores sobre quais pontos levar em consideração na hora de fazer uma boa capa.
Quando? 26/05/2020, às 19h
Quem organiza? Lilian Cardoso
Onde assistir? Instagram da Lilian Cardoso (@liliancardoso)

Quarentena Literária Record - O jornalismo na mira do poder
Com passagem por grandes veículos e ocupando importantes cargos nas redações, Ferdinando Casagrande, autor de Jornal da Tarde: uma ousadia que reinventou a imprensa brasileira, livro vencedor do Prêmio Amazon de Livro-Reportagem 2019, conversa sobre o tema Jornalismo na mira do poder.
Quando? 26/05/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Record
Onde assistir? No site da Quarentena Literária

História do Brasil Contemporâneo
O professor Carlos Fico, autor do livro História do Brasil Contemporâneo, será o convidado do primeiro Café Contexto do ciclo temático “História na Universidade”.
Quando? 26/05/2020, às 16h
Quem organiza? Editora Contexto
Onde assistir? Página da Editora Contexto no Facebook

Bate-papo com o autor Wagner Borges
Bate-papo com o autor Wagner Borges sobre o que é a projeção da consciência?
Quando? 26/05/2020, às 15h
Quem organiza? Luz da Serra Editora
Onde assistir? Instagram da Luz da Serra Editora (@luzdaserraeditora)

Esquenta Primavera #NaSuaCasa
A Liga Brasileira de Editoras dá início ao Esquenta Primavera On-line, evento que tem como objetivo promover os autores e livros das editoras independentes em uma ação colaborativa de difusão de suas obras. Serão dois meses de encontros on-line, com 40 lives, em diferentes horários – pela manhã e à noite – com autores nacionais e internacionais, editores e protagonistas do mercado editorial. Na primeira mesa (25/05, às 19h), serão discutidos o uso de plataformas e cuidados que cercam os Eventos on-line para o mercado editorial. Com mediação de Camila Perlingeiro, o encontro contará com a presença do editor, dramaturgo e ator Jean Cândido Brasileiro, da editora Cândido, e de Carolina Herszenhut, da Aborda Produtora, organizadora do Festival Multicultural Cluster. Às 20h30, a jornalista Mariana Barbosa, organizadora do livro Pós- verdade e fake news (Cobogó), e a advogada Evelyn Mello debatem a questão da circulação das notícias falsas com mediação de Haroldo Ceravolo Sereza.
Quando? 25/05 a 30/07, terças às 10h e quintas às 21h
Quem organiza? Liga Brasileira de Editoras - Libre
Onde assistir? Clique aqui

Segundas Intenções com Noemi Jaffe
O programa Segundas Intenções será on-line e com a escritora Noemi Jaffe. Noemi é doutora em Teoria Literária pela USP, dá aulas de escrita e atua como crítica literária. Ela também é autora, entre outros, de A verdadeira história do alfabeto, O que os cegos estão sonhando, O livro dos começos e Não está mais aqui quem falou. O bate-papo terá a mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. O Segundas Intenções faz parte da programação on-line que tem sido desenvolvida pela BVL.
Quando? 25/05/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Parque Villa-Lobos
Onde assistir? Página da Biblioteca Parque Villa-Lobos no Facebook



SEMANA DE 18 A 24 DE MAIO

No olho do furacão: favela como lugar de fala
Vamos bater um papo direto e reto com Anderson Quack, sobre memórias, histórias e narrativas da favela. Partindo dos bondes de galera, com direção aos Bailes de Festival, vamos percorrer os caminhos e memórias dos bailes funks, sem lado A e B, para pensar sobre as narrativas da favela como espaço de fala.
Quando? 23/05/2020, às 20h
Quem organiza? Oríkì editora
Onde assistir? Instagram da Oríkì editora (@orikieditora)

Debate na Mário: A vida é sonho
Sidarta Ribeiro, neurocientista especializado em sono, sonhos e memória, e Kaká Werá, escritor e psicoterapeuta tapuia, conversam no ciclo de debates on-line da Mário. Nesta gravação, eles falarão, a partir de suas pesquisas da consciência, sobre como o sono e a vigília se alteram no período de confinamento e luto coletivo, sobre os possíveis diálogos entre a ciência de laboratório e os saberes ancestrais e sobre a imaginação como criadora de pontes entre subjetividade e mundo físico, o dentro e o fora.
Quando? 22/05/2020, às 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube da Biblioteca

Bienal Mineira do Livro na Sua Casa
A Bienal na Sua Casa tem como objetivo criar - e enriquecer - a conexão entre a iniciativa e os seus futuros visitantes. A segunda edição do evento terá tipos de interações: lives (transmissões ao vivo), séries de vídeos, enquetes, podcasts, entrevistas ao vivo ou gravadas, sorteios e postagens com as mais diversas informações. A programação de lives começa no dia 22/05, às 19h, com o escritor Rubem Filho (Editora Paulinas) que baterá um papo ao vivo sobre os clássicos dos contos de fada transportados para África, com a obra Pretinha de Neve e os Sete Gigantes. Os próximos convidados você confere clicando aqui.
Quando? De 22 a 31/05, segunda a sexta, às 19h | Sábados e domingos, às 10h30
Quem organiza? Bienal Mineira do Livro
Onde assistir? Redes sociais da Bienal Mineira do Livro - Facebook, Instagram e YouTube

Os segredos da literatura: formação do leitor em foco
A escritora Cléo Busatto é convidada para uma live realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O momento formativo Diálogos Literários integra o eixo Encantadores de Histórias, do projeto de extensão UERN vai à escola. A iniciativa será mediada pela professora Emanuela Medeiros. Autora de 25 obras infantis, juvenis e teóricos sobre narração oral de histórias, entre as quais a finalista ao Jabuti A fofa do terceiro andar, Cléo vai abordar a formação do leitor e a importância de contar histórias em tempos de pandemia.
Quando? 22/05/2020, às 19h
Quem organiza? Projeto de extensão UERN vai à escola, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Onde assistir? Instagram da UERN vai à escola (@uernvaiaescola)

Desafios contemporâneos da educação em sexualidade
A escritora Januária Cristina Alves e a socióloga e educadora sexual Alessandra Martins de Faria vão aprofundar a discussão sobre conscientização e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A mediação é de Isabel Lopes Coelho, gerente editorial da FTD Educação.
Quando? 22/05/2020, às 16h
Quem organiza? FTD Educação e Grupo Marista
Onde assistir? Canal no YouTube do Grupo Marista

Live com Mitch Albom
O autor Mitch Albom participa de live realizada pela Editora Sextante. Mitch é autor de sete livros, entre eles A última grande lição, Por mais um dia e As cordas mágicas. Suas obras já foram traduzidas para 42 idiomas e venderam mais de 600 mil exemplares no Brasil e mais de 35 milhões no mundo. Na conversa ele irá falar sobre seu novo projeto, Calor humano, um livro on-line gratuito sobre a pandemia, que está sendo escrito em tempo real. E tudo isso para angariar fundos no combate ao coronavírus.
Quando? 22/05/2020, às 13h
Quem organiza? Editora Sextante
Onde assistir? Canal da Editora Sextante no YouTube

Lançamento do livro 'Encontros fundamentais - IAC 20 anos'
O IAC – Instituto de Arte Contemporânea realiza, em parceria com a editora UBU, o lançamento virtual do livro Encontros Fundamentais – IAC 20 anos. Na ocasião, a jornalista Luana Fortes conduz uma conversa com o crítico Jacopo Crivelli Visconti, organizador da publicação e curador da próxima Bienal Internacional de São Paulo. O livro surgiu a partir de convites que Crivelli Visconti fez aos críticos Alberto Salvadori, Aleca Le Blanc, Carla Zaccagnini e Michael Asbury para que pesquisassem o acervo da instituição e a partir daí elaborassem textos inéditos para a publicação.
Quando? 21/05/2020, às 19h
Quem organiza? Instituto de Arte Contemporânea
Onde assistir? Instagram do Instituto de Arte Contemporânea (@iacbrasil)

ConversaRia com Cristina Judar
O terceiro episódio do "ConversaRia" será com a escritora Cristina Judar. A apresentação será do escritor Jorge Ialanji Filholini. Cristina Judar é escritora, roteirista e jornalista. É autora das HQs Lina (Estação Liberdade) e Vermelho, Vivo (Devir Brasil). Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Sesc de Literatura 2014 por seu livro de contos Roteiros para uma Vida Curta e ganhou, em 2018, o Prêmio São Paulo de Literatura, bem como indicada ao Prêmio Jabuti, pelo seu primeiro romance Oito do Sete.
Quando? 21/05/2020, às 17h
Quem organiza? Ria Livraria
Onde assistir? Instagram da Ria Livraria (@rialivraria_)

#JabutiConvida Mara Esteves
A próxima edição do #JabutiConvida conta a história de um projeto que leva livros para diversas comunidades de São Paulo. Mara Esteves, representante da rede LiteraSampa falará sobre a iniciativa que esteve entre as finalistas do Jabuti na categoria Fomento à Leitura 2019. A conversa será mediada por Marcos Marcionilo.
Quando? 21/05/2020, às 16h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro / Prêmio Jabuti
Onde assistir? Página da CBL no Facebook

Live com Laura Sebastian
A autora americana Laura Sebastian participa da série de lives realizadas pela Editora Arqueiro no Instagram. Laura é autora de Princesa das cinzas e Dama da névoa.
Quando? 21/05/2020, às 15h
Quem organiza? Editora Arqueiro
Onde assistir? Instagram da Editora Arqueiro (@editoraarqueiro)

Bate-papo com a escritora e astroterapeuta Aline Schulz
"A astrologia pode ajudar você a se reinventar" esse é o tem da live da Luz da Serra Editora com a escritora, astroterapeuta e colunista de astrologia do Portal Claudia, Aline Schulz.
Quando? 21/05/2020, às 15h
Quem organiza? Luz da Serra Editora
Onde assistir? Instagram da Luz da Serra Editora (@luzdaserraeditora)

Literatura na Mário: 'Pensar nagô', de Muniz Sodré
A escritora Ana Maria Gonçalves conversa com a jornalista e livreira Nanni Rios sobre o livro Pensar nagô, do sociólogo, pesquisador das línguas iorubá (nagô) e do crioulo de Cabo Verde, Muniz Sodré. Na live, Ana Maria Gonçalves apresenta essa obra que é um convite ao encontro transcultural e não violento entre modos diversos de crer, existir e pensar. Pensar nagô é um livro que busca descolonizar o pensamento, formulando a hipótese de uma outra
Quando? 20/05/2020, 19h
Quem organiza? Biblioteca Mário de Andrade
Onde assistir? Canal no YouTube e página no Facebook da Biblioteca

Oficina on-line: Como contar histórias em tempo de quarentena (e em outros tempos)
Em tempos de isolamento social, nada melhor que ler ou ouvir um texto literário inteligente e envolvente, daqueles que propagam a esperança e trazem alegria. Esta é a proposta da oficina on-line ministrada pela escritora Cléo Busatto.
Quando? De 20/05 a 24/06, quartas e sextas, das 16h às 17h
Quem organiza? Oficina Cultural Oswald de Andrade
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever

Live com Dan Brown
Parte do time internacional de ficção da Editora Arqueiro, o autor Dan Brown participa da série de lives realizadas pela editora. Brown é o autor de suspense mais popular da atualidade, com mais de 150 milhões de livros vendidos. Seu mega-seller O Código Da Vinci já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Ele também escreveu Anjos e Demônios, O símbolo perdido, Inferno, Fortaleza digital e Ponto de impacto.
Quando? 19/05/2020, às 16h
Quem organiza? Editora Arqueiro
Onde assistir? Canal da Editora Arqueiro no YouTube

Desafios da Linguística no Brasil
Para inaugurar o ciclo temático das lives do Café Contexto, a Editora Contexto recebe o professor Ataliba T. de Castilho, ele abrirá a série falando sobre os “Desafios da Linguística no Brasil”.
Quando? 19/05/2020, às 16h
Quem organiza? Editora Contexto
Onde assistir? Facebook da Editora Contexto

Live com Klara Castanho
A atriz Klara Castanho participa da série de lives realizadas pela editora Arqueiro no Instagram. Klara é autora do romance Meu jeito certo de fazer tudo errado.
Quando? 18/05/2020, às 15h
Quem organiza? Editora Arqueiro
Onde assistir? Instagram da Editora Arqueiro (@editoraarqueiro)



SEMANA DE 11 A 17 DE MAIO

Live Internacional - Ler e contar histórias desde o berço!
O Quindim Entrevista conversa com a colombiana Yolanda Reyes, escritora, fundadora e diretora do Instituto Espantapájaros - projeto cultural de formação de leitores. Conferencista em eventos internacionais, Yolanda é licenciada em Ciências da Educação, com especialização em Literatura e pós-graduada em Língua e Literatura Espanhola.
Quando? 16/05/2020, às 16h (Brasil), 14h (Colômbia)
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Instagram do Instituto de Leitura Quindim (@institutodeleituraquindim)

Ler e contar histórias para crianças durante a pandemia!
A convidada do Quindim Entrevista será Flávia Schener, conhecida como Fafá Conta! Flávia é contadora de histórias, atriz, idealizadora e apresentadora do Fafá conta - Contadora de histórias - canal de literatura e histórias infantis, criado em 2015 para estimular a literatura, imaginação e criatividade. Flávia apresentou por três anos o Zoom, um programa sobre cinema na TV Cultura em SP.
Quando? 15/05/2020, às 21h
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Instagram do Instituto de Leitura Quindim (@institutodeleituraquindim)

Ficção Científica na Quarentena: Pandemias e Distopias
Uma conversa sobre Ficção Científica com dois dos maiores especialistas da área: Claudia Fusco e Roberto Causo. Causo é o criado do UniversoGalAxis, tem contos do segmento publicados 12 países e em duas antologias representativas da Ficção Científica da América Latina. Claudia Fusco é jornalista e mestre em Estudos de Ficção Científica pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra. É pesquisadora do Fantástico, professora do Instituto Vera Cruz e escritora. Ambos colaboraram com textos para o livro Guia Geek de Cinema, lançado pela Seoman.
Quando? 15/05/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Seoman
Onde assistir? Instagram da Editora Seoman (@editoraseoman)

As perspectivas do feminismo hoje
O feminismo evolui, mas ainda há muito a ser feito. Com a crise gerada pela nova pandemia mundial, haverá um outro olhar para o feminismo? Quais as tendências do movimento agora? O que os novos livros trazem sobre o tema e porque não só as mulheres devem pensar no feminismo como uma saída para a igualdade de direitos? As jornalistas Gabriela Mayer e Fernanda Lopes, ambas formadas pela Faculdade Cásper Líbero, debatem essas e outras questões no Instagram da Cultrix. Gabriela é apresentadora do podcast Elas com Elas, da rádio Bandnews, que traz convidadas toda semana para falar de temas do universo feminino, incluindo o feminismo e apresenta também o programa Duas a Dois, ao lado de Sandro Badaró. Fernanda Lopes escreveu junto com Laura Bacella o livro Lute como uma Garota – 60 feminista que mudaram o mundo, é apresentadora do podcast Conversa de Adulto e especialista em sociedade e cultura.
Quando? 14/05/2020, às 19h
Quem organiza? Editora Cultrix
Onde assistir? Instagram da Editora Cultrix (@editoracultrix)

[22/04/2020 11:40:00]