Publicidade
Publicidade
Agenda de eventos

O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives e eventos presenciais relacionados ao universo do livro


Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros presenciais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que seu evento (on-line ou presencial) também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 1º A 07 DE MAIO

Lançamento do livro 'Miquim', de Bibiana Malgarim
Novo livro infantojuvenil Miquim aborda questões contemporâneas com delicadeza e emoção. Lançamento da psicanalista e escritora Bibiana Malgarim acompanha as aventuras de um micuim reflexivo em busca de sua casa no mundo. A aventura, cheia de descobertas, toca em questões importantes a serem tratadas com as crianças: sentimento de inadequação, identidade, gênero, dores do crescimento, adoção, novas figuras parentais e autoimagem.
Quando? 06/05/2023, às 15h
Quem organiza? Editora Cambucá
Onde? Quintana's Bar, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre / RS)

Lançamento do livro 'Mãe Luiza construindo otimismo'
Parte da programação dos 40 anos do CSPNSC, o autor Paulo Lins lança a obra Mãe Luiza construindo otimismo (Gryphus) no lugar que inspirou seu livro. O cerimonial ficará por conta de George Patiño. Na abertura, às 19h: haverá um cortejo de entrada com a Banda Filarmônica de Mãe Luiza, projetos, capoeiristas e ginastas. Às 19h30: Mesa de lançamento do livro com autoridades.
Quando? 05/05/20203, às 19h
Quem organiza? Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição (CSPNSC)
Onde? Rua João XXIII, Mãe Luiza - Natal / RN

Noite de autógrafos e bate-papo sobre o livro 'Escute, expresse e fale!'
Escute, expresse e fale!, livro que chega às lojas pela Rocco, reúne aprofundadas reflexões sobre o tema e traz dicas que vão ajudar o público a potencializar sua capacidade de diálogo, seja na mesa do bar, no escritório ou em reuniões virtuais. O conteúdo se completa com uma série de ensinamentos voltados a líderes empresariais que desejam atuar de forma mais assertiva, empática e inclusiva. A obra foi escrita por quatro profissionais apaixonados pelo ato de conversar: Mílton Jung, jornalista, âncora da CBN e palestrante na área de comunicação; António Sacavém, que ensina inteligência não verbal e emocional a líderes empresariais e governamentais; Leny Kyrillos, fonoaudióloga e comunicadora; e Thomas Brieu, palestrante e professor de escutatória e padrões de linguagem colaborativos. No evento, estarão presentes Leny Kyrillos e Milton Jung.
Quando? 05/05/2023, às 18h30
Quem organiza? Editora Rocco
Onde? Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Rio de Janeiro / RJ)



SEMANA DE 30 DE JANEIRO A 05 DE FEVEREIRO

Lançamento 'As bambinas e os samurais brasileiros'
Maria Gravina Ogata lançará seu livro As bambinas e os samurais brasileiros: uma saga migratória, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. Em sua obra, a autora apresenta o relato das inúmeras aventuras migratórias vividas pela sua família no Brasil. Trata da saga dos imigrantes italianos e japoneses cujos caminhos se cruzaram na cidade de São Paulo, passando por várias gerações até a chegada dos seus netos, que são fruto da mistura de etnias, algo muito comum no Brasil. São retratados aspectos históricos referentes às diásporas migratórias do final do século XIX, de todo o século XX e do início deste século XXI.
Quando? 02/02/2023, às 18h30
Quem organiza? Literare Books International
Onde? Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2041 Loja 335/336 - Piso 2 - Itaim Bibi, São Paulo / SP)



SEMANA DE 17 A 23 DE OUTUBRO

Lançamento "E depois que o coração aperta?"
A obra de Marcia Bortolanza e Even Sacchi trata da solidariedade e das práticas que permeiam as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e pode ser uma ferramenta importante para a tomada de decisão de futuros empreendedores sociais, gestores de organizações da sociedade civil, voluntários e doadores que anseiam abraçar e se apaixonar por uma causa que contribuirá com a construção de um mundo mais fraterno. No dia 20 de outubro, o livro será apresentado em noite de autógrafos na Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - Bela Vista), a partir das 18h30.
Quando? 20/10 - a partir das 18h30
Quem organiza? Literare Books International
Onde? Link para acessar aqui

Histórias de terror e mistério
Em Histórias de terror e mistério foram selecionadas seis histórias que têm o medo como pretexto para tratar de temas que vão muito além do susto pelo susto. Na história autoral A arca mágica de Seu Ilídio, a Cia Bisclof falará da importância de não deixar morrer a tradição oral de contar histórias, lendas e mitos para que não sejam esquecidos. Já a A Bruxa Salomé, inspirada no livro homônimo da escritora americana Audrey Wood, é uma história de suspense que relata a importância da família, da coragem e força da mãe, e deste amor materno representado por uma mulher que tenta salvar os seus sete filhos da terrível bruxa. Traga a criançada para conferir essas e outras histórias!
Quando? 22/10/2022, às 14h
Quem organiza? Sesi-SP
Onde? Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1.313 - Sede - São Paulo / SP)



SEMANA DE 10 A 16 DE OUTUBRO

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Fragilidade absoluta', de Giovanna Bartucci
Lançamento do livro Fragilidade absoluta. O lançamento contará com debate sobre psicanálise e contemporaneidade com: José Martins Canelas Neto, psicanalista membro efetivo na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e Miriam Chnaiderman, psicanalista e diretora de cinema. Após a conversa, haverá sessão de autógrafos com a autora.
Quando? 14/10/2022, às 19h
Quem organiza? nVersos Editora
Onde? Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513 - São Paulo / SP)


*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Com todo o meu rancor', de Bruna Maia
A editora Rocco e a autora Bruna Maia lançam o livro Com todo o meu rancor. Em seu primeiro romance, a jornalista, artista plástica e cartunista Bruna narra a história dessa mulher, que decide acolher a própria raiva como forma de lidar com o fim de um relacionamento tóxico. Perturbador, divertido e comovente, Com todo o meu rancor já recebeu elogios da atriz Júlia Rabello, do roteirista Arnaldo Branco e das escritoras Clara Averbuck, Andréa del Fuego e Natalia Timerman. Para esta última, a protagonista e narradora do livro “encarna os principais dilemas do amor nos tempos do capitalismo tardio, expondo as entranhas do patriarcado sem pudor e sem pena”.
Quando? 14/10/2022, às 18h
Quem organiza? Editora Rocco
Onde? Livraria Martins Fontes Paulista (Av. Paulista, 509 - São Paulo / SP)



SEMANA DE 19 A 25 DE SETEMBRO

*PRESENCIAL* Um novo olhar - Histórias sobre diversidade
Você já reparou que todo mundo é diferente? Pode ser o tamanho da orelha, o jeito de falar ou vestir, todo mundo às vezes nos surpreende com sua maneira de ser. Nesse repertório foram escolhidas histórias que falam da diversidade de ser, sentir ou viver. Através destas histórias vamos refletir sobre diferenças culturais, físicas, novas constituições familiares e preconceitos. A Cia. Conto em Cantos foi fundada em 2005 e realizou aproximadamente 9 mil apresentações de narração histórias, espetáculos teatrais e oficinas artísticas em diversos países da América Latina (Brasil, Peru, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e México).
Quando? 24/09/2022, às 14h
Quem organiza? Sesi - SP
Onde? Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1.313 - São Paulo / SP)


SEMANA DE 08 A 14 DE AGOSTO

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'O templo'
O diretor de cinema e roteirista Aleksei Abib lança a obra O templo. O livro conta a história de A. um homem branco que não sabe se é um viajante do tempo vindo do Brasil de 2017, ou um sem-teto que vive entre os parques da cidade.
Quando? 12/08/2022, às 18h
Quem organiza? Barn Editorial
Onde? Livraria Realejo (Av. Mal. Deodoro, 2 - Gonzaga, Santos / SP)



SEMANA DE 01 A 07 DE AGOSTO

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Dona Gê'
A Editora Rebuliço e a Livraria da Travessa realizam o lançamento da obra Dona Gê, a Leucophea Maderae, de Babi Wrobel. Com muita graça, a obra infantil evoca uma heroína improvável para fazer os pequenos leitores refletirem sobre diversidade e preconceito. Além do lançamento da obra, haverá também uma oficina de desenho conduzida pela autora.
Quando? 07/08/2022, às 16h
Quem organiza? Editora Rebuliço
Onde? Livraria da Travessa Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Rio de Janeiro / RJ)



SEMANA DE 25 A 31 DE JULHO

*PRESENCIAL* Sábado Literário - Um mundo de histórias
Nesse espetáculo são apresentadas de forma divertida e lúdica, histórias de tradição oral dos 5 continentes. Desde a sua chegada em meio ao público, o Viajante envolve a plateia com a narrativa encantada de curiosidades, costumes e histórias dos lugares por onde passou. Música, adereços e acessórios característicos da região de origem das histórias completam o cenário e convidam os ouvintes a participar das aventuras do viajante.
Quando? 31/07/2022, às 14h
Quem organiza? Sesi-SP
Onde? Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista 1313 - São Paulo / SP)

*PRESENCIAL* Lançamento livro 'Ainda tem Sol em Ipanema'
A Livraria Folha Seca e a Faria e Silva Editora convidam para o lançamento do livro Ainda tem Sol em Ipanema, de Luís Pimentel. Livro vencedor do Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa 2021, da Câmara Municipal de Sintra, Ainda tem sol em Ipanema traz 30 contos gerados nas memórias de infância e juventude, no clamor dos dias, paridos no horror da pandemia e acalentados no calor da esperança.
Quando? 30/07/2022, às 13h
Quem organiza? Livraria Folha Seca e a Faria e Silva Editora
Onde? Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 - Rio de janeiro / RJ)



SEMANA DE 18 A 24 DE JULHO

Live da Semana do Rock com Daniel Frazão
O Grupo Editorial Zit, através do seu canal de vendas Fokaki, vai apresentar uma live com Daniel Frazão, autor do livro As crônicas de Elvis- Cadillac cor-de-rosa, lançado pelo seu selo Tinta Negra. O autor promete revelar curiosidades desse que foi o maior ídolo pop de todos os tempos. Através de uma biografia romanceada, livro aborda a vida do Rei do Rock desde que era um adolescente em Memphis, traçando um raio-x do homem por detrás do mito, descrevendo como o mundo muda à medida que o próprio protagonista se transforma, passando de adolescente tímido e inseguro do interior dos EUA a maior astro da música — o primeiro de todos os popstars.
Quando? 21/07/2022, às 19h
Quem organiza? Grupo Editorial Zit
Onde assistir? Perfil do Fokaki no Instagram (@fokaki_oficial)



SEMANA DE 04 A 10 DE JULHO

*PRESENCIAL* Encontro entre os escritores portugueses Afonso Cruz e Joana Bértholo
Aproveitando a passagem de Afonso Cruz (Vamos comprar um poeta) e Joana Bértholo (Ecologia) por São Paulo, a Dublinense e a Livraria da Tarde, com apoio do Instituto Camões, se unem para promover um encontro entre estes aclamados nomes da nova geração de escritores portugueses. Um papo aberto e informal, com mediação de Tamy Ghannam e sessão de autógrafos dupla ao final da conversa, em evento imperdível para os paulistas.
Quando? 07/07/2022, às
Quem organiza? Dublinense
Onde? Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - São Paulo / SP)

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Quando eu conheci você'
A atriz e jornalista Deborah Sargentelli vai lançar seu primeiro romance ‘Quando eu conheci você’, pela editora Ibis Libris. A obra narra um relacionamento que começa nas redes sociais e logo é permeado por uma gravidez não planejada. Juntos, “eu” e “você”, personagens do livro, entendem os passos que trilham para a vida a dois. Desafiam angústias, crises de ansiedade, a dificuldade de começar no mercado de trabalho e de deixar a casa dos pais. Tudo isso envolvido com um amor sincero, que lida com percalços e a dúvida de conviver ou não com outro dentro de si. ‘Quando eu conheci você’ reflete de forma poética as dores da entrada na vida adulta. Existe tempo para amar?
Quando? 06/07/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Ibis Libris
Onde? Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema / RJ)



SEMANA DE 27 JUNHO A 03 DE JULHO

*PRESENCIAL* Lançamento livro 'Aqui. Neste lugar'
A Autêntica Contemporânea lança o novo livro da autora Maria José Silveira, Aqui. Neste lugar. Neste romance distópico e metafórico, amazonas e guerreiros viris dividem a cena com figuras ambíguas e cômicas, como os irmãos Macu e Naíma, espécie duplicada de Pedro Malasartes, além de outros tantos entes do folclore nacional. Num enredo que marcha de várias direções para chegar a uma arena mítica, a autora nos envolve numa narrativa que mescla humor, sensualidade e crítica social.
Quando? 30/06/2022, às 18h
Quem organiza? Autêntica Contemporânea
Onde? Livraria da Vila (Iguatemi Brasília - St. de Habitações Individuais Norte CA 4 Lago Norte - Brasília / DF)

Bate-papo literário 'Inventário do azul' - João Anzanello Carrascoza
O encontro terá como tema o livro Inventário do Azul, publicado pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras. O autor, João Anzanello Carrascoza, é um dos nomes mais notáveis da literatura brasileira contemporânea. O público poderá interagir e participar do bate-papo com o autor por meio do chat, durante a transmissão. A mediação é da bibliotecária Evelyn Ruani de Souza.
Quando? 29/06/2022, às 19h30
Quem organiza? Sesi-SP
Onde assistir? Canal do Centro Cultural Fiesp no YouTube

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Minha utopia selvagem', de Daniel Munduruku
O escritor e filósofo Daniel Mundukuru vai lançar o seu livro-manifesto Minha Utopia Selvagem. Vencedor de dois prêmios Jabuti e autor de mais de 55 livros, Munduruku defende um projeto baseado na esperança e no bem-viver. Pré-candidato a deputado federal, o autor acredita que o resgate dos valores compartilhados pelos povos originários pode nos ajudar a encontrar saídas para a crise civilizatória que enfrentamos.
Quando? 29/06/2022, às 18h
Quem organiza? Uka Editorial
Onde? Livraria Tapera Taperá (Rua São Luís 187, 2o andar, loja 29 - São Paulo / SP)

Tradução de literatura chinesa
O interesse pela literatura, cinema e artes plásticas chinesas têm crescido no Brasil. A série Clássicos da Literatura Chinesa, uma parceria entre a editora Unicamp e o Instituto Confúcio da mesma universidade, vem trazendo ao público brasileiro obras clássicas da literatura chinesa. Recentemente, a editora Moinhos também vem acrescentando a seu catálogo obras de autores chineses como Não Acredito no Eco dos Trovões, de Bei Dao, e O Além da Montanha, de Yao Feng. Mas a que se deve esse aumento do interesse na literatura e na cultura chinesas, sobretudo no Brasil? E quais são os desafios inerentes à tradução de obras chinesas? Nesta entrevista, falaremos das características da tradução do chinês, das questões políticas, sociais e culturais aí envolvidas e da importância do intercâmbio cultural entre Brasil e China para combater o preconceito e a desinformação.
Quando? 28/06/2022, às 19h30
Quem organiza? Amanda Moura Editorial
Onde assistir? Canal da Amanda Moura no YouTube

*PRESENCIAL* José Luís Peixoto lê a sua poesia
O escritor português José Luís Peixoto (autor de Morreste-me, A criança em ruínas, O caminho imperfeito, Regresso a casa, entre outros) irá recitar suas poesias (inclusive, textos inéditos) em apresentação gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Não é necessária nenhuma forma de inscrição – para assistir, basta comparecer e se deleitar com a poesia de um dos mais prestigiados nomes da literatura mundial contemporânea, neste singular encontro realizado pela editora Dublinense em conjunto com a cidade de São Paulo e o Instituto Camões. Entrada franca.
Quando? 28/06/2022, às 19h
Quem organiza? Dublinense e Instituto Camões
Onde? Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 - São Paulo / SP)



SEMANA DE 20 A 26 DE JUNHO

*PRESENCIAL* Vale a pena ser gentil?
A Livraria da Vila, do Shopping Higienópolis, em São Paulo, recebe o lançamento do livro Vale a pena ser gentil?, de autoria de Domingos Sávio Zainaghi, escritor, advogado e palestrante nacional e internacional. Descubra o que é a gentileza quântica, como ser gentil em momentos de tensão, como ser gentil com familiares, com adversários, com colegas de trabalho e também com você. Obra possui uma narrativa simples e direta, mas, sobretudo com palavras que vêm do coração e repletas de carinho.
Quando? 24/06/2022, às 21h30
Quem organiza? Literare Books International
Onde? Livraria da Vila – Shopping Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, loja 2009/ 2010/ 2011, Higienópolis, São Paulo)

*PRESENCIAL* Tertúlias Literárias SESI-SP: Contos e Encontros
Mergulhar no universo ficcional literário pode desenvolver efeitos poderosos em quem vive essa experiência. O projeto Tertúlias Literárias SESI-SP: Contos e Encontros tem por finalidade estimular a leitura e a escrita, as quais serão compartilhadas em encontros regulares realizados na Faculdade SESI de Educação, em parceria com a área de Cultura do SESI-SP. A cada encontro será realizada uma leitura coletiva seguida de uma discussão acerca da obra. Neste primeiro Módulo, o foco do trabalho será o gênero literário Conto. O encontro ocorre toda ultima sexta-feira do mês.
Quando? 24/06/2022, às 18h
Quem organiza? Sesi-SP
Onde? Sesi Vila Leopoldina, na sala Terreiro das Artes.

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Viva o despertar para uma nova vida'
Lançamento do livro Viva o despertar para uma nova vida, de autoria de Lorena Alves Lacerda, escritora, mentora e master coach de executivos. De forma leve e fluida, o livro ensina o caminho para viver com qualidade. A autora ensina tudo o que aprendeu em relação aos pilares Corpo, Mente e Espírito após três anos de tratamento para a cura de um câncer.
Quando? 22/06/2022, às 19h
Quem organiza? Literare Books International
Onde? Livraria da Vila (Shopping JK Iguatemi - Av. Juscelino Kubitschek, 20411, Piso 2 – Itaim - São Paulo / SP)

Bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022
Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022 participam de uma live realizada pelo Sesc. O paraense Pedro Augusto Baía e a gaúcha Taiane Santi Martins serão apresentados ao público e vão conversar sobre suas obras em um papo que será mediado por Henrique Rodrigues e Diogo Borges, analistas de literatura do Sesc. Pedro foi o vencedor na categoria Conto com seu livro Corpos benzidos em metal pesado e Taiane ganhou com o romance Mikaia.
Quando? 21/06/2022, às 16h
Quem organiza? Prêmio Sesc de Literatura
Onde assistir? Canal do Sesc no YouTube

*PRESENCIAL* Noite de autógrafos com Luiza Helena Trajano e Pedro Bial
A editora Gente realiza o lançamento da biografia Luiza Helena - A mulher do Brasil. O evento terá a presença da empresária, e do jornalista Pedro Bial, autor do livro.
Quando? 20/06/2022, às 18h30
Quem organiza? Editora Gente
Onde? Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073, Bela Vista - São Paulo / SP).



SEMANA DE 13 A 19 DE JUNHO

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Uma breve história do racismo'
A Livraria da Travessa em Botafogo recebe o lançamento do livro Uma breve história do racismo, de autoria do antropólogo Jaccques D’ Adesky, intelectual Afro-Europeu pela Cassará Editora. Na obra, Jaccques, fornece aos seus leitores uma visão ampla e atualizada de um fenômeno que continua a assombrar, com suas variadas facetas, muitas sociedades no mundo contemporâneo, este livro ganha ainda maior relevância por seu publicado num momento especialmente sombrio e preocupante para a humanidade.
Quando? 13/06/2022, às 18h
Quem organiza? Cassará Editora
Onde? Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97 - Rio de Janeiro / RJ)



SEMANA DE 06 A 12 DE JUNHO

Diversidade no Universo Geek
A Editora Panini fará uma live focada na Diversidade no Universo Geek. O objetivo é mostrar como a realidade LGBTQIA+ se expressa nas artes das HQs e a maneira como essa arte age como ferramenta de engajamento e desconstrução da sociedade. Com apresentação de John Matos, jornalista e social media da Geek Here, a live contará com a participação de três influenciadores engajados para tratar do assunto: Aine Tadini, e Marcel Nadale. A transmissão também terá participação especial de Cora Otoni, ilustradora e quadrinista que trabalha com animação desde 2013 e quadrinhos desde 2016.
Quando? 09/06/2022, às 17h
Quem organiza? Editora Panini
Onde assistir? YouTube e Facebook da Panini, além da Twitch da Geek Here

Live de lançamento da obra 'Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha'
Lançamento oficial do livro Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha (Editora Hábito), escrito pela sexóloga e enfermeira Obstetrícia Gabriela Dias. Nesta obra ela ajuda homens e mulheres a trabalharem a sexualidade, autoestima e a deixar a relação a dois mais prazerosa.
Quando? 08/06/2022, às 21h
Quem organiza? Escritora e sexóloga Gabriela Dias
Onde assistir? Instagram da Gabriela Dias (@agabrieladiasoficial)

Lançamento 'Artes plásticas e trabalho livre II'
A Editora 34 realiza a live de lançamento do livro Artes plásticas e trabalho livre II - De Manet ao Cubismo analítico, com Sérgio Ferro, Pedro Fiori e Francisco Alambert.
Quando? 08/06/2022, às 19h
Quem organiza? Editora 34
Onde assistir? Canal da Livraria da Travessa no YouTube


SEMANA DE 30 DE MAIO A 05 DE ABRIL

*PRESENCIAL* Lançamento a Revista Brasileira - ABL
A Academia Brasileira de Letras lança versão mais moderna de sua revista centenária. Sob a direção da escritora, jornalista e acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, a publicação traz a colaboração de grandes nomes da cultura nacional no processo que busca torna-la mais contemporânea. O novo visual gráfico ficou a cargo do designer Felipe Taborda e a primeira edição deverá estar disponível nas livrarias do país na segunda quinzena de junho. Cada edição, sendo quatro por ano, deverá ter como ponto focal um assunto crítico da realidade brasileira. Na edição de estreia do novo formato, o tema escolhido é a Amazônia, e trará texto e imagens de Sebastião Salgado. Colaboram também nessa cobertura João Moreira Salles, Eduardo Gianetti, Izabella Teixeira, Marcio Souza, Paulo Nunes, Ricardo Piquet e equipe do Museu do Amanhã.
Quando? 1º/06/2022, às 19h
Quem organiza? Academia Brasileira de Letras (ABL)
Onde? Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Shopping Leblon / loja 205 A - Rio de Janeiro / RJ)



SEMANA DE 02 A 08 DE MAIO

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Palavrório'
O autor Carlos Castelo lança o seu livro Palavrório (Editora Urutau) na próxima semana. Carlos é jornalista e assina a coluna Crônica por quilo no jornal O Estado de São Paulo e Palavrório, na revista Cult.
Quando? 06/05/2022, às 18h
Quem organiza? Editora Urutau
Onde? Livraria Mandarina (Rua Ferreira de Araújo, 373, Pinheiros - São Paulo / SP)

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'Criando caso todo dia: o único e original diário da pandemia'
No livro Criando caso todo dia: o único e original diário da pandemia, o advogado Carlos Schlesinger decanta a rotina do isolamento em anedóticas anotações que expressam, além das agonias e ansiedades típicas do distanciamento social, problemas mais prosaicos como a rebelião da air fryer ou a arqueologia doméstica em busca de objetos sumidos. Está tudo lá em seu fiel confidente, porto seguro contra a insanidade em um período tão difícil e confuso.
Quando? 05/05/2022, às 19h
Quem organiza? Editora 7 Letras/ Imprimatur
Onde? Janela Livraria (Rua Maria Angélica, 171 - loja B - Jardim Botânico, Rio de Janeiro)



SEMANA DE 25 DE ABRIL A 1º DE MAIO

*PRESENCIAL* Bate-papo entre os autores da Folhas de Relva
Nesta quarta, a Livraria da Travessa recebe um encontro entre autores da editora Folhas de Relva. Leonardo Tonus e Newton Moreno conversam com Alexandre Staut. Haverá sessão de autógrafos.
Quando? 27/04/2022, às 19h
Quem organiza? Folhas de Relva
Onde? Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 503 - São Paulo / SP)



SEMANA DE 11 A 17 DE ABRIL

*PRESENCIAL* Contação de histórias 'Criança inventada no livro?'
Dos livros para a vida ou da vida para os livros? Histórias que contam as aventuras de crianças dos livros que se parecem com crianças que existem por aí mostram que a literatura está muito próxima de ser um retrato de nossas vidas. Penélope Martins é narradora de histórias, escritora, compositora, colunista de literatura no blog Toda Hora Tem História, consultora em projetos de leitura para Editoras, articuladora do projeto Mulheres que Leem Mulheres.
Quando? 14/04/2022, às 11h
Quem organiza? Centro Cultural FIESP
Onde? Centro cultural FIESP (Av. Paulista 1.313 - São Paulo / SP)

Lançamento 'Homem de papel'
João Almino faz live na próxima terça-feira para falar sobre o novo romance que está lançando pela editora Record. Homem de papel transporta o conselheiro Aires, personagem de Machado de Assis, para os novos tempos. João Almino conversará com Luis Ruffato.
Quando? 12/04/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Record
Onde assistir? Canal da Livraria da Travessa no YouTube

Livros para todos
Entrevista com o livreiro Daniel Louzada, proprietário da Livraria Leonardo da Vinci, uma das mais tradicionais e badaladas do Rio de Janeiro. Ele foi o organizador do recém-lançado Livros para todos, com ensaios de vários players do mercado editorial sobre a construção de um país de leitores, estreou como editor, com lançamento de dois títulos da área jurídica e irá falar da situação das livrarias do centro carioca na pós-pandemia.
Quando? 12/04/2022, às 19h
Quem organiza? Associação Estadual de Livrarias - RJ
Onde assistir? Facebook da ALERJ



SEMANA DE 04 A 10 DE ABRIL

*PRESENCIAL* Lançamento do livro 'O dia em que voltamos de Marte'
No sábado, Tatiana Roque lança o livro O dia em que voltamos de Marte. Publicação do selo Crítica da Editora Planeta, a obra apresenta quatro séculos de história da ciência, relacionando-a a fatos políticos, filosóficos e sociais. O evento contará com bate-papo entre a professora, matemática e pesquisadora e o professor de filosofia da UFBA Daniel Peres seguido de sessão de autógrafos.
Quando? 09/04/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Planeta
Onde? Livraria LDM do Shopping Bela Vista, em Salvador (Alameda Euvaldo Luz, 92 - L2 - Horto Bela Vista - Salvador / BA)

*PRESENCIAL* Lançamento 'Manifestações culturais do Brasil'
O box infantojuvenil Manifestações Culturais do Brasil apresenta 50 patrimônios imateriais do país registrados pelo Iphan em uma história itinerante. A publicação reúne dois livros escritos pelo autor premiado Tino Freitas: Um passeio pelo Patrimônio Imaterial Brasileiro Uma viagem cultural pelo Brasil Criativo, que acompanham a viagem de uma família pelo Brasil, quando vão conhecendo a diversidade da cultura popular brasileira. O lançamento contará com a presença do autor e a participação da Cia Babau Fuá, que fará uma apresentação com bonecos mamulengos.
Quando? 09/04/2022, às 16h
Quem organiza? Editora Quereres
Onde? Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 - Pompéia - São Paulo / SP)

Lançamento do livro 'Heresia'
A escritora e psicanalista Betty Milan faz live nesta terça-feira para falar sobre o novo romance que está lançando pela editora Record, em que focaliza o fim da vida e o modo como ele é tratado na sociedade ocidental. Heresia – Tudo menos ser amortal chega em um momento em que o ator Alain Delon decide pelo suicídio assistido, que pode servir de reflexão para outros que não desejem prolongar a própria vida quando isso significa mais sofrimento.
Quando? 05/04/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Record
Onde assistir? Canal da Livraria Travessa no YouTube

*Evento presencial* Lançamento do livro 'E aí, medo?'
A Editora Hábito realiza o lançamento presencial do livro E aí, medo?', da escritora venezuelana Michelle Poler. Na obra, a empreendedora social e dona do canal “Hello Fears”, conta a jornada que compartilhou no YouTube sobre o desafio de enfrentar um medo por dia durante 14 semanas. Com objetivo de inspirar outras pessoas a saírem da zona de conforto, ela explica que o segredo não é ser destemido, e, sim, corajoso. Com uma escrita bem-humorada e intimista, o livro é um guia para aqueles que desejam viver com coragem.
Quando? 04/04/2022, às 18h
Quem organiza? Editora Hábito
Onde? Livraria da Vila de Moema (Av. Moema, 493 - São Paulo / SP)



SEMANA DE 21 A 27 DE MARÇO

*Evento presencial* Lançamento do livro infantojuvenil 'O fantástico reino do corpo humano'
Neste livro, dedicado especialmente às crianças, mas que, certamente será útil também aos adolescentes, e por que não, aos pais, a Dra. Julieta Molina Batista, convida a todos a fazerem uma viagem para um Reino Fantástico: o seu Corpo! Através de seu texto e as ilustrações de Mariana H. R. Ostanik, a Dra. Julieta responde a perguntas, como: Você sabe onde começam e terminam seus pulmões? Ou, o que seu Intestino Grosso faz o dia todo, enquanto você vai pra escola? Nesta viagem, você acompanhará a pequena hemácia em uma grande aventura, dançará com o Sr. Cérebro, conhecerá uma bexiga que não é cheia de ar e desbravará com um grão de milho muito corajoso um caminho nunca antes explorado! Um livro único que vai te ensinar qual a melhor forma de cuidar desse lugar incrivelmente mágico! O resultado é a prova de que a Ciência pode ter graça, emoção e suspense.
Quando? 23/03/2022, às 18h
Quem organiza? Editora Atheneu
Onde? Livraria Da Vila JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2.041 - Lojas 335/336 – Piso 2 – Itaim Bibi - São Paulo / SP)



SEMANA DE 14 A 20 DE MARÇO

Editora Trama completa um ano
A Editora Trama, que é parte do grupo Ediouro, está completando um ano neste mês de março. Em comemoração à data, uma live vai ao ar nesta quarta-feira. O evento contará com a participação dos influenciadores literários Alec Costa (@umbookaholic), Tamirez Santos (@resenhandosonhos), Victor Almeida (@victoralmeidap) e Juliana Oliveira (@ju_oliv), com mediação de Camila Lacerda. Na live, os melhores momentos da Trama em 2021, como o lançamento do clube de assinaturas Trama Box, serão relembrados, e os convidados vão comentar os livros e autores que consideram mais marcantes. Além disso, o público também poderá participar com perguntas aos convidados.
Quando? 16/03/2022
Quem organiza? Editora Trama / Ediouro
Onde assistir? Instagram da Trama (@editoratrama) e no canal do YouTube do grupo Ediouro



SEMANA DE 07 A 13 DE MARÇO

*Evento presencial* Lançamento do livro 'Bibliodiversidade e Preço do Livro. Da lei Lang à Lei Cortez'
Nesta quarta-feira, será lançado o livro Bibliodiversidade e Preço do Livro. Da lei Lang à Lei Cortez: Experiências e Expectativas em Toronto da Regulamentação Mercantil (1981 -- 2021). A organização da obra é de Marisa Midori Dealecto e colaboração de Patrícia Sorel e Lívia Kalil. O volume aborda a proposta de regulação do preço do livro, no momento em que o e-commerce amplia sua participação nas receitas do mercado editorial ao redor do mundo. Nesse contexto, traz ainda textos reflexivos sobre uma lei que pressupõe a regulação do preço do livro e reafirma a importância de valorizar a bibliodiversidade.
Quando? 09/03/2022, às 19h
Quem organiza? Ateliê Editorial
Onde? Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros, São Paulo / SP)

Boitempo promove programação gratuita em torno do Dia Internacional da Mulher
De 7 a 14 de março, a editora Boitempo realiza uma série de debates no Youtube em torno do 8M. Serão seis mesas que abordarão temas como as origens do 8 de março, trabalho reprodutivo, gênero, raça e classe, fascismo e marxismo, além do debate inaugural sobre a escritora Mary Wollstonecraft e o documento fundacional do feminismo, a obra Reivindicação dos direitos da mulher.
Quando? 07 a 14/03/2022, das 14h às 15h30
Quem organiza? Editora Boitempo
Onde assistir? Canal da Boitempo no YouTube



SEMANA DE 21 A 27 DE FEVEREIRO

Lançamento do livro 'Depois do Fim'
O escritor e youtuber Esdras Savioli estará ao vivo no canal do BiboTalk para falar sobre o lançamento do livro Depois do fim (Editora Vida) e vão gravar um podcast ao vivo sobre o tema.
Quando? 24/02/2022, às 17h
Quem organiza? Editora Vida e BiboTalk
Onde assistir? Canal do BiboTalk no YouTube

Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis
É fã da literatura de Machado de Assis ou quer saber mais sobre? Então, participe do Bate-Papo Literário Virtual SESI-SP com a temática do livro Mulheres de Machado (SESI-SP Editora). A live terá a participação do autor e especialista em literatura machadiana Luiz Antonio Aguiar e da influenciadora digital dos canais Realidade literal (Instagram) e Literatura sem frescura (podcast), Thaíse Dias.
Quando? 22/02/2022, às 19h30
Quem organiza? Equipe de Cultura SESI e SESI-SP Editora
Onde assistir? Canal do Centro Cultural Fiesp no YouTube



SEMANA DE 14 A 20 DE FEVEREIRO

Quintal da Língua Portuguesa recebe Vinícius Terra
O Instituto de Leitura Quindim retoma o projeto Quintal da Língua Portuguesa. Para iniciar os trabalhos de 2022 contará com a participação especial do músico e professor de português e literatura, Vinícius Terra, que discutirá sobre as interfaces culturais e artísticas do universo das obras literárias dos países que falam português.
Quando? 19/02/2022, às 14h
Quem organiza? Instituto de Leitura Quindim
Onde assistir? Clique aqui



SEMANA DE 07 A 13 DE FEVEREIRO

O Baobá e as raízes da ancestralidade
A escritora Inaldete Pinheiro de Andrade, a ilustradora Ianah Maia e o selo Pequena Zahar convidam para o bate-papo Baobá – As raízes da ancestralidade, lançamento do livro: Uma aventura do velho Baobá, com mediação da escritora Ms. Kiusam de Oliveira. Uma alegoria que convida o leitor a refletir sobre ancestralidade, raízes culturais e a diáspora negra africana no Brasil. Quando um velho baobá nativo das savanas da África decide atravessar o oceano Atlântico para encontrar seus parentes em terras brasileiras, somos convidados a acompanhar seu deslocamento numa jornada tecida de encontros e momentos de grande emoção. Venha descobrir curiosidades do processo criativo da obra.
Quando? 11/02/2022, às 17h
Quem organiza? Companhia das Letras - Selo Pequena Zahar
Onde assistir? Canal LetrinhaZ

Bate-papo do lançamento do livro 'Cidade é patrimônio: uma viagem', da socióloga Lucia Lippi
Bate-papo entre a autora Lucia Lippi, o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães e o historiador Bernardo Buarque de Holanda para marcar o lançamento do livro Cidade é patrimônio: uma viagem/FGV Editora
Quando? 09/02/2022, às 18h
Quem organiza? FGV Editora
Onde assistir? Canal da FGV no YouTube



SEMANA DE 24 A 30 DE JANEIRO

Lançamento do livro 'O flagelo da economia de privilégios', do escritor e economista Fernando de Holanda Barbosa
O evento marca o lançamento do livro O flagelo da economia de privilégios. Além do autor, com mais de 50 anos de estudo na área, participarão do encontro os economistas Samuel Pessôa e Armínio Fraga, com mediação da jornalista Adriana Fernandes.
Quando? 27/01/2022, às 18h
Quem organiza? FGV Editora e escritor Fernando de Holanda Barbosa
Onde assistir? Canal da FGV no YouTube



SEMANA DE 17 A 23 DE JANEIRO

Debate sobre o livro 'Destransição, baby' com a autora Torrey Peters e Tatiana Vasconcellos
Na quarta, a Tordesilhas Livros transmitirá, ao vivo, um debate sobre o livro Destransição, baby, com a autora Torrey Peters e a jornalista Tatiana Vasconcellos, da CBN. As duas conversarão sobre a obra e responderão a perguntas dos leitores.
Quando? 19/01/2022, às 19h
Quem organiza? Editora Tordesilhas
Onde assistir? No YouTube e Facebook da Tordesilhas



SEMANA DE 06 A 12 DE DEZEMBRO

Duas vezes mãe de gêmeos: a história
As gestações múltiplas representam de 1 a 2% de todas as gestações naturais. Um caso raro de duas gestações múltiplas, de geração natural, de univitelinos e em sequência, mereceria ser registrado e destacado por si só. Essa peculiaridade já basta para despertar o interesse no livro Duas vezes mãe de gêmeos: a história, de Ana Cláudia Vieira e Jerônimo Vieira. Bióloga, pós-graduada, professora, estudiosa da genética e do comportamento humano, e, como se não bastasse, duas vezes mãe de gêmeos, Ana Cláudia tem sua experiência com o universo gemelar descrita e esmiuçada nesse livro.
Quando? 08/12/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Instagram Literare Books (@literarebooks)

Desorientando: Um bate-papo sobre literatura turca
Esta semana a Tabla está com uma parceria especial com o perfil do @des.orientese para uma conversa chamada “desorientando a Turquia”. O bate-papo pretende “desorientar” alguns estereótipos sobre os países de origem dos livros e autores da editora. Dessa vez, a Turquia foi o país escolhido e o papo vai ser com Karime Cheiato e Samira Osman.
Quando? 08/12/2021, às 19h
Quem organiza? Editora Tabla
Onde assistir? Instagram da Editora Tabla (@editoratabla)

Lançamento do livro 'O aluno que reinventou o tempo - vol. 2'
O autor Ronaldo de Melo Pereira e Scortecci Editora convidam para o lançamento virtual do segundo volume da Trilogia O aluno que reinventou o tempo - Viagem do século XXV ao começo da civilização. Uma ficção científica que o leitor conhece Merlin, um crononauta de 12 anos que passeia em viagens no tempo desde os primeiros séculos até o século XXV.
Quando? 07/12/2021, às 19h
Quem organiza? Grupo Editorial Scortecci
Onde assistir? Zoom - Clique aqui



SEMANA DE 29 DE NOVEMBRO A 05 DE DEZEMBRO

Lançamento do livro 'Finanças para empreendedores e empresários'
Os autores Clayton Nogueira e João Paulo El Ackel convidam para o evento de lançamento do livro Finanças para Empreendedores e Empresários – Como ter um negócio sustentável financeiramente. A live será apresentada pela jornalista Letícia Toledo, editora do portal Infomoney.
Quando? 30/11/2021, 19h
Quem organiza? Alta Books
Onde assistir? Canal da Finemp no YouTube

Lançamento 'Mapinguari': Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar
Evento de lançamento da HQ Mapinguari promove conversa com Angela Mendes, militante socioambiental e filha do líder seringueiro Chico Mendes. O biólogo Paulo Santos Lima Junior e os autores da HQ, André Miranda e Gabriel Góes, também participam do encontro.
Quando? 30/11/2021, às 19h
Quem organiza? FTD Educação e WWF-Brasil
Onde assistir? Canal da FTD Educação no YouTube

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Se uma obra não é lida, qualquer que seja a sua estrutura, ela é pura e mera forma, morta; se é lida, e se o leitor tem uma experiência estética com essa forma, ela é obra viva, que ressoa na carne e na inteligência de quem lê.
Wesley Peres
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar