O espaço abrigará uma programação de 50 horas de conteúdo divididas em 45 painéis tocados por 90 convidados. Entre as temáticas que serão abordadas no StoryVillage estão o livro do futuro, poesia sonora, visual novels, inteligência artificial, realidade aumentada, novos modelos de agenciamento literário e o assistente de voz como um vendedor de livros.
A curadoria do StoryVillage é tocada por Martha Ribas, Camila Perlingeiro e Ana Paula Costa, sócias da Mapa.Lab, agência de criação de conteúdo e inovação editorial. No seu discurso, Martha refutou o apocalipse do livro. “O livro tem que ser repensado. Não cabe de jeito nenhum a discussão sobre o fim do livro. Ele sempre vai existir. É uma potência incrível, mas a gente tem que pensar novas maneiras. Isso é urgente”, disse. Essas transformações a que Martha se refere estão no radar do Rio2C que chega agora a sua terceira edição, segundo explica Rafael Lazarini, criador do evento: "Nosso intuito é que o Rio2C 2020 seja um chamado para que as pessoas se preparem para essa década de grandes mudanças e transformações. Os modelos de negócios existentes estão sendo questionados. Indivíduos e empresas estão sendo forçados a adotar estilos de vida mais eficientes”.Em uma conversa que teve pelo telefone com o PublishNews, Martha ressaltou as sessões de pitching que acontecerão no StoryVillage. Autores que atuam nas áreas de ficção, não ficção e literatura juvenil terão a chance de apresentar seus projetos a produtores do audiovisual. Serão selecionados quatro autores em cada uma dessas áreas. “Pra gente, esse momento será muito importante. Teremos, inclusive, um treinamento anterior para que esses autores estejam preparados para o pitching”, disse. A forma de inscrições para o pitching será anunciada em breve.
Na última edição, o Rio2C reuniu mais de 25 mil pessoas e a estimativa é que tenha gerado R$ 180 milhões em negócios e ainda um impacto econômico direto de R$ 70 milhões. Estima-se que cerca de 40% das histórias que deram origem a filmes e séries em todo o mundo vieram originalmente dos livros.
Educação
Uma outra novidade desta edição do Rio2C é o Summit Rio2C Educa, espaço dedicado às discussões sobre Educação. Voltado não só para executivos e gestores do segmento, mas também para startups, produtores de conteúdo e entusiastas do assunto, o novo simpósio – realizado no primeiro dia do evento – permite um mergulho mais profundo em temáticas e novas formas de pensar o futuro da educação. Os assuntos abordados incluem Cidades educadoras; Estudantes visionários; Edutainment; Educação 5.0; Online, um ensino sem fronteiras; Ensino hightech; Neuropedagogia, emoções no controle da aprendizagem; Ensino público transformador; Empreendedorismo na educação; Educação inclusiva; Tecnologia assistiva no mundo educacional; Educação nas telas; Representatividade & salas de aula; Educadores visionários. A comunicóloga e autora Rakel Cogliatti assina a curadoria do Summit Educa.
O PublishNews e o #coisadelivreiro entram como um dos apoiadores de mídia do Rio2C.
O período de inscrições para as rodadas de negócios estão abertas até o próximo dia 31. Para mais informações, acesse o site do Rio2C. Começa nesta quarta-feira (15) a pré-venda de credenciais, com desconto de 40%. Para mais informações, clique aqui.