
No recém-divulgado Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), pode-se ver o resultado desses esforços. Na comparação com igual período do ano passado, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam 2,87 milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 111,8 milhões. Respectivamente, esses números são 6,93% e 9,08% maiores do que os apurados em outubro do ano passado.
No acumulado do ano, no entanto, o varejo continua apontando para baixo. De janeiro a outubro, foram vendidas 33,5 milhões de unidades, que da 9% quando comparado com igual período de 2018. Na mesma base de comparação, o faturamento acumula perdas de 8,31%, totalizando R$ 1,43 bilhão contra os R$ 1,56 bilhão apurado em 2018.
Ismael Borges, gestor da divisão de Bookscan, a ferramenta da Nielsen que monitora o varejo de livros, comenta: “apesar de ser um dos meses com menor volume de venda, a performance comparativa foi a melhor do ano, ajudando a reduzir o prejuízo acumulado. No entanto, é importante salientar que boa parte desse delta positivo se deve mais ao fato da base comparativa ser ruim, visto que no ano passado a crise no setor estava em estado alarmante”.
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