Apanhadão: União Brasileira de Escritores de cara nova
PublishNews, Redação, 18/11/2019
E mais: Prêmio Cervantes 2019 anuncia vencedor; 'O meu pé de laranja lima ganha versão em HQ; Fabiana Cozza vai se apresentar no Prêmio Jabuti

O Estadão noticiou que a União Brasileira de Escritores (UBE) decidiu se reformular com a intenção de oferecer mais serviços para escritores e público. Sobre as novas iniciativas dessa gestão, Ieda Lebensztayn, que integra a diretoria da UBE, disse que a associação pretende oferecer “cursos, eventos, concursos literários, biblioteca, orientação quanto a direitos autorais, descontos em livros, cinema, teatro, além de espaço para novos escritores publicarem e divulgarem seu trabalho no site, no jornal e na revista da instituição, a serem retomados, e em uma editora da UBE”. A instituição ainda procura por uma nova sede, mais acessível que a anterior, para poder fomentar mais eventos voltados ao público. Essas novidades devem ser apresentadas mais concretamente ao público na cerimônia de entrega do prêmio Juca Pato de 2019, no dia 2 de dezembro.

O Prêmio Cervantes, o mais prestigiado das letras espanholas, anunciou na última semana, o vencedor da sua edição de 2019: o poeta espanhol Joan Margarit. O prêmio foi concedido “por seu trabalho poético de profunda transcendência e linguagem lúcida, sempre inovador”, afirmou Guirao em Madri, ministro da cultura da Espanha. Margarit é autor de obras como Estação da França (1999), Joana (2002), Misteriosamente feliz (2008), ou Para ter casa é preciso ganhar a guerra (2018).

Na coluna da Babel, o destaque vai para o livro O meu pé de laranja lima que ganhará uma versão em HQ em 2020. Com adaptação de Luiz Antônio Aguiar e ilustração de Franco de Rosa e equipe, o lançamento, previsto para março, é mais uma ação do projeto da Melhoramentos de resgatar a obra de José Mauro de Vasconcelos (1920-1984).

No prelo das editoras, a Âyiné prepara o novo livro do filósofo italiano Giorgio Agamben, Studiolo. E a Autêntica, que já publicou boa parte de sua obra, tem três títulos contratados: Pulcinella, Autoritratto Nello Studio e Creazione e Anarchia. Também sem previsão de lançamento.

Já o Painel das Letras adiantou que Fabiana Cozza irá se apresentar no Prêmio Jabuti no dia 28 de novembro. A premiação deste ano terá o ator Lázaro Ramos como apresentador e irá homenagear a escritora Conceição Evaristo.

Um anel de ouro, que o famoso escritor irlandês Oscar Wilde deu de presente a um amigo, foi encontrado por um especialista em arte holandês quase 20 anos depois de ter sido roubado da universidade britânica de Oxford. A peça de 18 quilates foi roubada em 2002 do colégio onde Wilde estudou e reapareceu graças às investigações do especialista em arte holandês, Arthur Brand. Segundo o Estadão, o anel será devolvido durante uma cerimônia em 4 de dezembro na faculdade, onde voltará a ocupar seu importante lugar na coleção de memórias de Oscar Wilde.

Tags: Apanhadão
[18/11/2019 08:00:00]