Da palavra à imagem (ou vice-versa)
PublishNews, Redação, 17/10/2019
43ª Mostra Internacional de Cinema de SP discute as influências mútuas entre entre literatura e cinema

Uma pesquisa realizada em 2018 pela Publishers Association, do Reino Unido, revelou que filmes baseados em livros obtêm, globalmente, uma receita 53% maior quando comparados a filmes feitos a partir de roteiros originais ou peças de teatro. O estudo assinala ainda que também a recepção crítica desses filmes tende a ser, na média, melhor. Tendo essas informações no radar, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (17 a 30/10) resolveu abrir um espaço na sua programação para discutir as relações entre a literatura e o cinema.

A programação acontece no dia 25 de outubro, a partir das 10h, e será aberta com a mesa Os cruzamentos do ler e do ver, na qual Ana Luiza Azevedo (Casa de Cinema de Porto Alegre), Ana Luiza Beraba (Esfera Filmes / Film2b) e os escritores Marcelo Rubens Paiva e Gonçalo M. Tavares vão discutir como palavra e imagem se influenciam, se nutrem e emprestam novos sentidos uma à outra.

Às 14h, o cineasta Karim Aïnouz, o roteirista Murilo Hauser, a assistente de direção Nina Kopko e o fundador da RT Features, Rodrigo Teixeira, vão revelar detalhes dos bastidores do filme A vida invisível, vencedor da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes de 2019.

Para encerrar a programação, a partir das 16h30, acontece um pitching no qual editoras de livros apresentam a produtores obras com potencial para virar filme ou série. O encontro será conduzido por Denise Gomes, da Bossa Nova Filmes, e Giuliano Cedroni, roteirista da série Coisa mais linda.

Para mais informações, clique aqui.

Tags: Cinema
[17/10/2019 02:45:00]